Com. e Red. Técnica

Description

Comunicação e redação técnica
Beatriz Angelino
Flashcards by Beatriz Angelino, updated more than 1 year ago
Beatriz Angelino
Created by Beatriz Angelino almost 8 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
Comunicação É tornar comum, trocar opiniões, fazer saber, interação, troca de mensagens.
Elementos da comunicação Emissor que recebe; receptor que recebe; mensagem é o texto; canal é o meio usado; código é o tipo de linguagem usada; contexto é a situação que a mensagem se refere.
Tipos de Comunicação Verbal Escrita, Verbal Oral e Não verbal
Exemplo de comunicação Escrita é jornal, e-mail, livros; Oral é radio, TV, telefone e; Não verbal são gestos, postura, expressões etc
Frase é qualquer enunciado de sentido completo podendo conter uma ou mais palavras, ter verbo ou não.
Paragrafo é um parte separada do texto que desenvolve sua própria ideia
Importância do paragrafo garante ordem e facilita a compreensão
Paragrafo espanhol Recuo apenas na primeira linha. utilizado em redaçãopa
paragrafo alemão Não tem recuo em nenhuma linha e se separa através de um espaço entre eles, utilizado em redações técnicas, documentos
Paragrafo frances Tem recuo em todas linhas exceto na primeira, utilizado em topicos
Texto descritivo Que tem uma descrição bem detalhada do que está sendo dito de modo que se possibilita a criação do cenario na mente
Texto narrativo texto que envolve personagens e interação entre eles gerando acontecimentos que ocorrem em um lugar e em um tempo.
Componentes da narração Narrador, personagem, enredo, tempo e espaço.
Texto Dissertativo aquele que defende ideias, ponto de vista ou questiona algo. Tem formato de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Dicas para interpretar texto ler para ter visão geral do assunto, não interromper se desconhecer algo, ler no mínimo 2 vezes, voltar o texto se precisar, não permitir que suas ideias prevaleça ás do autor, fragmentar para entender bem, perceber a ideia do autor, verificar com atenção o enunciado
Gênero textual Forma como o texto é produzido
Texto informativo aborda algum tema transmitindo conhecimento sobre ele, transmite dados e conceitos. como reportagens, enciclopédias, artigos, livros didáticos
Texto Literário Texto que tem normas de literatura próprias, como a linguagem elaborada de forma a causar emoções. São as peças teatrais, os romances, poemas,
Texto técnico São texto relativo às profissões, são os memorandos, relatórios, atas, avisos, requerimentos.
Passos para produzir textos Compreender o tema, organizar as ideias, fazer rascunho, corrigir gramatica, passar a limpo.
Carta Comercial Veiculo de comunicação utilizado entre empresas ou pessoas comerciais.
Regras para redigir e-mail Seja ágil na hora de responder, redigir texto curto, de fácil e rápida assimilação; Se for grande, utiliza anexo; Letras maiúsculas e em negrito devem ser evitadas; Na hora de enviar, leia.
Relatório É uma comunicação escrita que veicula mensagens descritivas relativas a atividades. Emitem resumos de resultados obtidos em eventos, serviços, pesquisas e atividades em geral.
ATA É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias.
Quando cometer erro ao lavrar a ATA Deve ser empregado a retificativa "digo"
Constatado erro após ter lavrado a ATA Usa-se "em tempo"
Aviso Documento escrito para transmitir informações aos empregados, afim de emitir ordens, convites, notificações, decisões.
Memorando É uma comunicação interna, somente para funcionarios
Requerimento Documento no qual depois de se identificar e se qualificar faz uma solicitação à autoridade competente.
Requerimento popular Chamado de abaixo-assinado
Ofício É correspondência de caráter oficial, equivalente a carta
Estrutura de CARTA COMERCIAL Cabeçalho ou logomarca; data: cidade, dia, mês e ano; destinatário; vocativo, assunto, texto; fecho de cortesia; assinatura: nome e cargo.
Estrutura RELATÓRIO de Atividades Identificação: nome da empresa, logomarca, departamento, nome da pessoa. Destinatário. Titulo do relatório. Objetivo. Local onde foram realizadas as atividades. Período de execução. Programação. Avaliação das atividades. Anexos.
ATA deve ser regida Sem parágrafos ou subdivisão, sem abreviatura, números escritos por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo (exemplo: tendo falado), com verbo de elocução para registrar diferentes opiniões.
Estrutura de um AVISO Titulo que é a palavra AVISO em letras maiúsculas, indicação da pessoa a quem se destina, texto contendo a mensagem, fecho simples (dispensável conforme o caso), local e data, assinatura, nome e cargo.
Como é MEMORANDO? Não é tão formal, dispensa tratamento como "prezado senhor" e fechos como "atenciosamente", mas não pode ser tão informal.
Característica do REQUERIMENTO Após o vocativo deixam-se aproximadamente dez linhas ou espaços e o corpo, espaço destinado ao despacho da autoridade competente, finalizando com pedido de deferimento à solicitação, data após a exposição.
Característica do OFÍCIO Timbre (se houver); três espaços duplos; nº do ofício, local e data; três espaços duplo; vocativo; três espaços duplos; corpo do texto; dois espaços duplos; fecho; três espaços duplos; assinatura, nome, cargo ou função; dois espaços duplos, nome e cargo ou apenas cargo do destinatário; inicial de quem redigiu e de quem digitou.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tipos textuais
brunolorenzatto
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
Alice Sousa
Citações para Redação - ENEM
Jayne Torres
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas
Alice Sousa
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional
Liliane Tubino
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman