Iniciação a Redes de Computadores

Description

Flashcards on Iniciação a Redes de Computadores, created by lucascouto on 01/09/2015.
lucascouto
Flashcards by lucascouto, updated more than 1 year ago
lucascouto
Created by lucascouto over 8 years ago
58
1

Resource summary

Question Answer
A Internet é uma rede de computadores que interconecta dispositivos computacionais ao redor do mundo. Cada vez mais, sistemas finais (end systems ou hosts) modernos se conectam a rede, tornando o termo "rede de computadores" obsoleto.
Sistemas Finais são conectados entre si por enlaces de comunicação (links) e comutadores de pacotes. Há diferentes tipos de enlaces de comunicação, constituídos por diferentes tipos de meios físicos. Cada tipo de enlace possui uma taxa de transmissão (bits/segundo).
Quando um sistema final possui dados para enviar para outro sistema final, ele segmenta esses dados em pacotes e adiciona bytes de cabeçalho a cada um desses pacotes. Os pacotes de informação viajam através da rede. Chegando no destino, eles são reagregados.
Comutadores de Pacotes: encaminham pacotes que estejam chegando em um de seus enlaces de entrada para um de seus enlaces de saída. Os comutadores de pacote mais conhecido atualmente são os roteadores (núcleo da rede) e os comutadores de camada de enlace (redes de acesso).
A sequência de enlaces de comunicação e comutadores de pacotes que um pacote percorre é chamado de rota ou caminho através da rede. Sistemas Finais acessam a Internet por meio de Provedores de Acesso à Internet (ISP's - Internet Service Providers)
Sistemas Finais acessam a Internet por meio de Provedores de Acesso à Internet (ISP's - Internet Service Providers). Cada ISP é uma rede de comutadores e enlaces. Eles fornecem aos Sistemas Finais vários tipos de acesso à rede
ISP's de nível mais baixo se interconectam por meio de ISP's de nível mais alto a
Os sistemas finais, comutadores de pacotes e outras peças executam protocolos que controlam o envio e o recebimento de informações. Protocolos de grande importância: TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo da Internet)
A internet pode ser vista como uma infraestrutura que provê serviços a aplicações. Exemplos de aplicações distribuídas: correios eletrônicos, navegação na Web, mensagem instantânea, voz sobre IP (VoIP), internet via rádio, vídeo em tempo real (streaming), jogos distribuídos, compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P), televisão pela internet, login remoto, etc.
Aplicações distribuídas: envolvem diversos sistemas finais que trocam informações mutuamente. As aplicações distribuídas sempre são executadas nos sistemas finais. Sistemas Finais são fonte ou destino dos dados.
Cada Sistema Final ligado à internet possui uma API. A API da internet é um conjunto de regras que o software emissor deve cumprir para que a internet seja capaz de enviar os dados para o componente de destino. A internet provê diversos serviços a suas aplicações. Sistemas Finais se encontram na periferia da rede. São chamados de hospedeiros (hosts) porque hospedam (executam) programas de aplicação.
Sistemas Finais podem ser subdividido em 2 categorias: servidor e cliente. Um programa cliente é um programa que executa em um sistema final, que SOLICITA e RECEBE um serviço de um programa servidor.
O programa cliente roda em um computador e o programa servidor roda em outro computador. Assim, por definição, aplicações cliente-servidor, são aplicações distribuídas. Aplicações peer-to-peer (P2P): a aplicação apresenta funções de servidor e cliente. Ex.: compartilhamento de arquivos (torrent). - não há a necessidade de um servidor central.
Redes de Acesso: os enlaces físicos que conectam um sistema final ao primeiro roteador (roteador de borda).
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas Distribuídos
João Paulo Silva Araújo
Comunicação de Dados e Redes
cesarfabr
Comunicação e Colaboração
sresende
REFLEXO DO USO DA INTERNET E MÍDIAS SOCIAIS NO AMBIENTE EMPRESARIAL
Aline Elis
Internet e suas Redes Sociais
Dany Lima
Redes de Computadores
Wesley Fiorese
Camadas de Rede - Modelo OSI
odin santos
Assuntos de Informática
Nubia soraia
Saúde Digital
Fernando Toledo
Módulo 4 - Proteger o Acesso ao Dispositivo
Matheus Rafael