RAID

Description

Flashcards on RAID, created by fernanda_vivian on 06/10/2015.
fernanda_vivian
Flashcards by fernanda_vivian, updated more than 1 year ago
fernanda_vivian
Created by fernanda_vivian over 8 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
1. Qual o outro termo usado para RAID? R: discos independentes
2. Quais as desvantagens do RAID implementado por software? R: desempenho, recursos suportados e compatibilidade com SO
3. Qual o objetivo do uso de RAID? R: Melhorar desempenho e segurança dos HD's.
4. Quais as funções chaves do controlador de Raid? R: Gerenciamento e controle de agregações de discos, Traduções de solicitações e i/o entre discos lógicos e físicos e regeneração de dados caso haja falhas de disco.
5. Quais técnicas são usadas para definição do RAID? R: Striping, espelhamento, e paridade.
6. Qual duas desvantagens da técnica de espelhamento de discos? R: ela ano é uma copia de segurança, visto que as alterações são espelhadas caso uma informação seja alterada erroneamente ela não poderá voltar a sua forma inicial a segunda desvantagem é o custo e uso de espaço fisico.
7.O raid 0 não possui redundância, Mas em alguns casos o uso dele é interessante, como por exemplo ? R: Aplicações que exijam alta taxas de i/o e minima redundância.
8.Raid 1 é recomendado para aplicações que exijam alta disponibilidade explique o porque ? R: pois o raid 1 é implementado através de espelhamento onde temos um discos rodando em paralelo e caso 01 disco para de funcionar o segundo continua executando aplicaçoes.
9. O que é espelhamento? Espelhamento é uma técnica segundo a qual os dados são armazenados em dois HDDs diferentes, produzindo duas cópias dos dados.
10. Espelhamento melhora o desempenho da leitura?Porque? Sim, porque as solicitações de leitura podem ser atendidas por ambos os discos.
11. O que é paridade? É um método de proteção de dados fracionados contra falhas de HDD sem o custo do espelhamento.
12. Cite as vantagens e técnicas utilizadas em RAID 0+1 (striped mirror) e RAID 1+0 (stripe espelhado). É a combinação dos benefícios de desempenho de RAID 0 com os de redundância de RAID 1. Ou seja, é utilizado técnicas de distribuição e espelhamento .
13. Dê um exemplo de aplicativo que utiliza RAID 3 e justifique. RAID 3 fornece boa largura de banda para a transferência de grandes volumes de dados e é usado para aplicativos que envolvam grandes acessos sequenciais de dados, como por exemplo streaming de vídeo.
14. O que é IOPS  e a sua importância? São operações de entrada e saída por segundo, aplicada sobre dispositivos de armazenamento, como drives de discos, drives SSD e Storages. Sua importância para os projetos de TI é que ele indica quantas operações de leitura e escrita o dispositivo é capaz de realizar por segundo e essa quantidade impacta diretamente na performance.
15. O que é Hotspares. Hot spare array é um HDD reserva em um array RAID que substitui temporariamente um HDD que tenha falhado
16. Quais são as vantagens da  implementação de RAID com distribuição Melhoram o desempenho de I/O espalhando os dados por múltiplos HDDs, além dos benefícios da redundância.
17. Como escolher o melhor RAID? Depende dos requisitos de desempenho e proteção de dados dos aplicativos.
18. Quais são as duas formas de realizar a implementação RAID? Através de soluções de software e ou hardware.
19. O que é RAID? Trata-se, basicamente, de uma solução computacional que combina vários discos rígidos (HDs) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.
20. Cite vantagens de RAID 3. O RAID 3 tem a capacidade de oferecer taxas consideráveis de transferência e grande confiabilidade das informações.
Show full summary Hide full summary

Similar

REDESENHANDO O CURRÍCULO ESCOLAR
biologaguedes
Período Contábil
fernanda_flore
Tecnologia - Fernanda
Fernanda Fortes
Gestão
Lima May
REDESENHANDO O CURRÍCULO ESCOLAR
Sandra Mara
1_Maria
Nicole Felippe
Características Gerais Da Região Norte
Diohanna Souza