Vocabulário de Geografia

Description

Como estudar geografia Vocabulário de Geografia Estudar geografia online
Alessandra S.
Flashcards by Alessandra S., updated more than 1 year ago
Alessandra S.
Created by Alessandra S. about 10 years ago
36326
32

Resource summary

Question Answer
Geodésia Ciência que procura definir e estabelecer as características naturais e físicas de grandes porções da superfície terrestre. 2 - Ciência que busca a determinação da forma e da extensão da Terra.
Geomorfologia Ciência que estuda as formas do relevo, tendo em vista a origem, estrutura e natureza das rochas, o clima e as diferentes forças endógenas e exógenas (de formação das rochas) que, de modo geral, transformam o relevo terrestre.
Equador Grande círculo imaginário traçado em volta da Terra no plano perpendicular ao eixo terrestre, a igual distância dos pólos norte e sul, dividindo, portanto a Terra em hemisfério setentrional e hemisfério meridional.
Barômetro Instrumento utilizado em Topografia para determinação da altitude de pontos da superfície terrestre em função de sua pressão atmosférica.
Hipsometria Estudo que aborda a medição das altitudes.
Isóbara Linha que, num mapa, liga os pontos que proporcionam os mesmos valores de pressão atmosférica.
Isoieta Linha que, num mapa, liga os pontos que apresentam a mesma quantidade de chuva.
LANDSAT Programa do governo dos EUA de imageamento da superfície terrestre por satélites iniciado pela NASA em meados dos anos 70. Este termo é também empregado para designar um ou mais satélites do programa (Landsat 4, 5, 7), bem como, os dados (imagens) enviados por eles.
Latitude Indica a medida do arco de meridiano (em graus) compreendido entre o equador (origem das latitudes) e o paralelo do lugar a que diz respeito.
Longitude Representa a amplitude do arco do equador ou do paralelo compreendido entre o semi-meridiano de referência (Greenwich, Inglaterra) e o semi-meridiano do lugar estimado.
Meridiano de Greenwich Meridiano Principal ou Meridiano de Origem, corresponde à longitude 0º, passando pela localidade de Greenwich, na Grã-Bretanha, e sendo convencionado como o meridiano de referência, dividindo a Terra em hemisfério leste ou oriental, e hemisfério oeste ou ocidental, e cuja hora (GMT) é conhecida como o horário padrão internacional no sistema de fusos horários.
RADAR (Radio Detection And Ranging) Dispositivo para determinar a presença, distância e velocidade de um objeto por meio de transmissões de microondas. São atualmente utilizados em diversos campos navegação marítima e aérea, a orientação automática de satélites e mísseis, medição de fenômenos atmosféricos, estudos geológicos, controle de velocidade e fluxos de veículos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Estações do Ano
Alessandra S.
Blocos Economicos
Malu Miralha
Teorias Demográficas
Malu Miralha
Dicionário de Química
Alessandra S.
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça