Aula 00 - Rede de computadores

Description

Ponto de parada pg 24 - Aula 00
Sarah Matias
Flashcards by Sarah Matias, updated more than 1 year ago
Sarah Matias
Created by Sarah Matias over 2 years ago
36
0

Resource summary

Question Answer
(1) O que é uma rede? É um conjunto de dispositivos (normalmente conhecidos como nós) conectados por links de comunicação.
(1) Qual o objetivo de uma rede de computadores? Tem como objetivo o compartilhamento de recursos, deixando equipamentos, programas e principalmente dados ao alcance de múltiplos usuários.
(1) O que é um link? É também chamado de enlace, trata-se de um caminho de comunicação que transfere dados de um dispositivo para outro.
(1) Quais são os dois tipos de conexão? Ponto a Ponto e Ponto-Multiponto
(1) Como se dá a conexão ponto a ponto? Quando se tem um link dedicado apenas à comunicação entre dois - e apenas dois - dispositivos. A maioria dessas conexões ponto a ponto utiliza um cabo para conectar dois dispositivos. No entanto, é possível haver links via satélite ou micro-ondas também de forma dedicada.
(1) Como se dá uma conexão ponto-multiponto? Ocorre quando mais de dois dispositivos compartilham um único link.
(1) Julgue a sentença: "Em rede multiponto, há diversos computadores interligados em um mesmo circuito, no entanto o circuito só pode ser utilizado por um computador de cada vez" Correto!
(1) Quanto às direções de transmissão de dados elas podem ser de quais tipos? Simplex, Half-duplex e Full-duplex
(1) Quanto à direção de transmissão de dados Simplex, quando ela é definida dessa forma? Quando há um transmissor de mensagem, um receptor de mensagem e esses papéis nunca se invertem no período de transmissão. Ex: TV, Rádio, Teclado, etc.
(1) Quanto à direção de transmissão de dados Half-Duplex, quando ela é definida dessa forma? Quando temos um transmissor e um receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém nunca simultaneamente. Ex: Walk&Talk
(1) Quanto à direção de transmissão de dados Full-Duplex, quando ela é definida dessa forma? Quando temos um transmissor e um receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados simultaneamente. Ex: Ligação no smartphone
(1) Quais são os modos de transmissão em uma rede de computadores? Elas podem ser realizadas em 03 sentidos diferentes: Unicast, Multicast, Broadcast
(1) Quais são as características da comunicação Unicast? Uma mensagem só pode ser enviada para um destino. Ex: Quando uma mensagem é enviada para uma pessoa específica por meio do Whatsapp
(1) Quais são as características da comunicação Multicast? Uma mensagem é enviada para um grupo de destino. Ex. Quando você cria uma lista de transmissão no Whatsapp com um grupo de pessoas e envia uma mensagem.
(1) Quais são as características da comunicação Broadcast? Uma mensagem é enviada para todos os destinos. Ex: Quando você cria uma lista de transmissão no Whatsapp com todos os seus contatos e os envia uma mensagem.
(1) Uma rede pode ser classificada de que forma? Quanto à sua dimensão, tamanho ou abrangência de área geográfica.
(1) A rede PAN (Personal Area Network) é definida de que forma? É uma rede de computadores utilizada para transmitir dados entre dispositivos localizados em uma área pessoal. Abrange um espaço pequeno (alguns cm a poucos metros). Ex: Bluetooth
(1) A rede LAN (Local Area Network) é definida de que forma? É uma rede de computadores utilizada para conectar e transmitir dados entre dispositivos localizados em uma área de abrangência local (de algumas centenas de metros a alguns km). Ex: Rede residencial, andar de um prédio, etc.
(1) A Rede MAN (Metropolitan Area Network) pode ser definida de que forma? É uma rede de computadores utilizada para conectar e transmitir dados entre dispositivos localizados em locais distintos (algumas dezenas de km). Ex: Filiais de empresas dentro de uma mesma cidade.
(1) A Rede WAN (Wide Area Network) pode ser definida de que forma? É uma rede de computadores utilizada para conectar e transmitir dados entre dispositivos localizados em uma grande área geográfica (centenas a milhares de km). Ex: Internet, filiais de empresas situadas em estados diferentes.
(1) Uma rede é formada por quais tipos de dispositivos? É formada por dispositivos finais e intermediários. Os dispositivos intermediários são aqueles que fornecem conectividade e direcionam o fluxo de dados de uma rede (roteadores, switches,etc). Já os dispositivos finais são aqueles que fazem interface entre o usuário e a rede de computadores (computadores, notebooks, smartphones)
(1) Quanto as arquiteturas das redes, como elas são classificadas? A arquitetura trata de que? Rede ponto a ponto (Peer to peer - P2P) e rede cliente/servidor. A arquitetura trata dos papeis que um dispositivo final pode exercer e, não, da conexão entre os dispositivos.
(1) Do que se trata a rede ponto a ponto? Trata-se do modelo não hierárquico da rede mais simples em que máquinas se comunicam diretamente, sem passar por nenhum servidor dedicado, podendo compartilhar dados e recursos uma com as outras. São comuns em residências e filiais de empresas. Nessa arquitetura todas as máquinas são servidores e clientes.
(1) Do que se trata a rede Cliente/Servidor? Trata-se de um modelo de redes mais complexo, porém potencialmente mais robusto e confiável. Nesse modelo, existe uma máquina especializada, dedicada e geralmente remota, respondendo rapidamente aos pedidos vindos dos demais computadores da rede.
(1) Quando falamos de topologia das redes, estamos falando a respeito de: Estamos falando da forma como os dispositivos estão organizados. Dois ou mais dispositivos se conectam a um link. Dois ou mais links formam uma topologia.
(1) Quais são os dois tipos de topologias? Física e Lógica
(1) Explique a topologia lógica e a topologia física. A topologia lógica trata do percurso dos dados e a topologia física trata do percurso dos cabos.
(1) Quais são os tipos de topologia? Barramento, anel, estrela e malha
(1) Explique a topologia Barramento Nessa topologia, todas as estações ficam conectadas ao mesmo meio de transmissão em uma conexão ponto-multiponto. A conexão se dá por meio do cabo Coaxial. Todas as estações podem enviar dados em qualquer direção, mas jamais simultaneamente. Uma falha ou ruptura no backbone implica a interrupção da transmissão, até mesmo entre os dispositivos que se encontram do mesmo lado em que ocorreu o problema.
(1) Quais são as vantagens e desvantagens da topologia barramento? Vantagens: facilidade de instalação e economia de cabeamento. Desvantagens: aumento do atraso e dificuldade de isolar falhas.
(1) Explique a topologia Anel Cada dispositivo tem uma conexão ponto a ponto com outros dois dispositivos conectados lado a lado. A mensagem circula o anel, sendo regenerada e retransmitida a cada nó, passando pelo dispositivo de destino que copia a informação enviada, até retornar o emissor original. Uma estação de trabalho somente pode enviar dados quando estiver na posse do token. Nessa topologia um anel é relativamente fácil de ser instalado e reconfigurado, com isolamento de falhas simplificado.
(1) Quais são as vantagens e desvantagens da topologia Anel? Vantagens: Isolamento de falhas simplificado Desvantagens: Se algum enlace for rompido, a rede inteira para de funcionar. Se alguma estação se tornar inoperante, a rede também para de funcionar. Existe uma limitação quanto ao comprimento máximo do anel e o número máximo de dispositivos.
(1) Explique a topologia Estrela As estações são ligadas através de uma conexão ponto a ponto dedicada a um nó central controlador pelo qual passam todas as mensagens, não admitindo tráfego direto entre dispositivos. Trata-se da topologia mais utilizada atualmente por facilitar a adição de novas estações e pela fácil identificação ou isolamento de falhas. Para que uma estação de trabalho envie uma informação para outra, haverá sempre uma passagem pelo nó central.
(1) Explique a topologia Malha Cada estação de trabalho possui uma conexão ponto a ponto direta e dedicada entre as demais estações da rede, de modo que não exista uma hierarquia entre elas.
(1) Quais são as vantagens e desvantagens da topologia Malha? O uso de links dedicados garante que cada conexão seja capaz de transportar seu próprio volume de dados, eliminando, portanto, os problemas de tráfego que possam ocorrer quando os links tiverem de ser compartilhados por vários dispositivos. A topologia malha é robusta. Os links ponto a ponto facilitam a identificação de falhas. Há uma vantagem de privacidade e segurança. Desvantagens: Escalabilidade e custo (crescimento da quantidade de cabos e número de portas necessárias para sua implementação.
(2) O que são Meios de Transmissão? Pode ser definido como qualquer coisa capaz de transportar informações de uma origem a um destino. Em telecomunicações, meios de transmissão são divididos em duas categorias: meios guiados e não guiados.
(2) Defina o meio de transmissão guiado Trata-se da transmissão por cabos ou fios de cobre, onde os dados transmitidos são convertidos em sinais elétricos que propagam pelo material condutor. Ex: Cabo coaxial, cabos de par trançado, fibra óptica, etc.
(2) Defina o meio de transmissão não guiado Trata-se da transmissão por irradiação eletromagnética, onde os dados transmitidos são irradiados através de antenas para o ambiente. Ex: Ondas de rádio, infravermelho, microondas, blutooth, wireless, etc.
(3) Defina cabo coaxial Consiste em um fio central de cobre, envolvido por uma blindagem metálica. Esse meio de transmissão é mais barato, relativamente flexível e muito mais resistente à interferência eletromagnéticas graças a sua malha de proteção. Utiliza um conector chamado BNC.
(3) Defina cabo de par trançado Consiste de quatro pares de fios trançados blindados ou não, envoltos de um revestimento externo flexível. Esse cabo cobre distâncias menores que o cabo coaxial e utiliza conector chamado RJ - 45. Quando ele é blindado é chamado de STP e quando não é blindado é chamado de UTP.
(3) Defina cabo de Fibra Óptica Consiste em uma casca e um núcleo (em geral de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens ele é incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado.
(4) Como os equipamentos ou dispositivos de uma rede podem ser classificados? Podem ser classificados como finais ou intermediários.
(4) Como são definidos os dispositivos de rede finais? São aqueles dispositivos que permitem a entrada e/ou saída de dados (Computador, impressora, Câmeras, sensores)
(4) Como são definidos os dispositivos de rede intermediários? São aqueles que compõem a infraestrutura de uma rede (Hub, Bridge, Switch, Router, etc)
(4) O que são os Hubs ativos e passivos? Um hub passivo é simplesmente um conector que concentra e conecta os cabos provenientes de diferentes ramificações. Esse dispositivo sequer é conectado na rede elétrica, portanto não é capaz de regenerar sinais. Já o hub ativo é um dispositivo de interligação de computadores que tem o objetivo de concentrar os enlaces e aumentar o alcance de uma rede local por meio da regeneração de sinais. Atualmente, esse equipamento está obsoleto.
(4) Qual a topologia física e lógica de um hub ativo? Sua topologia física é "estrela", pois ele concentra todos os cabos. Sua topologia lógica é o "barramento, pois ele trabalha somente em broadcast, isto é, os dados são transmitidos para todos os dispositivos.
(4) O que é um Switch? Também conhecido como comutador, o switch é uma evolução dos Hubs. Eles permitem fechar canais exclusivos de comunicação entre a máquina que está enviando e a que está recebendo. Os switches são equipamentos que não precisam ser configurados manualmente. A transmissão para canais específicos faz com que uma rede com switch possua topologia física e lógica em "estrela". O switch funciona em full-duplex. Switch é um equipamento de rede semelhante a uma ponte com múltiplas portas, capaz de analisar dados que chegam em suas portas de entrada e filtrá-los para repassar apenas às portas específicas de destino.
(4) O que são os roteadores? São equipamentos que permitem interligar redes diferentes e escolher a melhor rota para que uma informação chegue ao destino.
(4) Um roteador wireless possui quais características? Ele é um dispositivo mais flexível, podendo trabalhar em outros três modos diferentes: Hotspot, Access Point ou Repetidor de Sinal.
(4) Qual é o objetivo do roteador no modo hotspot? Oferecer acesso à internet. O hotspot é, apenas e tão somente, um local onde uma rede sem fio está disponível para ser utilizada. A ideia do hotspot é oferecer acesso à internet e, não, aos outros recursos de rede compartilhados, como por exemplo, acesso à rede de impressoras, etc.
(4) Qual é o objetivo do roteador no modo Access Point? Estender os recursos da rede local para a rede sem fio. Quando o roteador está configurado como Access Point, ele oferece acesso a todos os recursos da rede.
(4) Qual é o objetivo do modem? Converter os dígitos binários do computador em sinais analógicos que podem ser transmitidos em linhas telefônicas, e também converterá os sinais analógicos das linhas telefônicas em dígitos binários. O modem é um dispositivo de entrada e saída de dados que modula um sinal digital em um sinal analógico a ser transmitida por meio de uma linha telefônica e que modula o sinal analógico e converte o sinal digital original.
(5) O que são padrões de Rede? Trata-se de uma regulamentação formal que deve ser seguida. O padrão IEEE 802 é um grupo de normas que visa padronizar redes locais e metropolitanas nas camadas física e de enlace do modelo OSI. - Padrão IEEE 802.11 - Wi-Fi (WLAN) - Padrão IEEE 802.3 - Ethernet (LAN) - Padrão IEEE 802.15 - Bluetooth
(5) Qual a definição de Ethernet (IEEE 802.3) ? Ethernet é um conjunto de tecnologias e padrões que permite que dois ou mais computadores se comuniquem utilizando meios cabeados em uma Rede de Área Local (LAN). A topologia pode ser barramento ou estrela. A Ethernet requer que cada computador tenha um único endereço físico. Também chamado de endereço MAC.
(5) No que se baseia o padrão Wi-Fi? O Padrão Wi-fi se baseia em uma conexão que utiliza infravermelho ou radiodifusão e define uma série de padrões de transmissão e codificação para comunicação sem fio.
(5) Como se define o padrão Bluetooth? É utilizado em rede WPAN - eles padronizam uma rede de baixo custo, curto alcance, baixas taxas de transmissão e sem fio.
(6) O que é Internet? A internet é basicamente um vasto conjunto de redes de computadores diferentes que utilizam um padrão comum de comunicação e oferece um determinado conjunto de serviços.
(6) A internet surgiu nos tempos da Guerra Fria com o nome de: ArpaNet
(6) O que é um protocolo? É um conjunto de protocolos comuns de comunicação chamado TCP/IP.
(6) Quais são os principais serviços oferecidos pela internet? - World Wide Web (WWW) - Trata-se do serviço de visualização de páginas web organizadas em sites em que milhares de pessoas possuem acesso instantâneo a uma vasta gama de informação online em hipermídia que podem ser acessadas via navegador. - Correio Eletrônico - Trata-se do serviço de composição, envio e recebimento de mensagens eletrônicas entre as partes de uma maneira análoga ao envio de cartas. - Acesso Remoto - Trata-se do serviço que permite aos usuários facilmente se conectarem com outros computadores, mesmo que eles estejam em localidades distantes do mundo.
(6) Qual a diferença entre a Internet e Web? A internet é a plataforma que permite a execução de diversas aplicações e a web é simplesmente uma delas.
(7) Cite características da Deep Web Ela é invisível para todos aqueles que não tenham autorização para acessá-la. A Deep Web não é uma garantia inquebrável de privacidade.
(7) O que é a Dark Web? Trata-se de uma parte da Deep Web que não é indexada por mecanismos de busca e nem possuem um endereço comum, logo é basicamente invisível e praticamente impossível de ser rastreada.
(8) O que é a Iot (Internet das Coisas)? É uma tecnologia que permite que uma malha de dispositivos - tais como dispositivos móveis, sensores, aparelhos eletrônicos de consumo e domésticos, dispositivos automotivos e dispositivos ambientais - possam ser integrados para acessar aplicativos e informações ou para a interação com pessoas, redes sociais, governos e empresas.
(9) O que é Dial-up ? Trata-se de conexão discada através de um modem e uma linha de telefone fixa.
(9) O que é ADSL? Trata-se de uma conexão de banda larga oferecidas por empresas de telefonia fixa.
(9) O que é HFC? Trata-se da conexão híbrida de banda larga via cabos de concessionárias de TV a cabo.
(9) O que significa conexão via fibra óptica? Trata-se de conexão direta via fibra óptica até a residência do contratante do serviço de internet.
(9) O que significa conexão via PLC Trata-se da tecnologia que permite acesso à internet banda larga via rede elétrica.
(9) O que significa conexão via Radiodifusão? Trata-se da tecnologia que permite o acesso à internet banda larga via radiofrequência.
(9) O que significa conexão via satélite? Uma conexão via satélite é uma combinação de nós que fornecem comunicação de um ponto a outro na Terra.
(9) Defina telefonia móvel Trata-se da tecnologia projetada para estabelecer comunicação entre duas unidades móveis, denominadas Estações móveis; ou entre uma unidade móvel e outra fixa, normalmente chamada Unidade Terrestre.
Show full summary Hide full summary

Similar

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Noções de Informática
Carlos Jr Uchôa
Informática Básica
Neylor Farias Ma
Informática de A a Z
fabianomotta
Informática - questões gerais
António Mordido
Introdução ao Microsoft Word
Roberto Becker
Informatica para Concursos - Hardware básico
Rômulo Santos