Catastrofes Naturais (flashcard)

Description

8º Ciências Naturais 8º anos Flashcards on Catastrofes Naturais (flashcard) , created by niksonsadjo on 29/01/2014.
niksonsadjo
Flashcards by niksonsadjo, updated more than 1 year ago
niksonsadjo
Created by niksonsadjo about 10 years ago
1105
10

Resource summary

Question Answer
Catastrofes Naturais : São acontecimentos de origem natural com consequencia graves para o equilibrio dos ecossistemas e para as populações humanas.
No interior da terra existe uma intensa actividade que se faz sentir à superfície através de movimentos da crosta terrestre. Os sismos e as erupções vulcânicas são mais frequentes nos limites das placas tectónicas, havendo algumas regiões que se destacam pela magnitude deste tipo de catástrofe. Os sismos e os vulcões podem causar danos, tanto materiais como humanos, provocando também alterações na configuração da superfície terrestre. Os vulcões provocam ainda, uma intensa poluição atmosférica com o fumo e as poeiras que libertam, chegando a formar-se nuvens que cobrem extensas áreas.
Furações : Estas catástrofes que começam no mar e causam grandes prejuízos em terra, são enormes sistemas de baixas pressões em que o ar ascende violentamente em espiral. Formam-se ventos que podem atingir 300 km/h e nuvens de grande desenvolvimento vertical. Quando chegam a terra, destroem extensas áreas e causam graves inundações, pois produzem chuvas que são acompanhadas de uma onda gigante.
Inundações : Este tipo de catástrofes acontecem quando a água dos rios transborda ou o mar invade a terra. Causam grande destruição com elevados prejuízos materiais. Porém, tem efeitos positivos para muitas regiões agrícolas.
Secas : As secas caracterizam-se por valores de precipitação muito baixos, durante um período de tempo mais ou menos prolongado, instalando-se gradualmente numa região. As secas podem durar vários anos, com efeitos devastadores na agricultura. Quando a seca é prolongada, os solos degradam-se, ficam ressequidos e poeirentos, sendo facilmente arrastados pelo vento e a vegetação também vai desaparecendo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo