Trabalho morfologia dos solos

Description

Trabalho Fundamentos de Solos Flashcards on Trabalho morfologia dos solos, created by ricardosousa2014 on 20/05/2016.
ricardosousa2014
Flashcards by ricardosousa2014, updated more than 1 year ago
ricardosousa2014
Created by ricardosousa2014 almost 8 years ago
66
1

Resource summary

Question Answer
Conceito A morfologia tem como objetivo a descrição de forma de um objeto, retratando-o com palavras e desenhos. A morfologia dos solos descreve sua aparência no meio ambiente natural, segundo características visíveis a olho nu. A morfologia pode variar de acordo com o tipo do solo
Horizontes pedogênicos O solo é a camada superficial da crosta terrestre composta basicamente de minerais provenientes da degradação das rochas e de material orgânico de origem vegetal e animal. O processo de origem dos solos é chamado de pedogênese.
Simbologia usada na identificação dos horizontes São os símbolos dados aos horizontes do solo, muitas vezes visíveis a olho nu, como o horizonte O,A,E,C e R.
Características morfológicas do perfil do solo É a coleção de corpos naturais que ocupam parte da superfície terrestre e constituem o meio natural para o desenvolvimento das plantas terrestres. São elas: Cor, textura, estrutura, cerosidade, consistência, cimentação entre outras.
Características ambientais São características gerais externas ao solo, no qual são elementos que fazem parte do meio ambiente e processos que ocorrerão ou já ocorreram com o solo. Tais como: Localização, situação, declive e cobertura vegetal, litologia, formação geológica, material de origem, rochosidade, pedregosidade, relevo local, erosão, vegetação primária, uso atual, entre outros.
Descrição do perfil do solo Secção vertical que, partindo da superfície, se aprofunda até onde chega à ação do intemperismo, mostrando na maioria das vezes, uma série de camadas dispostas horizontalmente denominadas de horizontes.
Aplicações Usado para fazer uma análise, uma descrição completa do solo, para se desenvolver uma cultura, pecuária, lavoura, sistema integrado, entre outros. Onde está presente a seleção do local para descrição, sequência para exame morfológico do solo,coleta de amostras, formulários, lista de materiais necessários.
Show full summary Hide full summary

Similar

Chemistry Facts
beth2384
3. The Bolshevik's Seizure of Power
ShreyaDas
Chemistry 3 Extracting Metals Core GCSE
Chloe Roberts
GCSE CHEMISTRY UNIT 2 STRUCTURE AND BONDING
ktmoo.poppypoo
Lord of the Flies - CFE Higher English
Daniel Cormack
Atomic Structure
Jenni
IB Biology Topic 4 Genetics (SL)
R S
Poppies - Jane Weir
Jessica Phillips
Biology - B2 - AQA - GCSE - Exam Style Questions
Josh Anderson
Genes, The Genetic Code, DNA and Chromosomes
Bee Brittain
mi mapa conceptual
Gloria Romero