Conceitos Gerais de Biologia (10º/11º anos)

Description

Exames Nacionais Biologia e Geologia Flashcards on Conceitos Gerais de Biologia (10º/11º anos), created by marta_teque_1997 on 09/04/2016.
marta_teque_1997
Flashcards by marta_teque_1997, updated more than 1 year ago
marta_teque_1997
Created by marta_teque_1997 about 8 years ago
709
12

Resource summary

Question Answer
A célula Unidades Estruturais + Funcionais + Reprodutoras + Hereditárias/Genéticas
Células Vegetais Com plastos e parede celular exterior à membrana plasmática, em virtude da qual apresentam muitas vezes forma geométrica; normalmente, possuem apenas um grande vacúolo que vai aumentando de dimensões com a idade; sem centríolos nas plantas superiores.
Células animais Sem plastos nem parede celular; apresentam vários vacúolos pequenos; têm centríolos.
Estruturas celulares externas Membrana plasmática, parede celular, cápsula, flagelos e cílios.
Citoplasma Massa semifluida designada actualmente por hialoplasma, onde se encontram dispersos os vários organitos. Nas células eucarióticas o citoplasma contém citoesqueleto e nas células procarióticas não.
Membrana plasmática Presentes nos seres eucariontes e procariontes, é a parte mais externa da célula (excepto nos procariontes e na célula vegetal), sendo o invólucro que mantém a integridade celular. É responsável pela troca de substâncias entre o meio intracelular e extracelular, intervindo também em funções de protecção e recepção de informação.
Parede celular Parede rígida que envolve as células vegetais e bacterianas, conferindo-lhes protecção e suporte. Nas células vegetais é de natureza celulósica e nos procariontes é não celulósica. Nas células vegetais apresenta perfurações revestidas por membranas através das quais células vizinhas comunicam os seus citoplasmas - plasmodesmos.
Cápsula Presente somente nos seres procariontes, é uma camada viscosa que se localiza externamente à parede celular, geralmente de natureza polissacarídea (glícidos), apesar de existirem cápsulas constituídas por proteínas. Constitui um dos antigénios da superfície das bactérias e está relacionada com a sua virulência, uma vez que a cápsula confere resistência à fagocitose por parte dos glóbulos brancos.
Cílios e flagelos Presentes em alguns seres procariontes e eucariontes, são organitos com função locomotora, normalmente encontrados em organismos unicelulares.
Núcleo É delimitado por uma membrana - invólucro nuclear, com presença de poros - e poros nucleares, no interior do qual existe o nucleoplasma, uma solução aquosa de moléculas (iões, enzimas, etc.). no seio do nucleoplasma existe o nucléolo (ou nucléolos), estrutura +/- esférica, visível no interior do núcleo, rica em RNA, e a cromatina, que inclui o DNA, o material hereditário/genético. Tem como função controlar a atividade celular, a reprodução e a hereditariedade.
Mitocôndrias Organitos que possuem duas membranas, uma externa e outra interna que apresenta invaginações - cristas mitocôndriais. Estão envolvidas num processo fulcral de obtenção de energia (ATP) - respiração celular
Complexo de golgi Geralmente localiza-se perto do núcleo e é constituído por uma série de cisternas empilhadas e achatadas, rodeadas por inúmeras vesículas. Intervém em fenómenos de secreção modifica demasiadas proteínas.
Vacúolos São cavidades delimitadas por uma membrana e que contêm geralmente água com substâncias de reserva (açúcares, sais, proteínas ou pigmentos), absorvidas pela célula ou elaboradas por ela.
Plastos Existem diversos tipos, de acordo com as substâncias encontradas no seu interior. Destacam-se os cloroplastos, onde se realiza a fotossíntese, que contêm pigmentos fotossintéticos, como as clorofilas, de cor verde.
Retículo Endoplasmático Sistema de cisternas ou sáculos, vesículas e canalículos que intervêm no transporte e síntese de proteínas.
Lisossomas Estruturas esféricas com membrana simples que contêm no seu interior enzimas; intervêm na decomposição de moléculas e estruturas celulares.
Ribossomas Pequenas estruturas (apenas visíveis a ME), por vezes associadas ao RE. São fundamentais para a síntese de proteínas.
Centríolos São estruturas cilíndricas constituídas por microtúbulos que intervêm na divisão celular.
Citoesqueleto Rede de fibras intercruzadas existente no citoplasma; mantém a forma da célula.
Funções de certas moléculas (nomeadamente proteínas) Estrutural ou plástica, energética, enzimática, reguladora, armazenamento e transferência de informação e transporte de materiais.
Modelo do mosaico fluido A composição da membrana é lipoproteica. Os lípidos são essencialmente fosfolípidos e colestrol (células animais). Os fosfolípidos são constituídos por uma cabeça polar (hidrofílica) onde se encontra um grupo fosfato e uma cauda apolar (hidrofóbica) constituída por ácidos gordos. Existem também glicolípidos (glícidos associados a lípidos da membrana), proteínas (intrínsecas ou extrínsecas) e glicoproteínas (glícidos associados a proteínas da membrana). Difusão lateral e movimentos flip-flop.
Endocitose As células englobam partículas alimentares de dimensões consideráveis e constituídas por moléculas complexas que ficam dentro de vesículas endocíticas.
Sistema Endomembranar Conjunto de organitos delimitados por membranas de constituição idêntica à da membrana plasmática que promove a decomposição das partículas envolvidas por endocitose até que possam atravessar a membrana das vesículas endocíticas passando para o citoplasma - digestão intracelular.
Vacúolos Digestivos Resultantes da fusão de vesículas endocíticas com lisossomas. Graças à acção de enzimas provenientes dos lisossomas, as moléculas complexas são decompostas em moléculas mais simples. Estas podem transpor a membrana dos vacúolos digestivos para o hialoplasma e são expulsos para o meio por exocitose.
Cloroplasto Duas membranas envolventes, uma interna e outra externa. Estas delimitam um espaço que corresponde a uma matriz indiferenciada, o estroma. Nestes encontramos os tilacoides, cujo conjunto designamos um granum. O conjunto de um granum é designado de grana.
Fotossíntese: Fase Fotoquímica Ocorre nos tilacoides, em que as reacções são dependentes da luz.
Fotossíntese: Fase Química Ocorre no estroma, em que as reacções não são dependentes da luz mas para que elas ocorram é necessário que o organismo tenha sido previamente exposto à luz.
Plantas avasculares Plantas sem sistema de transporte. Difusão e osmose.
Plantas vasculares Plantas com sistema de transporte
Translocação Movimento de água e solutos.
Xilema Seiva bruta. Água e sais minerais com pH ligeiramente mais ácido. Tracoides e elementos do vaso, fibras e parênquima (são as únicas células vivas).
Floema água e solutos orgânicos - sacarose, aminoácidos e hormonas. Células dos tubos crivosos (placa crivosa), as células de companhia, fibras (são as únicas células mortas) e parênquima.
Pêlos radiculares Aumentam a superfície de contacto das células da raiz com o solo.
Pressão Radicular Elevada pressão osmótica. Pressão radicular que provoca a ascensão da seiva bruta. Exsudação e gutação.
Adesão-coesão-tensão Planta perde água por transpiração. As células-guarda ficam hipertónicas. Aumento da pressão osmótica. Movimento da água para as células guarda a partir das células vizinhas e assim sucessivamente até ao xilema. O aumento da pressão provoca uma tensão o que causa o movimento em coluna da raiz até ás folhas. Este movimento é estabelecido pelas forças de coesão e adesão das moléculas de água que, sendo polares, mantêm-se aderidas à parede do xilema.
Fluxo de massa A glicose é convertida em sacarose e é transportada por transporte ativo para as células de companhia contra o gradiente de concentração e destas para as células dos tubos crivosos do floema. Aumento da pressão osmótica. Transporte de água para o floema - turgescência.
Hidras Têm apenas duas camadas de células, possuindo no seu interior uma cavidade gastrovascular que permite a todas as células contactarem com um meio fluido que lhes proporciona, por difusão, tudo o que elas necessitam.
Sistema circulatório É constituido por: Coração (orgão propulsor), vasos sanguíneos e lacunas, fluido circulante (hemolinfa ou sangue).
Sistema aberto O sangue sai do interior dos vasos e mistura-se com o liquido intersticial celular. Não há assim distinção entre o sangue e fluido intersticial, designando-se o liquido circulante de hemolinfa. Esta sai diretamente dos vasos sanguíneos e banha as células diretamente.
Gafanhoto Sistema aberto. Coração de forma tubular e com posição dorsal, recebe a hemolinfa e, com uma contração, impulsiona-a para a aorta dorsal. Daqui é expulsa para o hemocélio, banhando os vários órgãos e procedendo ás trocas necessárias. Após a contração, o coração relaxa, gerando-se uma força de sucção que, acompanhada da abertura de válvulas laterais - os ostíolos -, força a hemolinfa a entrar de novo no coração.
Sistema Fechado O sangue só circula no interior dos vasos sanguíneos, não se misturando com o sangue intersticial. Um ou mais corações bombeiam o sangue para grandes artérias que se ramificam. Ao nivel dos capilares ocorrem trocas de materiais, por difusão, entre o sangue e o fluido intersticial que banha as células.
Minhoca O coração corresponde a um vaso dorsal, que percorre todo o corpo do animal e ao qual estão ligados vários vasos laterais anelares, um por segmento. Os primeiros cinco vasos laterais têm ainda capacidades contráteis, funcionando também como corações. Os vasos laterais ramificam-se em estruturas cada vez mais finas, formando vastas redes de capilares.
Sangue Plasma, eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
Linfa Constituída por plasma e leucócitos. Linfa intersticial - Banha as células, garante as trocas de substâncias de forma eficaz. Capilares linfáticos - Recolha da linfa para vasos condutores. Linfa circulante - Linfa que circula nos vasos linfáticos, após contacto com as células.
Show full summary Hide full summary

Similar

Biologia e Geologia - Geologia 10º ano, parte I - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
Biosfera
joana_pinto_202
As moléculas orgânicas e inorgânicas
Heres Oliveira
Evolução biológica
joana_pinto_202
INCOMPLETO - Biologia e Geologia - Geologia 11º ano, parte IV - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
G11-As Rochas
Carolina Silva
Geologia 10ºANO
catarinacusca
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .