Legislação SUS (CF/88, Arts 196 ao 200) Blog Sinergia Concursos

Description

O Sistema Único de Saúde - SUS foi criado com a constituição de 1988, ganhando uma seção exclusiva na nossa carta magna, vale a pena conhecer os cinco artigos que tratam do sistema único de saúde conhecido no mundo inteiro como maior programa de saúde pública existente! Acesse o Blog: www.sinergiaconcursos.org
Orlando Lima
Flashcards by Orlando Lima, updated more than 1 year ago
Orlando Lima
Created by Orlando Lima almost 8 years ago
801
9

Resource summary

Question Answer
Qual é o principal responsável por ofertar ações e serviços de saúde à sociedade? Art. 196, CF/88: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção,proteção e recuperação.
Quais funções administrativas são exercidas pelo Estado ou poder público em relação a organização do SUS? Como disposto no Art. 197: são de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle,
Quem são os agentes envolvidos na execução dos serviços do SUS? A sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade.
Quem financia o Sistema Único de Saúde? § 1º. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.
Qual o percentual de investimento na saúde por parte da União? I - no caso da União, a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, não podendo ser inferior a 15% (quinze por cento); (Redação dada pela Emenda Constitucional no 86, de 2015)
As instituições privadas são proibidas de participarem do SUS? § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência às entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
As instituições privadas podem receber recursos públicos como auxílio ou ajuda financeira paga pelo governo? § 2º - É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às Instituições privadas com fins lucrativos.
Existe algum caso em que empresa estrangeira ou capital estrangeiro atue de forma dar assistência a saúde pública? § 3º - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
Quais as principais competências do SUS, segundo o Art. 200 da CF/88? controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde; executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica; ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a INOVAÇÃO; fiscalizar e inspecionar alimentos e bebidas; participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho, ou seja, saúde do trabalhador.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Gramática - Fonologia: Quiz II
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Crase Simulado concurso
Roberta Souza
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem