Internet, Intranet, Extranet_noções básica

Description

Inspirado nos ensinamentos da Profa. Patricia Quintão, do Ponto dos Concursos, para o Concurso de técnico do INSS 2016
Priscila Franco Andrade
Flashcards by Priscila Franco Andrade, updated more than 1 year ago
Priscila Franco Andrade
Created by Priscila Franco Andrade over 8 years ago
173
3

Resource summary

Question Answer
ACESSO REMOTO Ingresso por meio de uma rede, aos dados de um computador fisicamente distante da máquina do usuário
BACKBONE Também conhecido como espinha dorsal da Internet. Interliga pontos distribuídos de uma rede, formando uma grande via por onde trafegam informações.
BIG DATA Grande volume de dados disponível que as empresas podem utilizar de forma analítica como ferramenta para a obtenção de importantes informações sobre seus cliente
BING Serviço on-line de buscas da Microsoft
BROWSER Navegador, programa para abrir e exibir páginas da web, como: Internet Explorer, Mozilla Firefoz, Google Chrome, etc.
CLIENTE DE E-MAIL Software destinado a gerenciar contas de correio eletrônico, possibilitando a composição, envio, recebimento, leitura e arquivamento de mensagens.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS "CLOUD COMPUTING" Permite utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da Internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores e utilizar também o poder computacional ou recursos de hardware dos servidores de rede onde estão hospedadas estas aplicações.
CONEXÃO BANDA LARGA É a conexão da Internet que permite uma maior, mais intensa e rápida transmissão de dados.
DNS _ Domain Name System "Sistema de Nomes de Domínio" Possibilita a associação de nomes amigáveis (nomes de domínio) aos endereços IPs dos computadores, permitindo localizá-los por seus nomes em vez de por seus endereços IPs.
E-BOOK Livro eletrônico. Pode ser baixados da Internet e lido em dispositivos como tablets, smartphones ou notebooks.
Endereço "IP" N° especialmente desenvolvido para acessar um computador na Internet.
FEEDS Listas de atualização de conteúdo publicadas por determinados websites que podem ser recebidas diretamente pelo usuário.
HIPERMÍDIA Páginas com interatividade, som, vídeo, imagem, e hipertexto que seriam textos com interligações (links)
HYPERTEXT Hipertexto É um texto que contém hiperlinks, apresenta vínculos (atalhos) com outros documentos.
Host É qualquer máquina ou computador conectado a uma rede. Variam de computadores pessoais a supercomputadores, dentre outros equipamentos como roteadores. Todo host na internet precisa obrigatoriamente apontar para um endereço IP
HTML Hyper Text Markup Language Linguagem de Marc ação de Hipertexto Uma das linguagens utilizadas para se criar páginas da Internet.
INTRANET "Miniatura" da Internet dentro da empresa, ou seja, rede corporativa interna, baseada nos protocolos e serviços de Internet, de acesso restrito a pessoas autorizadas
"IP" Internet Protocol Protocolo responsável pelos roteamentos de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP, desenvolvida e usada na Internet. É considerado o mais importante dos protocolos em que a Internet é baseada.
ISP_Internet Service Provider Provedor de Acesso Empresa que provê uma conexão do computador à rede da Internet.
PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO Conjunto de regras (software) que permite a troca de informação entre os nós de uma rede.
RSS Really Simple Syndication Uma das formas de receber as atualizações de conteúdo de uma página XML. Os usuários com programas agregadores recebem os feeds contendo as novidades do site.
SERVIDOR Computador que serve/fornece informações. -> Nome dador aos programas localizados nos computadores dos provedores, que fornecem informações aos programas localizados em nossos micros (clientes)
SITE Ou sítio de web Pasta (diretório) em que as páginas (documentos) são armazenadas.
URL Endereço de páginas na web, permite aos computadores encontrarem o que o usuário busca, de maneira uniforme.
WEBMAIL Serviço de gerenciamento de e-mails que utiliza um navegador web como interface, ao invés de um software cliente de e-mail.
UDP User Datagram Protocol (Protocolo de Datagrama de Usuário) Protocolo utilizado quando se necessita transportar dados rapidamente entre estações TCP/IP, mas é pouco utilizado por não ser confiável. O uso do UDP não determina o estabelecimento de uma sessão entre a origem e o destino, não garante a entrega de pacotes nem verifica se a sequência dos pacotes entregues é a correta. O contrário do TCP, controle de transmissão mais eficiente e mais utilizado.
TELNET Ferramenta (e um protocolo) para controle remoto (acesso remoto) a servidores, que se baseia no modelo cliente/servidor, pois há uma aplicação servidora (programa servidor) e há um programa cliente envolvidos no acesso.
FTP File Transfer Protocol ( Protocolo de Transferência de Arquivos) Possibilita a transferência de arquivos de um servidor da Internet para o micro do usuário e vice-versa (download/upload). Também permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeados, excluídos, movidos e copiados de/para servidores FTP. Basicamente tudo aquilo que se pode fazer no seu equipamento por meio do Windows Explorer é possível de ser feito em um servidor remoto por meio do FTP.
FIREWALL (Muro) Bloqueia conteúdo / portas e descarta pacotes baseados em uma política predefinida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mateus de Souza