Conceitos básicos de informática

Description

Flashcards on Conceitos básicos de informática, created by Sheila Frankonis on 30/01/2014.
Sheila Frankonis
Flashcards by Sheila Frankonis, updated more than 1 year ago
Sheila Frankonis
Created by Sheila Frankonis about 10 years ago
36
1

Resource summary

Question Answer
Software É a parte lógica, conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware, trasforma o computador em algo útil.São todos os programas do computador
Software de sistema Inclui o sistema operacional, o firmware (bios dos computadores pessoais) e os drivers de dispositivos.Permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos.
Software aplicativo É um programa concebido para desempenhar tarefas práticas ao usúario, pode ser de manutenção ou de uso geral.
Sistema binário Sistema de numeração posicional em que todas as unidades se representam com base de dois números, 0 e 1. Os computadores trabalham internamente com dois tipos de tensão, aceso e apagado
Bit Vem do inglês binary digit, é um digito binário (0 ou 1).
Byte É um agrupamento de 8 bits, forma um dígito.
Memória principal São memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM,que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando uma lógica de endereçamento implementada em hardware. Também pode-se compreender a memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.
Dispositivos de entrada São os equipamentos através dos quais podemos inserir dados no computador.
Processamento Maneira pelo qual os dados de entrada serão organizados, modificados, ou agrupados de alguma forma, gerando assim uma informação de saída.
Dispositivos de saída São equipamentos através dos quais são geradas as informações resultantes do processamento.
Computador Máquina que pode resolver problemas para as pessoas executando instruções que lhe são dadas.Consiste em um sistema interconectado de processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída.
Linguagem de máquina Linguagem formada pelas instruções primitivas de um computador pelo qual podemos nos comunicar com ele, usa o sistema binário.
Rede de computadores Conjunto de computadores autônomos interconectados (podem trocar informações) por uma unica tecnologia
Remoto Cuja realização se dá através da conexão entre computadores e mecanismos semelhantes.
Protocolo É uma convenção, um conjunto de regras que controla e possibilita uma conexão, comunicação e transferência de dados entre dois sistemas computacional.
Banco de dados É um sistema de armazenamento de dados integrados e de recuperação de informações.São utilizados pelos sistems de aplicação de uma determinada empresa.
Finalidades do Banco de dados Armazenar grande volume de dados, organizar dados, localizar rapidamete uma determinada informação, atualização de informações de forma rápida, centralizar informações.
Redundância de dados Ocorre quando determinada informação é representada várias vezes.
Redundância controlada Acontece quando o software tem conhecimento das múltiplas representações da informação e permite a sincronia entre ela.Acontece com se existisse uma única representação da informação. É utilizada para melhorar a confiabilidade e performance global do sistema.
Redundância não controlada Acontece quando a responsabilidade pela manutencao da sincronia entre as diversas representacoes de um dado está com o usuario. Leva a inconsistencia dos dados e dificuldade na extração das informações.
Compartilhamento de dados Nesta forma de processamento cada dado é armazenado uma única vez, sendo acessado pelos vários sistemas que deles necessitam. A estrutura interna dos arquivos passa a ser mais complexa de forma a atender as necessidades dos diferentes sistemas.
SGBC- Sistema de gerência de banco de dados Software que incorpora as funcoes de definicao, recuperacao e alteracao de dados em um banco de dados.
Análise de requisitos É a primeira etapa de um novo projeto de banco de dados, é a análise das necessidades dos usuários.
Show full summary Hide full summary

Similar

CursoInfo Aflodef
Curso Informática AFLODEF
Social Influence
smita089
Business Studies Unit 2
tara.springate
Essay Writing: My Essay Plan
Andrea Leyden
Biology AQA 3.1.3 Cells
evie.daines
Key Shakespeare Facts
Andrea Leyden
Chemical Symbols
Keera
Common Irish Words
silviaod119
Peace and Conflict Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 8
nicolalennon12
Bowlby's Theory of Attachment
Jessica Phillips
Junior Cert Physics formulas
Sarah Egan