Gatilhos Mentais

Description

Flashcards on Gatilhos Mentais, created by Erick Bruno on 10/09/2015.
Erick Bruno
Flashcards by Erick Bruno, updated more than 1 year ago
Erick Bruno
Created by Erick Bruno over 8 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
ESCASSEZ Força o cliente a tomar a decisão através do medo ( EX: ULTIMA UNIDADE EM ESTOQUE )
URGÊNCIA: AGORA OU NUNCA Parecido com escassez, porém ligado ao tempo. (Ex: AS VAGAS SERÃO ENCERRADAS DAQUI X DIAS ). O consumidor entra em um estado de "desespero" e imagina que se caso não adiquira aquele produto/serviço, possa ser uma tremenda oportunidade jogada fora
AUTORIDADE: MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUIZO Você deve mostrar que realmente entede do assunto que é o seu negócio (Ex: Você conversar com um médico que utiliza jaléco é diferente de conversar com alguém de calça jeans e camisa). Ser autoridade naquilo em faz é primordial e você deve mostrar isso publicando materiais gratuítos, por exemplo.
RECIPROCIDADE: GENTILEZA GERA GENTILEZA O Objetivo deve ser: Tentar tornar a vida das pessoas mais simples com seu conteúdo e, após isso, tentar gerar um lucro com isso. Nunca tente o contrário, as pessoas vão perceber ( Ex: OFEREÇA MATERIAIS GRATUÍTOS, MESMO QUE ESTEJA VENDENDO ALGO ). Tenha em mente que ser útil para alguém é algo inpagável.
PROVA SOCIAL: DIGA-ME COM QUEM ANDA... Influênciar ligeiramente os consumidores. Você pode utilizar depoimentos de seus clientes falando sobre seu produto, isso vai fazer com que outros que não conhecem seu trabalho fique estigado para conhecer (Ainda mais se você conseguir depoimento de pessoas reconhecidas no mercado). Também está ligeiramente ligado à autoridade.
PORQUE: “NÃO SÃO AS RESPOSTAS QUE MOVEM O MUNDO, SÃO AS PERGUNTAS” Sempre justifique o que você está fazendo. Quando pedimos um favor explicando o motivo, torna-se muito mais simples conseguir esse favor. Quanto mais verdadeiro e genuíno for seu argumento, maiores serão as chances de seu público confiar em você. (EX: Ao usar o gatilho de urgência e escassez, explique porque seu curso oferece vagas limitadas ou porque seu produto será vendido somente até o dia seguinte)
ANTECIPAÇÃO: “A MELHOR FORMA DE PREVER O FUTURO É CRIÁ-LO” (ALAN KAY) Planeje o lançamento de seu produto/serviço e faça a publicidade, soltando infos ou dicas sobre ele, semanas ou mêses antes do lançamento. Existem diversas maneiras de você publicitar isso, sendo postando um artigo informativo, criando um trailer, pedindo para algum renome no mercado falar sobre. Lembre-se: Vale tudo para deixar o consumidor ansioso para o lançamento de seu produto.
NOVIDADE: O homem é um animal que adora tanto as novidades que se o rádio fosse inventado depois da televisão, haveria uma correria a esse maravilhoso aparelho completamente sem imagem – Millôr Fernandes Em seu negócio, você pode usar este gatilho incluindo, de tempos em tempos, uma atualização em seu produto ou serviço. Mas sempre atualizações significativas, que façam ter sentido adquirir a nova versão. Além de estar usando um atalho mental poderoso, você não corre o risco de se tornar obsoleto em relação ao mercado em que atua.
RELAÇÃO DOR X PRAZER: O prazer nos visita algumas vezes, mas a dor agarra-se cruelmente a nós – John Keats Para ativar este gatilho em suas vendas, você deve levar em consideração o fato de as pessoas se preocuparem mais em afastar o sofrimento do que obter satisfação. Sendo assim, em primeiro lugar, apresente as soluções que seu produto ou serviço oferecem para os problemas dos clientes. Foque na dor das pessoas, fale sobre cada aspecto negativo daquele incômodo e como aquilo tem atrapalhado a vida do seu público-alvo. Apresente seu produto como a resolução definitiva e só depois disso, mostre como as pessoas desfrutarão do que você tem a oferecer. Isto é, apenas depois de mostrar os problemas e as soluções é que você deve relacionar seu produto a algo prazeroso.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quem sou eu?
Débora Moreira
Empreendedorismo: Introducao
Diego Melo
Empreenderimo: Conceitos Iniciais
Diego Melo
Business Model Canvas
Marcio Lopes
Como Criar estados e comportamentos
rebeka viana
English Literary Devices
miss.bakare
Weimar Germany 1919: The Spartacists and the constitution
Chris Clayton
IB Economics SL: Microeconomics
Han Zhang
Conceptos Generales De Robótica
fede ramos
Research Methods
Joanna Griffith
Disney's 12 Principles of Animation
Emiloly Bringabrolly