Direito Constitucional - Nacionalidade

Description

Concurso Público Direito Constitucional Flashcards on Direito Constitucional - Nacionalidade, created by Luiz Rogerio Bayma Campos on 13/05/2016.
Luiz Rogerio Bayma Campos
Flashcards by Luiz Rogerio Bayma Campos, updated more than 1 year ago
Luiz Rogerio Bayma Campos
Created by Luiz Rogerio Bayma Campos almost 8 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
nacionalidade originária é aquela que independe da vontade do indivíduo Art 12, I
nacionalidade secundári depende da vontade do indivíduo Art 12, II
Quem são os brasileiros natos que nascem no brasil? a) nascem no brasil de pais brasileiros ou de estrangeiros que NÃO estejam a serviço de seu pais.
Quem são os brasileiros nascidos no exterior? Filhos de pais brasileiros que estão a serviço do Brasil; OU Flhos de brasileiros que são registrados em repartição pública brasileira OU Filho de brasileiros que venham a residir em qualquer tempo no Brasil e decidem optar pela nacionalidade brasileira.
Quem pode se naturalizar brasileiro? Aquele que reside em pais de lingua portuguesa por um ano ininterrupto E tenha idoneidade moral OU Residência ininterrupta no Brasil por 15 anos E ausência de condenação penal
Existe tratamento diferenciado entre brasileiro natos e naturalizados? A regra é não diferencia mas existem casos de exceção.
Quais cargos que naturalizado não pode ocupar? Presidente e Vice Presidente Presidente da Câmada dos Deputados Presidente do Senado Federal Ministro do STF Carreira diplomática Oficial das forças armadas MInistro de Estado da DEFESA DICA: MP3.COM
Quais são as condições para extradição? NATO: Jamais! NATURALIZADO: se tiver crime praticado antes da naturalização OU tráfico ilícito de entorpercentes (antes ou depois da naturalização)
Portugueses podem ter mesmos direitos que Brasileiros? Sim, se tem residência permanente no Brasil, se houver reciprocidade com os brasileiros, terão os mesmo direitos dos Brasileiros, salvo os casos previstos nesta Constituição.
Brasileiro nato pode perder a nacionalidade? Sim, se adquirir outra nacionalidade secundária (por vontade própria)
Quais os casos de perda de nacionalidade? O naturalizado se tiver sentença judicial por atividade nociva ao interesse nacional. O nato ou naturalizado se adquirir outra nacionalidade, salvo: a) se segunda nacionalidade for originária b) se segunda nacionalidade for imposta pela norma estrangeira para permanencia no país ou para ter direitos civis.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais
Lucas Ávila
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Constitucional I - Cartões para memorização
Silvio R. Urbano da Silva
CONSTITUIÇÃO
Mateus de Souza
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 3
Anaximandro Martins Leão
Direito Constitucional - Brutal - Tribunais
Rômulo Campos
Espécies de Agente Público
Gik
Poder Constituinte
Jay Benedicto
NA CONSTITUIÇÃO - Princípios Gerais
daniel_cal