Governo Geral e Ciclo do Açúcar

Description

cursinho História do Brasil Flashcards on Governo Geral e Ciclo do Açúcar, created by Isadora Borges on 13/04/2016.
Isadora  Borges
Flashcards by Isadora Borges, updated more than 1 year ago
Isadora  Borges
Created by Isadora Borges about 8 years ago
66
5

Resource summary

Question Answer
Quando Portugal viu que as capitanias fracassaram, decidiram mudar a estratégia e inserir um governo no Brasil, para poder administrar melhor. Mandou Tomé de Souza para criar a sede do governo em Salvador, agora todos os capitães respondiam ao Governador Geral, neste caso, Tomé de Souza.
O que mudou com o Governo Geral? O poder dos capitães deixa de ser absoluto e eles passam a ser subordinados do Gov. Geral, os investimentos vem da Coroa, se cria cargos administrativos, como o ouvidor(juíz), Providor (cuida do dinheiro) e o Capitão-Mor( cuida da defesa).
Qual o objetivo em centralizar o governo e criar o cargo de governador geral? Estimular o povoamento do Brasil, retomar as capitanias, pacificar os índios (por bem ou por mal), instituir sistemas administrativos e judiciários e principalmente, mandar mais impostos para a Coroa Portuguesa.
Agora se instituiu em cada capitania uma Câmara Municipal, qual era o seu objetivo? Os moradores da capitania que tivessem uma reclamação a faziam para a Câmara, que a enviaria ao Capitão Donatário, se este não resolvesse iria ao Gov. Geral, e no último caso, o próprio rei resolvia. Era uma forma pacífica de resolver os conflitos.
Pelo o que foi marcado o Gov. de Tomé de Souza (1549-1553)? Pela INSTITUIÇÃO. Instituiu o governo geral no Brasil e a primeira capital, e trouxe consigo os jesuítas que tinham a missão de catequizar os índios.
Pelo o que foi marcado o Gov. Duarte da Costa (1553-1558)? Por PROBLEMAS. Nessa época jesuítas e colonos entraram em conflito pois os jesuítas não permitiam que os índios fossem escravizados, queriam impor neles sua religião e cultura. Franceses invadem o atual RJ, a antiga Bahia da Guanabara.
Pelo que foi marcado o Gov. Mem de Sá (1558-1572)? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Estácio de Sá resolveu o problema dos franceses e ainda nomeou o RJ, apaziguou a situação dos jesuítasXcolonos
Como a situação dos Jesuítas X Colonos foi resolvida? O rei resolveu, ouvindo o lado de ambos, mas deu razão para os jesuítas,tornando ILEGAL o escravismo indígena, visto que a coroa Port. era muito ligada à religião, e que com isso, os colonos seriam obrigados a comprar escravos africanos, que pertenciam a PORTUGAL.
C I C L O DO A Ç Ú C A R 1560 - 1660 CEM ANOS DO ÁPICE
Como que começou o comércio de açúcar no Brasil? A partir da Holanda, o país fez um acordo onde financiava o plantio de cana, e tinha o monopólio do refino e venda para Europa. Portugal apenas lucrava levando do litoral brasileiro para a Europa.
Porque o açúcar era produzido no litoral nordestino do país? E quem lucrava mais, Holanda ou Portugal? Pelo clima, terra, e localização, nordeste é a ponta do Brasil mais próxima a Europa. Holanda era quem lucrava mais, pois era ela quem vendia o açúcar, tendo poder de estipular o preço que quisesse.
O que era o Comércio Triangular? Era a estratégia comercial de Portugal. Onde os colonos compravam escravos africanos (que pertenciam a Portugal) para trabalhar no açúcar, açúcar que era vendido por Portugal a Holanda, e também, Portugal vendia fumo e bebida a África em troca de escravos.
Portugal possuía um comércio triangular,onde as três pontas estavam interligadas perfeitamente, todas gerando dinheiro a coroa de sua maneira. Desconsiderar a parte que marca a América do Norte.
Quais eram as características do Ciclo do Açúcar? Latifundio (grande terra), mercado externo, uso de escravos (PLANTATION). Dominados pelo Sr. de Engenho. Sociedade litoranea, ruralista, patriarcal, estratificada, despótica(ditador é o sr. de engenho), uso de escravos.
Porque ainda é ensinada a ideia que os escravos africanos eram mais dóceis? Pois eles tinham menos chances de sucesso na fuga do que os índios. Os indíos eram capturados em tribos, falavam a sua língua e conheciam a terra. Os africanos não sabiam onde estavam, e os senhores os compravam de locais diferentes, para não poder se comunicar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
Lucas Villar
República Velha
Vitor Gomes
Brasil Colônia
Andreia Pinheiro
Revoltas Coloniais - 9º Ano Ensino Fundamental - ESI - Colégio São José
Marcos Roberto Martinez
Revoltas Nativistas do Brasil
Maico Elisvan
RECORDANDO A HISTÓRIA DO BRASIL
Lucas Villar
Descobrimento do Brasil
Alessandra S.
Grandes Navegações e Desc. do Brasil
g.pessoa
Revolta da Vacina
Suzany Angeli
Raízes do Brasil
Débora C. Nascimento