Trabalho de Geografia

Description

rata-se de climas e biomas brasileiros
andressascappini
Flashcards by andressascappini, updated more than 1 year ago
andressascappini
Created by andressascappini almost 8 years ago
25
0

Resource summary

Question Answer
A hidrografia e os biomas brasileiros Andressa - 7ºC número 2 ano : 2016 O objetivo deste trabalho é apontar as principais informações sobre a hidrografia e os biomas brasileiros.
A hidrografia do Brasil. A hidrografia brasileira é caracterizada no cenário mundial pela sua expressiva rede hidrográfica. As hidrografias predominam rios peneres , caudalosos e foz em estuário apenas dois de seus grandes rios Amazonas e o Paraguai tem rios de planíces , os demais são de planalto
Região hidrográfica Amazônica Em território brasileiro , o Rio Amazonas e seus afluentes são usados como meio de comunicação e transporte no Norte do país . Corresponde a um quinto de água doce do pais .
Região hidrográfica do rio São Francisco Esse rio tem extrema importãncia econômica para a economia e para a população da região, nasce na Serra da Canastra, segue na direção sul-norte, mudando para a direção sudeste e desaguando no Oceano Atlantico
Região hidrográfica do rio Paraná Destaca-se por esta localizada em uma região de grande desenvolvimento econômico e alta concentração de população. Curitiba,Brasilia,Goiânia, Campinas, Campo Grande e Uberlândia são as cidades consideradas mais importantes na área de sua abrangência. Destacam-se os rios Parana (principal), Tiete, Grande, Paranaíba e Piquiri
Os biomas do Brasil Um bioma é a interação entre elementos naturais , como, clima , hidrografia,relevo e solo.Formam paisagens diferentes que se estendem pelo território brasileiro
Bioma Mata Atlântica Esse bioma compreendia uma porção do litoral , Rio Grande do Sul e sudeste do país ao Rio Grande do Norte e algumas faixas do interior do Sul e sudeste do país. Devido a ocupação humana sua área de abrangência
Mata Atlântica O clima é quente e úmido , com chuvas regulares e bem distribuídas no decorrer do ano e terrenos formados por planaltos, serras e morros. É o bioma que mais sofreu ações da sociedade .
Mata de araucárias Com terrenos mais elevados , é geralmente encontrado na região sul do pais , em áreas com verões quentes e invernos frios. Sua vegetação é composta por pinheiros do gênero Araucaria angustifolia . Seus principais elementos são ; xaxim, erva-mate. cedro, ipê, imbuia e a canela. A agricultura é o que destroem essas paisagens
Manguezais Com vegetações litorânea os mangues ocorrem em áreas da costa litorânea, de clima tropical e subtropical, em terrenos d e solos formados por argila e barro e que alagam durante a maré alta. Formada por árvores e arbustos sua vegetação cresce acima da terra.
Restingas São áreas degradadas pelo avanço das cidades e dos balneários e pela pratica do turismo e da caça predatória. São um conjunto de cobertura vegetal nos litorais.
Bioma Pantanal Este bioma apresenta verões quentes e invernos frios e secos , com campos que inundam nas chuvas de verão . As principais formas de transformação de suas paisagens acontecem pelas atividades econômicas desenvolvidas, entre as quais podem ser citadas a pecuária e a agricultura.
Bioma Cerrado Esse bioma é formado por arvores de pequeno porte , que são adaptadas a duas estações : úmida e seca. As atividades econômicas mais desenvolvidas destaca-se a agricultura.
Bioma Caatinga Composta por vegetação rasteira é outro importante bioma que forma as paisagens brasileiras. São especias que resistem a falta de água, já que o tipo climático da região de sua ocorrência tem características principais os longos períodos de seca.
Bioma Pampa Formam as paisagens naturais em diversas regiões do Brasil ; com o predomínio de vegetação rasteira e gramínea os terrenos de suas ocorrências são baixos, planos e levemente ondulados e o clima caracteriza-se por verões quentes e inverso frios.
FIM O conteúdo estudado foi uma nova "forma" de ver o Brasil e classificar suas diversas regiões. Eu achei interessante pois podemos descobrir mais sobre os climas do Brasil. Quando começamos a ver biomas pensei comigo : - Hã o que é isto que o professor está explicando ? Bioma ? Nunca ouvi falar e nem sei o que é isto !?. E acabei descobrindo que os biomas estão mais presentes em nossas paisagens naturais do que pensamos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia-Hidrografia e Biomas
Maria Beatriz Moreira
Biomas
vanessamiyato
África - climas e biomas
Isabela Gomes de Andrade
Climas
tomaz.jm
Biomas e Hidrografias do Brasil
crisboracz
VEGETAÇÃO BRASILEIRA
Matheus Fagundes
Continente Americano
mileny velho
Zonas Climáticas
Eduardo Borges
A era Meiji e a economia Japonesa Hoje
larissa eleandra
Agropecuária
Jakeline Ribeiro