Direitos Humanos - Evolução Histórica - P1

Description

Direitos Humanos - Evolução Histórica
Tiago Arcanjo Maia
Flashcards by Tiago Arcanjo Maia, updated more than 1 year ago
Tiago Arcanjo Maia
Created by Tiago Arcanjo Maia about 2 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Direitos Humanos e Evolução Histórica CONCEITO aqueles direitos dos quais o indivíduo faz jus e que são reconhecidos tanto no âmbito do país de sua origem, quanto internacionalmente. Incluem, dentre estes, o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, dentre outros. No Brasil, são denominados pela doutrina como direitos fundamentais e previstos no art. 5º, da CF.
Direitos Humanos e Evolução Histórica Com o final da II Guerra Mundial, os direitos humanos ganharam destaque e importância.  Marco histórico: A proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU em 1948.
Em âmbito internacional: se fala em direitos humanos.
Em âmbito interno: direitos fundamentais. Na CF, art. 5º.
Vale destacar estes direitos já existiam, não foram criados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas sim, foram positivados, (escritos) ou seja foram reconhecidos.
Marcos históricos importantes que antecedem à Segunda Guerra Mundial: -Revolução Francesa (1789): seus ideais  liberdade, igualdade e fraternidade. O povo buscava o reconhecimento de seus direitos e lutava contra o regime absolutista; -Constituição de Weimar (1933): a Constituição alemã trouxe os direitos sociais (trabalho, previdência, educação, cultura).
Direitos naturais São direitos de titularidade da pessoa em razão exatamente de sua condição humana. Independem do reconhecimento em um documento formal, escrito para sua existência e respeito. Foram importantes para a definição de direitos humanos. Atribuída à filosofia de Tomás de Aquino, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.
Direitos positivos Refere àqueles direitos que foram incluídos em um documento escrito, tornando-se uma lei, após um processo legislativo e que diante desta condição, deverão ser observados e respeitado por todos. Ex: Declaração Universal dos Direitos Humanos
EM RESUMO: Direitos humanos são de titularidade de todas as pessoas, não abrangendo grupos específicos ou situações determinadas; Decorrem dos direitos naturais, muito embora atualmente tenham sido positivados (reconhecidos pelas Constituições dos países); O momento histórico de maior destaque: Segunda Guerra Mundial; No ordenamento jurídico interno, os direitos humanos são tratados como direitos fundamentais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos
sbneto
Direitos humanos em face à história da humanidade
Roberto Bublitz
Sistema Intraurbano de Monitoramento de Direitos Humanos
Bethânia Suano
Teoria Geral dos Direitos Humanos
George de Castro
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) - PROF. FÁTIMA FÉLIX
Fátima Félix
Simulado OAB - II
Marina Faria
Desigualdades Raciais como expressão da Questão Social no Ceará por Zelma Madeira
Melissa Praciano
Parlamento Jovem 2015 - Segurança Pública e Direitos Humanos
Giovana Rodrigue
A luta por Participação Política
Etori Amorim
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Alisson Gabriel Costa
DIREITOS HUMANOS = DIREITOS DO HOMEM
claudiasc87