Recursos minerais e combustíveis fósseis

Description

Flashcards on Recursos minerais e combustíveis fósseis, created by Sara Matsunaga on 19/02/2016.
Sara  Matsunaga
Flashcards by Sara Matsunaga, updated more than 1 year ago
Sara  Matsunaga
Created by Sara Matsunaga about 8 years ago
51
2

Resource summary

Question Answer
RECURSOS NATURAIS IN NATURA Produtos que não passaram por um processo industrial, são classificados em: minerais(sal e carvão), hídricos(peixes e água), energéticos e biológicos.
Substâncias Inorgânicas Substâncias que podem ser exploradas a nível economicamente sob forma de matéria-prima: ferro e ouro
Recursos energéticos Neste grupo estão incluídos os combustíveis fosseis: carvão mineral, petróleo
Recursos naturais renováveis Aqueles que utilizados pelo ser humano, estão novamente disponíveis em pouco tempo. Ex: peixes, frutos e sementes
Recursos naturais não renováveis Uma vez esgotados, nunca mais ficarão disponíveis. Ex: petróleo e gás natural
Processo de renovação processo
Minerais Substancias sólidas, de origem inorgânica que apresentam uma composição química definida
Propriedades dos minerais Brilho: propriedade que classifica os minerais em metálicos e não metálicos. Magnetismo: quando um mineral é atraído por um campo magnético.
Minérios Chamados assim quando os minerais são explorados a nível economicamente.
Minerais metálicos Apresentam metal em sua composição físico-química, são bons condutores de calor, sua principal característica visual é o brilho que reflete até 75% da luz. Ex: alumínio e ouro.
Minerais não metálicos São minerais desprovidos de metal. São utilizados na construção civil (areia e calcário), na cerâmica (tijolos e louças)
Produtos utilizados durante o dia a dia fabricados a partir de substâncias minerais Higiene pessoal: água e pasta de dente. Transporte: diesel, gasolina.
Jazidas Depósitos naturais de minerais, quando explorados a nível economicamente são chamados de minas.
dureza dos minerais 1. talco... 10. diamante
Problemas relacionados a extração mineral As atividades ligadas à extração mineral são responsáveis pela contaminação de rios e solos, pela poluição do ar,entre outros.
problemas nas minas de galerias apresentam risco de saúde aos trabalhadores, pois têm baixa quantidade de oxigênio, há também o risco de desabamento.
Problemas nas minas ao céu aberto Expõem a população do entorno ruídos prejudiciais a saúde auditiva e à poluição do ar.
Problemas nos garimpos o maior problema está relacionado ao mercúrio- metal liquido utilizado na separação das impurezas do ouro, sua presença no solo e nos rios contamina peixes e seres humanos.
Combustíveis fósseis: Carvão Mineral É formado a partir do soterramento de florestas e é originário das bacias sedimentares. Atualmente é a segunda fonte de energia fóssil mais importante.
Combustíveis fósseis:: Petróleo, características e clasificação Características: altamente inflamável, cor varia entre os tons castanho e preto. O petróleo é classificado como recurso natural não renovável.
Petróleo: riscos ambientais Riscos ambientais: por ser menos denso que a água representa uma ameaça ambiental em caso de vazamentos em corpos d'água pois forma uma barreira para a luz solar. Também há grande risco durante o transporte, no caso de vazamento.
Utilização do petróleo na industria O petróleo está presente na composição de vários outros produtos como combustíveis e plásticos.
produtos que substituem o petróleo No Brasil, os programas de energia alternativa foram iniciados em 1970 com o Próalcool e mais recentemente o biodiesel.
OPEP Organização dos Países Exportadores de Petróleo, tem como objetivo controlar a produção e os preços em escala global. Participam dessa organização Equador, Angola e outros.
Cartel do petróleo Acordo dos países da OPEP que estipula o preço do petróleo, esse acordo faz com que a concorrência seja impedida.
Solo elemento essencial na composição da biosfera, constitui um recurso natural não renovável.
Solos eluviais e aluviais Eluviais: formados por camadas assentadas sobre a rocha matriz. Aluviais: formados por sedimentos arrastados pela ação dos ventos, rios e chuvas, são depositados distantes da rocha matriz.
Horizontes Camadas internas da terra, é rica em nutrientes. vai até a rocha matriz.
Erosão eólica e antrópica Eólica: causada pelo vento Antrópica: causada pelo homem
Como reduzir o efeito da erosão Curvas de nível, um tipo de escada que segura a água da chuva não permitindo que os nutrientes da terra sejam levados. Especialmente utilizado em terrenos com declive de 15 a 45°.
Agrotóxicos Os agrotóxicos e a grande quantidade de particulas presentes nos rios e lagos dificultam o tratamento da água
desertificação norte da África e nordeste do Brasil Arenização: extremo Sul do Brasil Savanização: Amazônia
Show full summary Hide full summary

Similar

2014 GCSE History Exam Paper Setup
James McConnell
Geography Coastal Zones Flashcards
Zakiya Tabassum
Chemistry Module C2: Material Choices
James McConnell
Presentations in English
Alice McClean
My SMART School Year Goals for 2015
Stephen Lang
GCSE AQA Biology - Unit 1
James Jolliffe
GCSE Revision Tips
miminoma
RadioTelefonia
Adriana Forero
General Physiology of the Nervous System Physiology PMU 2nd Year
Med Student
Power and Conflict Poetry
Charlotte Woodward
mi mapa conceptual
Gloria Romero