Movimentos da Terra

Description

Geografia Flashcards on Movimentos da Terra, created by Marina Ribeiro Carreira on 11/04/2022.
Marina Ribeiro Carreira
Flashcards by Marina Ribeiro Carreira, updated more than 1 year ago
Marina Ribeiro Carreira
Created by Marina Ribeiro Carreira about 2 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
O que é o movimento de rotação? O movimento de rotação é aquele em que a Terra gira no sentido anti-horário (oeste-leste), em seu próprio eixo imaginário, com duração de 24 horas.
O movimento de rotação é responsável pelo o que? Esse movimento é responsável pela alternância entre dia e noite e pela distribuição da insolação pelo planeta.
O que é o movimento de translação? É o movimento elíptico que o planeta Terra realiza em torno do Sol, com duração aproximada de 365 dias e 6 horas.
O movimento de translação é responsável pelo o que? O movimento de translação determina os anos, e é responsável pelas 4 estações do ano, que ocorrem em razão das diferentes localizações da Terra no espaço.
O que são solstícios? Solstícios é o fenômeno que ocorre graças ao movimento de translação onde o planeta está em sua inclinação máxima e um dos hemisférios recebe maior incidência de luz solar.
Quais são os dois tipos de solstícios? Os dois tipos se solstícios são o de verão e de inverno.
Disserte sobre o solstício de verão. Nos solstícios, o hemisfério que recebe maior incidência de raios solares é o que entra no verão (solstício de verão). No dia em que acontece o solstício de verão ocorre o dia mais longo do ano.
Disserte sobre o solstício de inverno. O hemisfério que recebe menor incidência de raios solares é o que entra no inverno (solstício de inverno). No dia em que acontece o solstício de inverno ocorre a noite mais longa do ano.
O que são os equinócios? Equinócios são o fenômeno em que o Sol incide sobre a linha do equador (na linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios) de modo que nenhum dos hemisférios recebe mais ou menos Sol, como acontece nos solstícios.A palavra equinócio vem do latim e significa “noite igual ao dia”.
Quais são os dois tipos de equinócios? Os dois tipos de equinócios são: o equinócio de outono e de primavera.
Disserte sobre o equinócio de outono. O equinócio de outono marca o início da estação no mês de março no Hemisfério Sul, a noite e o dia têm a mesma duração.
Disserte sobre o equinócio de primavera. No equinócio de primavera, que ocorre no mês de setembro para o Hemisfério Sul, a noite e o dia têm a mesma duração.
Quais são as datas dos solstícios e dos equinócios? Equinócio de outono: 20 ou 21 de março Solstício de inverno: 20 ou 21 de junho Equinócio de primavera: 22 ou 23 de setembro Solstício de verão: 21 ou 22 de dezembro
Quando ocorrem as estações do ano nos hemisférios norte e sul?
Disserte sobre o movimento das mares. Os movimentos das marés são as alterações cíclicas do nível das águas do mar, as quais ocorrem devido à junção de forças tanto da atração mútua Lua-Terra (O ciclo lunar também influencia nos valores das marés) e do Sol (independendo da distância) quanto dos movimentos de rotação terrestre. O efeito das marés que se traduz no movimento de subida e descida das águas também tem influência local e não ocorre exatamente da mesma maneira em todos os lugares.
Disserte sobre os dois tipos de periodicidades de mares Existem dois tipos de periodicidades de marés mais comuns: a semidiurna, que conta com dois ciclos, duas marés altas e duas baixas no mesmo dia; e também a periodicidade diurna, em que existe apenas um ciclo de alta e de baixa. Existe também uma periodicidade pouco comum, que é de ciclos mistos, em que, por dia, ocorre um ou dois ciclos em horários e frequências desiguais.
No que os movimentos da Terra podem afetar? Na habitação, na saúde, na agricultura, na pesca e na navegação.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo