Trabalho de História

Description

Trabalho de História.
leticiapoernergo
Flashcards by leticiapoernergo, updated more than 1 year ago
leticiapoernergo
Created by leticiapoernergo about 8 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Que consequências levaram a Guerra Dos Canudos? — Fome – desemprego e baixíssimo rendimento das famílias deixavam muitos sem ter o que comer; — Seca – a região do agreste ficava muitos meses e até anos sem receber chuvas. Este fator dificultava a agricultura e matava o gado. — Falta de apoio político – os governantes e políticos da região não davam a mínima atenção para as populações carentes; Violência – era comum a existência de grupos armados que trabalhavam para latifundiários. Estes espalhavam a violência pela região. — Desemprego – grande parte da população pobre estava sem emprego em função da seca e da falta de oportunidades em outras áreas da economia. — Fanatismo religioso: era comum a existência de beatos que arrebanhavam seguidores prometendo uma vida melhor.
Explique o que foi Revolta da Chibata. Porque ocorreu? A Revolta da Chibata foi um movimento militar na Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos pelos marinheiros. Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situação gerou uma intensa revolta entre os marinheiros.
Cite a Segunda Revolta.. Diante da grave situação, o presidente Hermes da Fonseca resolveu aceitar o ultimato dos revoltosos. Porém, após os marinheiros terem entregues as armas e embarcações, o presidente solicitou a expulsão de alguns revoltosos. A insatisfação retornou e, no começo de dezembro, os marinheiros fizeram outra revolta na Ilha das Cobras. Esta segunda revolta foi fortemente reprimida pelo governo, sendo que vários marinheiros foram presos em celas subterrâneas da Fortaleza da Ilha das Cobras. Neste local, onde as condições de vida eram desumanas, alguns prisioneiros faleceram. Outros revoltosos presos foram enviados para a Amazônia, onde deveriam prestar trabalhos forçados na produção de borracha.
Show full summary Hide full summary

Similar

Revolução Americana
rmaribeirom
Pré-história
macaschulze
Revolução Industrial
Eloise Siqueira
Quebra da Bolsa
Sofia Auada Capelossa
A Alemanha de Hitler
Leonardo Bonfim
Professor Manoel Salgado Guimarães
Grazielle Assis
Antiguidade Oriental
Matheus de Oliveira Silva
Brasil do sec. XX
Lucas Emanuel
A Roma Lendária
Mirely Santos
Ideologia e Revoluções do Séc. XIX
Indianara Soares Felix
século das luzes
rai miguel