Educação Infantil

Description

ESTUDANDO PARA PROVA DE E. INFANTIL
Ednilsa Queiroz Rodrigues
Flashcards by Ednilsa Queiroz Rodrigues, updated more than 1 year ago
Ednilsa Queiroz Rodrigues
Created by Ednilsa Queiroz Rodrigues about 8 years ago
137
2

Resource summary

Question Answer
Como realizar um trabalho onde educação e cuidado estejam presentes? Definindo propostas pedagogicas dentro dos princípios éticos,plítícos e estéticos.
Quais os princípios éticos que devemos priorizar na Educação Infantil ? Solidariedade, responsabilidade, autônomia,respeito.
Quais os princípios políticos que podem ser trabalhados na E.I ? Escolha através do voto,aceitação do perder, importância da participação nas escolhas, reconhecimentos de direitos e deveres individuais e coletivos.
Quais os princípios estéticos que podemos abordar na E.I ? Beleza, prazer,conforto em decorrencia da organização e limpeza. confecção de cartazes, elemntos da cultura, música...
Que situações no cotidiano escolar influenciam nas relações pessoais e interpessoais? Alimentação, trabalhos em equipe, brincadeiras e jogos coletivos...
Cite alguns dos conceitos e hábitos que podem ser trabalhados na alimentação. Escovação dos dentes, lavar as mãos,postura adequada à mesa, mastigação... Socilaização, respeito mútuo, boas maneiras,cooperação...
Defina conceito de educar e cuidar. Cuidar e educar é ter a atenção para que a criança não corra riscos emocional ou fisicamente. trazendo conceitos que poderão modificar a vida dela e de sua familia.
O que significa falar de cuidado e educação na Educação Infantil? Significa tratar de todas as situações presentes neste espaço como possibilidades de desenvolvimento das crianças.
como precisa ser encarado o trabalho com bebês? Como ação efetiva de intervenção pedagógica.
O que significa educar? Propiciar situações de cuidados ,brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis.
O que significa contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil? Significa comprendê-lo como parte integrante da educação.
Qual o conceito etimológico da palavra infância? Aquele que não fala
Uma mesma sociedade poderá comportar diferentes tipos de infâncias? Sim, o conceito de infância não corresponde a uma categória universal , homogênea.
Conceitue infância na Antiguidade, Idade Média , Idade Moderna e Contemporânea. Antiguidade. Que não fala I.M= Evidencia pecaminosa do homem, sem razão. I.Mod.= Algo historicamente criado (Phillip Ariès) I.C= ideia da infância em crise.
O que é infância? Uma realidade em plermanente construção,.
O que é criança? Ela é um sujeito social e histórico, em pleno desenvolvimento, cidadã, influenciada e influente na cultura que esta inserida.
Constituição 1988 ar.208, inciso IV Sinaliza a responsabilidade do Estado para com a educação da criança de 0 a 6 anos.
ECA (1990) Cap. IV , Art.53, Inciso IV reafirmação do direito a educação
LDB 9394/96 art. 4º Atendimento gratuito em creches e pré-escolas
LDB 9394/96 art. 29 Primeira etapa da educação básica
LDB 9394/96 Art. 30 Ed. Inf. em creches 0 a 3 anos Pré- escolas 4 a 6 anos
LDB 9394/96 Art. 31. Avaliação através de acompanhamento e registro sem objetivo de promoção.
LDB 9394/96 Art. 62 Formação do docente em nível superior, curso de licenciatura ou graduação plena. atuação educação infantil, series iniciais do ensino fundamental, nível médio na modalidade Normal.
Show full summary Hide full summary

Similar

10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Diretrizes curriculares de educação infantil
alinecatiele
Cont. Met. Prat. Ensino Creches E Ed. Infantil
vanessasenez
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner