REGIME E PRINCÍPIOS JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Description

TRT Direito Administrativo Flashcards on REGIME E PRINCÍPIOS JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, created by Gilson Rodrigues on 30/04/2016.
Gilson Rodrigues
Flashcards by Gilson Rodrigues, updated more than 1 year ago
Gilson Rodrigues
Created by Gilson Rodrigues almost 8 years ago
6
1

Resource summary

Question Answer
Quais são os regimes? Regime da administração -> sentido amplo, com direito público e privado a que pode submeter-se a administração. ex: locação. Regime administrativo -> conjuntos de traços, de conotação, que tipificam o direito colocando a administração pública numa posição privilegiada, vertical.
Quais são os aspectos do regime jurídico administrativo? Prerrogativas -> são regras, que colocam a administração em condição de superioridade nas relações com o particular. Sujeições -> retiram a liberdade da administração quando comparado com o particular tem paridades no contrato.
O princípio da supremacia do interesse público? -> fundamenta a existência das prerrogativas ou poderes especiais da administração, caracterizando-se pela chama verticalização nas relações entre a administração e o particular.
O princípio da indisponibilidade do interesse público? -> representa as restrições na atuação da administração, somente pode atuar quando houver lei que autorize ou determine sua atuação, e nos limites estipulados por lei.
Princípio da legalidade? -> o agente só poderá atuar quando a lei determinar ou autorizar. -> administração não pode atuar contra a lei nem além da lei, podendo atuar somente segundo a lei. EXCEÇÃO: Medida provisória -> situações de relevância e urgência. Estado de defesa -> ouvidos o conselho da república e de defesa nacional, para preservar a ordem pública por grave e iminente instabilidade institucional ou calamidades da natureza. Estado de sítio -> autorização do congresso nacional, comoção grave de repercussão nacional e declaração de guerra.
Princípio da impessoalidade? Finalidade -> sentido amplo, é sinônimo de interesse público. em sentido estrito, o ato deve satisfazer a finalidade específica prevista em lei. Igualdade e isonomia -> administração deve atender a todos os administrados sem discriminações. Vedação de promoção pessoal -> não poderá ocorrer a pessoalização ou promoção pessoal do agente público pelos atos realizados não podendo constar(nomes, símbolos ou imagens). Impedimento e suspeição -> o objetivo de afastar de processos administrativos ou judiciais as pessoas que não possuem condições de aplicar a lei de forma imparcial.
Princípio da moralidade? -> qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo à moralidade. STF -> vedação do nepotismo na administração, decorre diretamente da CF. também entende que a mencionado vedação só se aplicar aos cargos e funções meramente administrativa, não alcançando o cargo político. Classificar em três sentidos -> probidade; valores consagrados na lei; costumes administrativos.
Princípios da publicidade? Exigência de publicação em órgãos oficiais como requisito de eficácia -> atos administrativos gerais que produzirão efeitos externos ou os atos que impliquem ônus para o patrimônio público. Exigência de transparência da atuação administrativa -> deriva do princípio da indisponibilidade do interesse público. todos têm direito a receber informações do interesse particular, coletivo ou geral. exceto o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do estado.
Princípio da eficiência? -> diz respeito a uma atuação da administração pública com excelência, fornecendo serviços públicos de qualidade à população, com menor custo possível e no menor tempo. DOIS ASPECTOS: Modo de atuação do agente público -> espera-se a melhor atuação possível, a fim de obter os melhores resultados, avaliação especial de desempenho. Modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração -> alcancem os melhores resultados na prestação dos serviços públicos realizados para resultados.
Princípio da razoabilidade e da proporcionalidade? -> os dois princípios se limitar ao poder discricionário. Razoabilidade -> impõe que, ao atuar dentro da discrição administrativa, o agente público deve obedecer a critérios aceitáveis do ponto de vista racional com senso normal da pessoa. Proporcionalidade -> exige o equilíbrio entre os meios que a administração utiliza e os fins que ela deseja alcançar, segundo os padrões comuns da sociedade. possui três elementos que devem ser analisados adequação; necessidade e proporcionalidade em sentido estrito. tem por objetivo o controle do excesso de poder.
Princípio do controle ou tutela? -> foi elaborado para assegurar que as entidades da administração indireta observem o princípio da especialidade. garantir a observância de suas finalidades institucionais.
Princípio da autotulela? -> possui o poder de controlar os seus próprios atos, ANULANDO-OS quando ilegais ou REVOGANDO-OS quando inconvenientes ou inoportunos. -> decai em CINCO anos o direito da administração de anular os atos, salvo comprovada má-fé.
Princípio da motivação? -> o administrador deve indicar os fundamentos DE FATO e DE DIREITO que o levam a adotar qualquer decisão, demonstrando a correlação lógica entre a situação e as providências adotadas. -> ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores informações.
Princípios -> incumbe ao poder público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. -> a continuidade não possui caráter absoluto, existindo situações em que é possível a paralisação temporária dos serviços públicos. não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação emergência ou após prévio aviso.
Princípio do contraditório e da ampla defesa? -> aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Contraditório -> tomar conhecimento das alegações da parte contrária e contra eles poder se contrapor. Ampla defesa -> confere ao cidadão o direito de alegar e provar o que alega, valando de todos os meios e recursos. -> em processo administrativo disciplinar, não é obrigatória a defesa técnica por advogado.
Princípio da especialidade? -> ideia de descentralização administrativa, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas.
Show full summary Hide full summary

Similar

ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
Direito Administrativo
ana amaral
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10