Processo Civil - Ação

Description

Ação.
Anderson Lopes
Flashcards by Anderson Lopes, updated more than 1 year ago
Anderson Lopes
Created by Anderson Lopes about 10 years ago
56
0

Resource summary

Question Answer
Quais são as teorias que explicam a natureza jurídica da ação?  Teoria Clássica Civilista ou Imanentista (Savigny)  Teoria da ação como direito concreto (Windscaeid e Muther)  Teoria da ação como direito abstrato (Degenkolb e Plósz) e  Teoria Eclética ou mista (Liebman).
Em que consiste a Teoria Clássica Civilista ou Imanentista (Savigny)? Essa teoria dizia que a ação não era um direito autônomo, entendia-se que não podia haver ação sem direito, nem direito sem ação.
Em que consiste a Teoria da ação como direito concreto (Windscaeid e Muther)? Para essa teoria a ação é um direito autônomo, mas só existe ação quando também exista o próprio direito material. Ação, seria, então, o direito à sentença favorável.
Em que consiste a Teoria da ação como direito abstrato (Degenkolb e Plósz)? Para essa teoria a ação seria o direito a jurisdição. Ou seja, o direito de ação é o direito à composição do litígio, seja a sentença favorável ou não, houve ação.
Em que consiste a Teoria Eclética ou mista (Liebman)? Para essa teoria a ação é o direito a uma sentença de mérito, porém só existiria o direito de ação se estivesse presente alguns requisitos, chamados de condições da ação. Art. 3°, 267 e 295 do CPC.
Existem três correntes interpretativa entre os doutrinadores sobre a Teoria Eclética ou mista (Liebman), quais são elas? 1° Corrente Rejeita a teoria Eclética ou mista sob o argumento que as condições da ação se confundem com o mérito ( Olvídio Batista e Haraquiz de Assis); 2° Corrente aceita a teoria Eclética ou misto, porém com algumas observações, por exemplo, as condições da ação como exercício (Arruda Alvim, Barbosa Moreira). Teoria Mais aceita entre os processualistas brasileiros. 3° Corrente com a Teoria da Asserção – As condições da ação devem ser verificadas segundo as afirmações do autor (In Statu Assertionis = Segundo as afirmações). As condições da ação devem ser verificas antes da instrução processual (Jose Bedaque).
Show full summary Hide full summary

Similar

Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
RECURSOS
Bruna Carneiro
Atos Processuais
Rogerio Lima
Atos Processuais (Direito Processual Civil)
Luís Felipe Mesiano
Procedimento de Ação Monitória
Natália Oliveira
Competência de Foro
hosanagarcia
Questões de lacunas - Art 200 ao Art 202 do CPC
Luís Felipe Mesiano
Questões de lacuna - Art 218 ao Art 232 do CPC
Luís Felipe Mesiano
Teoria geral das provas
Nathália Gomes
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
Bruna Carneiro
APELAÇÃO
Bruna Carneiro