Sistemas de Informação Aplicados ao Turismo

Description

Matéria Teórica do 1º semestre
Cátia Vilaça
Flashcards by Cátia Vilaça, updated more than 1 year ago
Cátia Vilaça
Created by Cátia Vilaça over 8 years ago
144
4

Resource summary

Question Answer
O que são Sistemas de Informação? (SI) São "algo" que reúne, guarda, processa e faculta informação de modo a que esta seja acessível e útil. Pode envolver ou não a utilização de computadores.
O que são Tecnologias de Informação? (TI) Aplicações de computadores e equipamentos de telecomunicações para armazenar, recuperar, transmitir e manipular dados.
Sistemas de Informação VS Tecnologias de Informação Pode-se classificar as Tecnologias de Informação como sendo um "ramo" dos Sistemas de Informação. O termo “Tecnologia da Informação” serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais. O SI atua como um instrumento de mudança estratégica nas estruturas organizacionais, colocando novos desafios e exigindo a utilização de novas metodologias com a presença das TI.
Qual é o papel das TIC? As TIC são a plataforma mais eficiente quando é necessário alcançar, estimular e integrar stakeholders. São essenciais para a gestão estratégica das organizações pois permitem: Expansão para novos mercados, Potenciar o trabalho dos funcionários, Redução dos custos, Melhorar a distribuição.
Quais são as caracteristicas dos produtos/serviços de turismo) Heterógeneos: São constituidos por componentes complexos e existe uma enorme variedade. Pereciveis: Não podem ser armazenados e reutilizados mais tarde Intangiveis: Não podem ser experimentados antes da sua aquisição. Inseparaveis: A sua produção e consumo não pode ser realizada em separado. Globais: Atua à escala mundial. Movimentos de pessoas em massa. Elevado risco: Elevado risco financeiro e psicológico quando oferecido por pequenas empresas.
Quais são as áreas de aplicação de TIC em Turismo? Transportes (aviação, rent-a-car), intermediários de viagens, hotelaria/alojamento, atrações ou eventos, destinos, viajantes/turistas.
Quando e como é que a informação em turismo pode ser obtida? Antes da viagem: em panfletos, fotos, videos, etc. Durante a viagem: guias de viagem, sinais, mapas, etc. Depois da viagem: fotos, videos, blogs, criticas, etc.
Quais os tipos de informação na distribuição de viagens? Informação Analitica: tendencias, padrões e comparações. Informação Transacional: Clientes, detalhes, pagamentos, faturas e recibos. Informação Descritiva: Caracteristica dos produtos, preços, disponibilidade,... Informação dos Clientes: Preferencias, caracteristicas e opções dos clientes (através de cookies)
Qual foi o Impacto das TIC no Turismo? O turismo foi um dos primeiros setores de atividade em que as funções de negócio passaram a utilizar exclusivamente TIC. Os CRS foram das primeiras aplicações de TI em todo o mundo. Por outro lado, é dificil identificar se as TIC geram mudanças na oferta e procura (ou vice versa).
Quais são os beneficios das TIC? As organizações de turismo podem ter uma presença global e parcerias a baixo custo; Os consumidores podem criar os seus próprios pacotes turisticos; Os produtos são promovidos facilmente; As organizações conseguem prever as necessidades dos consumidores; Facilitam o marketing; Reduzem custos operacionais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas de Informação Aplicados ao Turismo
Cátia Vilaça
MAPEAMENTO TURISMO
Israel Vieira Ne
Impactos socioeconômicos no turismo
Muniz Alves
Explorando o Turismo
Adi Barbosa
Turismo na Era Vargas
Cao Sem Dono Rock
Planejamento Estratégico de um destino turistico
Talitha Souza
EMPREENDEDORISMO E HOTELARIA
Luiz Ailil
Epistemologia do Turismo
Cao Sem Dono Rock
Atendimento em Empreendimentos Turísticos
Inês Rua
Operadores Turísticos 1
jsilva.tur
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO
Daniela Braz Dos