PATOLOGIA

Description

Flashcards on PATOLOGIA , created by Ana Clara Veludo on 16/09/2021.
Ana Clara  Veludo
Flashcards by Ana Clara Veludo, updated more than 1 year ago
Ana Clara  Veludo
Created by Ana Clara Veludo over 2 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Qual a etiologia do Arginismo Pigmento de cor azul nas mucosas e pele. Ocorre devido acúmulo de sais de prata no organismo
Quais os fatores de risco e a patologia do Argirismo? Os sais de prata podem ser inalados, ingeridos ou absorvidos. Atingem a circulação sistêmica e vai pros tecidos, atingindo a membrana basal
Quais os sinais do Argirismo Pele e mucosa azul.
Qual a etiologia do Plumbismo? O chumbo pode ser ingerido através de rochas e solo
Qual a patogenia do Plumbismo? O chumbo entra no organismo atravez do TGI, Absorção ou Trespiraório. Parte do ferro cai na circulação e compete com o O2 o grupamento Heme da Hb e a outra parte atinge os tecidos moles (SN) e duros (ossos).
Como o chumbo afeta as células no Plumbismo? O chumbo inibe as Glutationas (neutralizam os radicais livres). Os radicais livres modificam o DNA, a membrana = estresse oxidativo. Inibe a síntese do grupo Heme. Inibe as proteinas de reparção do DNA. Interfere na despolarização da membrana (impulsos nervosos e musculares)
Quais os sinais e sintomas do Plumbismo? Dor abdominal, anemia, anorexia, convulsões, retardo mental, mialgia, retardos motores. Linha de chumbo na gengiva.
Qual a etiologia da intoxicação por Bismuto? O subcilicitato de Bismuto usado pra dispepsia e úlceras pépticas.
Qual a patogenia da intoxicação por Bismuto? O subcilicitato de Bismuto usado pra dispepsia e úlceras pépticas reage com o Ácido sulfídrico das bactérias anaeróbias da boca e gera bismuto sulfídrico que se apresenta como um sal solúvel e negro que se deposita na cavidade oral
Quais os sinais e sintomas da intoxicação por Bismuto? Melanose na vagina, dentes escurecidos, eritema, lesões orais, encefalopatias, nefrotoxidade, hepatotoxidade.
Explique a Carotenose. É marcada pela alta ingestão de alimentos de com amarelo-alaranjado. Pigmentos lipossolúveis. Não possui efeitos deletérios
Qual a etiologia da Pneumoconiose? É uma doença causada pelo acúmulo de poeira nos pulmões e a reação tissular à sua presença
Qual a patogenia da Pneumoconiose? Entrada de partículas estranhas por inalação de poeira. Esse mineral pode ser: A: endocitados ou migrarem para corrente sanguínea ou pleura (mesotelioma-fibrose-câncer) B: fagocitados por macrófagos, que aumentam a reação inflamatória e morrem liberando esse cristal = doença crônica
Quais os tipos de pneumoconiose? Carvão = antracose, sílico =silicose, Berílio=berilicose. etc
O que ocorre na silicose pulmonar? Hiperemia: vasos cheios de sangue Estruturas arredondadas que formam nódulos com resposta inflamatória a corpos estranhos. No pulmão
Quais os pigmentos melânicos? Melanina e lipofuscina
Quais os pigmentos hemoglobínicos? Hemossiderina Bilirrubina Hematina Hematoidina
Como a melanina aparece no corpo? Formando máculas, pápulas ou nódulos vermelho-marrom ou melanócitos. Tem os nevos típicos e nevos atípicos (melanomas)
Quais os dois distúrbios relacionados ao pigmento melanina? Acantose Nigricans, Melanose e melasma
Discorra sobre a melanose. A melanose é uma mancha senil que apparecem em razão da exposição inadequada do sol. Não se relaciona com a idade mas aparece em pessoas mais velhas. São manchas escuras na mão, ombro, colo e rosto
Discorra sobre o melasma. É um disturbio causado na pele por alterações hormonais, pré-disposição genética ou contato com substãncias de risco. São manchas castanhas no rosto, braço ou costas.
Discorra sobre Acantose Nigricans Doença de pele com manchas escuras resultantes de hiperceratose (aumento da camada mais superficial da pele) hiperpigmentação (lesões cinza engrossadas) que afeta tanto pessoas sudáveis como quem tem diabetes, obesidade, doenças ovarianas e tireoidianas, câncer de aparelho digestivo e aparelhos metabólicos
Quais são as melanoderminas secundárias? Gestação (melanodermia gestacional) Distúrbios endócrinos (disendócrinas) Radiações
Quais são as doenças relacionadas a diminuição localizada de melanina.? Vitiligo: adquirida e idiopática. Por perda da atividade enzimática local dos melanócitos. Acromia cicatricial: decorre da exaustão dos melanócitos ou sua destruição. Acromotriquias: senilidade (comum em homens e deficiências nutricionais) exposição a radiação após hiperpigmentação pode sobrecarregar os melanócitos.
Qual a doença relacionada à diminuição generalizada de melanina? Albinismo: despigmentação congênita, incapacidade dos melacitos sintetizarem tirosinase.
Discorra profundamente sobre o vitiligo. Sinais clínicos: manchas hipocrômicas nas áreas fotoexpostas como face, mãos e dorso. Pelos podem ser acometidos, sem prurido. Etiopatogenia: teorias de auto-anticorpos, celulas T citotóxicas, autodestruição de melanócitos e alterações nervosas.
Discorra sobre a Lipofuscina. É um pigmento melânico que deriva da oxidação de lipideos e radicais livres com a idade ou atrofia. É chamado de pigmento do desgaste e ocorre em condições de senilidade ou caquexia. Vários tecidos são acometidos (coração, músculos esqueléticos, fígado, adrenais)
O que a caquexia configura? Com a perda de proteínas, e miofibrilas e caridomiócitos há a atrofia parda. Se as células perdidas tiverem lipofuscina que se acumula no citoplasma das células ao longo da vida, a cor do pigmento se torna visível no miocárdio.
Quais os pigmentos relacionados a quebra de hemoglobina? E quais são ferraginosos? Hematina e hemossiderina (ferruginosos) Porfiria, Hematoidina e Bilirrubina (não ferraginosos)
Discorra sobre a hemossiderose: Resulta de hemorragias havendo depósito de hemossiderina. LOCAL: onde ocorre extravasamento de sangue como hematoma. Hemácias fagocitadas liberam ferro que se acumula como hemossiderina = cor amarelada nos teecidos DIFUSA: deposição excessiva de hemossiderina em macrófagos do SRE, Fígado e pâncreas. Patogenia: destruição excessiva de hemácias (anemia hemolítica) e ingesta alta de ferro.
Discorra sobre a Hemocromatose. É a sobrecarga de ferro nos sistemas que resulta em lesões teciduais. (fígado, pâncreas, coração e pele). Pode causar cirrose e cãncer, diabetes tipo 1 por mal absorção da porção exócrina, pigmentação da pele, cardiopatias, atrofia testicular e doenças articulares. Sinais e sintomas: fadiga, dor abdominal, impotência, diminuição da libido.
Discorra sobre a hemocromatose primária. É uma doença autossômica onde tem mutação do gene que regula a absorção de ferro. Assim, não consegue regular os níveis de ferro no sangue
Discorra sobre aHemocromatose secundária. Forma adquirida da doença que ocorre por ingestão oral ou alta absorção de ferro, ou hemotransfusões repetidas.
O que é Hematinose? Pigmentação resultante da catabolização anormal de Hb, sob ação dos ácidos ou enzimas digestivas de parasitos hematófagos ou tecidos com ph mt baixo
Quais os tipos de hematina? A hematina ácida formolínica: comum em tecidos hemorrágicos quando fixados em formol ácido (forma grânulos esverdeados). Hematina ácida hidroclorídrica: formada pela ação do ácido clorídrico sobre a Hb (úlceras gástricas) Hematina esquistossomótica: digestão enzimática da Hb no tubo digestivo do Schiistossoma mansoni (digestão e regurgitamento)que leva à formação de grânulos castanho escuros.
Discorra sobre Hematina malárica. Resultaa da digestão de Hb pelo plasmodium com rupturas de hemácias. Libera grãnulos castanho escuros no intersticio para os macrófagos do baço e fígado.
Discorra sobre as Porfirias. As porfirias constituem um grupo de patologias resultantes de alterações enzimáticas que participam da síntese do grupo heme que compoe a Hb. É hereditária, autossômica dominante. É adquirida por intoxicação com Hexaclorobenzeno (fungicida de trigo)
Quais as características clínias das porfirias Urina vermelha escura quando exposta à luz solar, dermatite fotodinâmica, rim de cor escura, dente cor de rosa.
O que é Hematoidina? É um pigmento derivado da metabolização do grupo corado (protoporfirina 3) azul de prússia negativo (isento de ferro), de estrutura química semelhante á bilirrubina.
Como ocorre as desordens ligadas à hematoidina? Elas ocorrem nas proximidades hemorrágicas antigas na forma de grânulos amorfo amarelados. Resulta da ação hemocatarética de macrófagos locais sobre as hemácias extravasadas, traduzindo um processo localizado (diferente da icterícia)
O que são os pigmentos biliares? São oriundos da metabolização do grupo corado, azul de Prússia negativos ocorrendo normalmente nas células do sistema monocítico fagocitário em decorrência da hemocatarese (eliminação de hemácias velhas)
Qual o conceito de icterícia? É uma desordem importante caracterizada por uma coloração amarelo-esverdeada nos tecidos, causada por elevação dos níveis séricos de pigmentos biliares.
Qual a fisiopatologia das icterícias? Produção excessiva de Bb Captação hepática reduzida Conjugação hepática comprometida EXcreção hepatocelular reduzida Fluxo biliar comprometido
Discorra sobre os tipos Macro e Micro de icterícia. Macro: coloração amarela em tecidos pálidos como esclerótica ocular, omento, mesentério, gordura pericárdica. Micro: A Bb impregnada nos tecidos nem sempre atinge concentrações suficientes pra permitir a precipitação e assim ser visível na microscopia óptica.
Show full summary Hide full summary

Similar

INFLAMAÇÃO
Ketlyn Caroline
Patologia Geral - Hipertensão Arterial (Geral)
BrienneC
QUIZ INTRODUÇÃO A PATOLOGIA GERAL (MONITOR SEVERINO FILHO - FONOAUDIOLOGIA 2016.1)
Severino Filho
Patologias dos rins
Celi cs
PATOLOGIAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Jéssica Severo Dametto
IRC- Insuficiencia Renal Cronica
Gilvana Ferreira
Patologia 7EM1 XIX
Melissa Soares Moraes
Inflamação
Maria K Luzzi
Patologia Geral
Chalana Oliveira