Biologia

Description

Bsjidnxufjnfufr
mai.avelino
Flashcards by mai.avelino, updated more than 1 year ago
mai.avelino
Created by mai.avelino about 8 years ago
382
0

Resource summary

Question Answer
Quais elementos químicos são mais abun dantes nos seres vivos ? Carbono, Hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
hhhvv vvhhh
Qual a função dos sais Cálcio, Fósforo e Ferro ? Cálcio Ca++: dá rigidez às estruturas esqueléticas também participa de importantes reações metabólicas como as da coagulação sanguínea e contração muscular. Fósforo: junto com o cálcio participa da formação de estruturas esqueléticas Ferro Fe++: constitui moleculas protéicas como os citocromos e a hemoglobina. citocromos atuam como transportadores de elétrons nas reações da cadeia respiratória. A hemoglobina tem como principal função transportar oxigênio.
Cite quatro Sais minerais. Calcio (Ca), Fósforo(P), Ferro (Fe), Magnésio(Mg), Sódio (Na), Potássio(K), Cloro (Cl), Iodo (I), Cobre (Cu), Flúor (F) e etc.
Como a água pode ajudar na termorregulação (regulação térmica? ? As nossas glândulas sudoríparas são estimuladas a produzir e eliminar mais suor. A água contida no suor evapora, roubando calor da nossa pele e contribuindo, dessa maneira, para abaixar a nossa temperatura corporal
Cite duas substâncias inorgânicas. Água e Sais minerais
Cite duas substâncias orgânicas. Aminoácidos, Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Nucleotídeos, Ácidos nucleicos, Vitaminas e etc.
O que é metabolismo e para que ele serve ? Metabolismo do grego metabolé, mudança, transformação. O metabolismo é responsável pela utilização e transformação da matéria no organismo e pode ser subdividido em anabolismo e catabolismo.
O que é anabolismo e catabolismo ? Anabolismo são reações metabólica construtivas, ou seja, fabicam novas moléculas, permitindo, dessa maneira, a formação de novas estruturas necessárias para o crescimento. Catabolismo são reações metabólicas destrutivas, isso é, reações que degradam as moléculas transformando-as em unidades menores. tais reações têm como finalidade principal liberar energia para as atividades vitais.
Nos seres vivos a água é a substâncias mais abundante, entretanto sua taxa ou percentual não é a mesma em todos os organismos. Varia de acordo com...? Espécie, Atividade metabólica(quanto maior a atividade metabólica de uma célula tecido ou órgão, maior deverá ser a taxa de água nessas estruturas) e idade(quanto maior a idade, menor será a taxa de água. Na espécie humana por exemplo, a massa corporal de um feto de três meses é 94% água; num recém nascido a taxa é de 70%, e, em um adulto, corresponde a cerca de 65%).
Sais minerais Cálcio (Ca), Fósforo ( P ), Ferro ( Fe ), Magnésio ( Mg ), Sódio ( Na ), Potássio ( K ), Cloro (Cl), Iodo ( I ), Cobre (Cu), Flúor ( F ) e etc.
Ca++ dá rogidez às estruturas esqueléticas também participa de importantes reações metabólicas como as da coagulação sanguínea e contração muscular.
Ca3 (PO4) 2 fosfato de cálcio. (PO4 3-) fosfato fosfato de cálcio participa na formação de estruturas esqueléticas fosfato participa na formação das moléculas dos ácidos nucleicos (DNA e RNA)
Fe++ entra na constituição de importantes moléculas protéicas, como o citocromos e a hemoglobina. O citocromos atuam como transportadores de elétrons nas reações da cadeia respiratória. A hemoglobina tem como principal função transportar oxigênio O2.
Mg++ participa da reações de fosforilação que sintetizam o ATP. Nas plantas entra na constituição de moléculas de clorofila, substância responsável pela absorção de luz necessária à realização da fotossíntese.
Na+ é essencial para a condução de impulsos nervosos. Também exerce papel importante na manutenção do equilíbrio hídrico.
K+ têm importante papel na condução de impulsos nervosos e na manutenção do equilíbrio hídrico. ao contrário da Na+ a concentração dos ios K+ é maior no meio intracelular.
Cl- desempenha importante papel no equilíbrio hídrico. HCl = ácido clorídrico que atua na digestão de determinados tipos de alimentos.
I entra na constituição de hormônios tireoidianos que estimulam as reações do metabolismo em todo o corpo
Cu++ tem a função de fazer o transporte de oxigênio no organismo
F importante para a formação de ossos e do esmalte dos dentes
O que acontece se nosso organismo se tiver falta de sais de Iodo ? Ocasiona o mau funcionamento da tireoide, que passa a produzir taxas menores de hormônios, caracterizanso um quadro conhecido como hipotireoidismo. No hipotireoidismo além de ocorrer uma redução de atividades metabólicas, pode ocorrer a formação do bócio que consiste no aumento exagerado do volume dq tireoide
O que acontece se a água tiver muito flúor ou pouco flúor ? se o teor de flúor for alto, acarreta a fluorose doença que provoca lesões osseas e mancha nos dentes. se o teor for baixo acarreta a incidência de carrie dental
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos