EDUCAR EM PROL DA MACROTRANSIÇÃO

Description

MIELT
Celso Júnior3455
Flashcards by Celso Júnior3455, updated more than 1 year ago
Celso Júnior3455
Created by Celso Júnior3455 about 8 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
“EDUCAR EM PROL DA MACROTRANSIÇÃO: Emerge uma didática complexa e transdisciplinar”. Grupo 01 - Ariane Peixoto - Celso Soares
Pensamento Complexo e o conceito de Transdisciplinaridade têm mobilizado os professores em função de Educarem em prol da macrotransição; Da reforma do pensamento; Da reforma da educação; Reforma no estilo de vida com cunho paradigmático: Transformar o ser e a realidade.
Macrotransição Superar as velhas idéias e abraçar as novas (LASZLO, 2002).
Princípios da vida responsável e da ética planetária 10 orientações que de modo circular, retroativo e dialógico convida o ser humano para que respeite os outros e a natureza, crie um mundo melhor e desenvolva a sua consciência.
Um modo circular e retroativo convida o ser humano para que - Respeite os outros e a natureza; - Crie um mundo melhor e desenvolva a sua consciência.
Uma outra visão de mundo - Respeito - Cuidado - Proteção da Natureza - Incluindo também os seres humanos
Exemplos - Nossas ações planetárias socioambientais; - É preciso aprimorarmos,lapidarmos e transformar nos.
Empatia e Cuidado O paradigma e a atitude para uma nova civilização.
Seres humanos em perigo e não o planeta terra Se os seres humanos desaparecerem da face da Terra, o planeta se adaptará e se manterá sem a presença dos mesmos.
Consciência capaz de ações transformadoras e responsáveis Ecoação: Sentipensar e Agir complexo
A ampliação da consciência humana - Ecologia ambiental; - ecologia social e política; - ecologia mental; - ecologia integral.
Século XXI - Policrises Demanda reflexão, consciência, ação transformadora, decisão e tudo isso se constrói através da Macrotransição.
E o trabalho docente? E o modo de educar? Envolvido nessa perspectiva complexa e transdisciplinar, demandam a reintrodução do sujeito cognoscente no processo de aprendizagem.
Epistemologia da Complexidade Compreende a realidade como sendo multidimensional dada a sua constituição complexa (todo e partes) e o conhecimento construído como uma reconstrução do sujeito por meio de seu nível de percepção da realidade.
Ontologia Complexa Reintrodução do sujeito cognoscente - especificidade multidimensional que lhe permite pensar, constituídas por aspectos biológicos, psicológicos, sociais, antropológicos, históricos, perceptivos, emocionais
Autoeco-organizadora Autor de sua história e coautor de construções coletivas
Pensar Complexo O desafio da complexidade é o diálogo com o universo, pois a realidade transborda nossas estruturas mentais, transborda a racionalidade.
Conhecimento Abrir e não fechar o diálogo com esse universo
Transdisciplinaridade ( Fruto do paradigma da complexidade) É um princípio epistemometodológico, que busca construir novos modos de compreensão da relação sujeito ∕sociedade ∕natureza na contemporaneidade.
Docência complexa e transdisciplinar Ampliar a consciência do sujeito, a produzir conhecimento e a transformar a realidade. E demanda interação, dinamismo, mediação, criatividade e atitudes do sujeito.
Show full summary Hide full summary

Similar

Circulatory System
bridget.watts97
French diet and health vocab
caitlindavies8
GCSE Computing : OCR Computing Course Revision
RoryOMoore
Moon Phases Quiz
Kennedy Kerr
a christmas carol
maha.als10
Flame tests
Joshua Rees
EXAM 1 - ENABLING FEATURES
kristinephil558
IB ITGS AREAS OF IMPACT
san wis
Passing Dark Colored Urine
Batool Aldaher
TEORIAS CONTEMPORANEAS
karen lorena miranda rojas