00- Revisão Geral

Description

Exame da OAB Economia e Finanças Públicas Flashcards on 00- Revisão Geral, created by Silvio R. Urbano da Silva on 26/08/2015.
Silvio R. Urbano da Silva
Flashcards by Silvio R. Urbano da Silva, updated more than 1 year ago
Silvio R. Urbano da Silva
Created by Silvio R. Urbano da Silva over 8 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
VERDADEIRO/FALSO As formas de regulação incentivada incluem aquelas que se baseiam no controle das tarifas - esquemas regulatórios do tipo sliding scale, price cap e regulação pela taxa de retorno - excluindo, pois, as que utilizam regras de controle de qualidade, bem como a regulação por padrão de comparação. Nessa frase houve a troca da palavra incluindo pela excluindo. Tornando a questão errada.
Como podem ser classificadas as políticas industriais? A política industriai pode ser classificada em vertical ou horizontal. As políticas industriais horizontais buscam melhorar o desempenho da economia em sua totalidade, sem privilegiar indústrias ou segmentos específicos. Já as políticas industriais verticais privilegiam deliberadamente uma indústria específica, um conjunto de empresas ou uma cadeia produtiva, visando modificar as regras de alocação entre setores. Assim, uma política industrial será vertical se procurar remover gargalos à produção do setor siderúrgico.
Se tivermos uma curva de demanda parecida com Qd = 14 - 2P, isso é uma indicação clara de que? De que se trata de uma curva de demanda linear e que, portanto, possui elasticidade-preço da demanda variável ao longo de toda a reta, como demonstrado no gráfico.
Qual é o conceito de utilidade? Utilidade é uma tentativa de medida da satisfação, percebida pelos consumidores, com relação a um determinado produto.
Qual é o conceito de utilidade marginal? Utilidade marginal é o acréscimo de utilidade em virtude do acréscimo de uma unidade de consumo de um bem qualquer. De forma matemática: Umg = ∆U/∆q
A utilidade total aumenta ou diminui com o aumento de consumo do bem? E sobre a utilidade marginal? Enquanto que para a utilidade total cada acréscimo no consumo significa um aumento de utilidade, pois a utilidade total é sempre crescente, para a utilidade marginal, a medida que o consumo aumenta ela diminui. Daí, se conclui que a utilidade marginal é sempre decrescente.
Explique duas conclusões importantes sobre a utilidade marginal. 1. Quanto maior é o consumo de um bem, maior será a utilidade (total); 2. Quanto maior o consumo de um bem, menor a utilidade marginal. 3. A utilidade máxima será atingida quando a utilidade marginal de determinado bem for igual a ZERO.
VERDADEIRO/FALSO No curto prazo, a curva de custo marginal intercepta as curvas de custo médio e custo variável médio no ponto de mínimo destas.
Show full summary Hide full summary

Similar

3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
anapaulasantos05
Microeconomia - introdução
Luísa GT
Questões para prova de Microeconomia 5
Patrik Brill
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Microeconomia - Demanda, Oferta e Equilíbrio
Débora Bastos
Economia e Mercado
Matheus Miranda
Economia da China
Vitor Gomes
10 princípios de Economia
Duitser2503
Panorama econômico da América Latina
Carolina Foganholo
China- aspectos gerais
Carolina Foganholo
Sistemas econômicos: capitalismo e socialismo - 8o ano
MAGNUN VOGES