TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Description

TRTs Administração Geral e Pública Flashcards on TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, created by Gilson Rodrigues on 22/05/2016.
Gilson Rodrigues
Flashcards by Gilson Rodrigues, updated more than 1 year ago
Gilson Rodrigues
Created by Gilson Rodrigues almost 8 years ago
17
2

Resource summary

Question Answer
Quem é TAYLOR? Fundador da abordagem clássica buscar melhor eficiência através da racionalização do trabalho. Ligados ao estudo dos tempos e movimentos dos funcionários e geraram a administração CIENTÍFICA.
Quem é FAYOL? Tinha visão na estrutura da organização. Criador da teoria clássica da administração.
O que é administração CIENTÍFICA? Objetivo de maximizar o desempenho das organizações com melhores tarefas, reduzir as perdas e os desperdícios. Focava o estudo do tempo e movimento dos empregados no desempenho do chão de fábrica.
Quais os princípios da administração científica de taylor? Planejamento -> planejado pela organização e não operado conforme o critério individual do trabalhador. Preparo -> trabalhadores selecionados e treinados para as tarefas planejadas. Controle -> possível verificar se o que foi previsto está sendo cumprido. Execução -> atribuições e responsabilidades de execução distribuídas de forma planejadas.
IDEIAS em uma perspectiva sobre administração científica? CIÊNCIA, em lugar de empirismo. HARMONIA, em vez de discórdia. COOPERAÇÃO, e não individualismo. RENDIMENTO MÁXIMO, em lugar de produção reduzida. DESENVOLVIMENTO DE CADA HOMEM, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade.
DESVANTAGEM da administração científica de taylor? Homem, visto como uma máquina. Superespecialização nas poucas tarefas que executava rotineiramente. Não considera o trabalhador como ser humano e social. Não há comprovação científica a eficiência organizacional. Organização não era visto como um todo. Limitação do seu campo de atuação ao chão de fábrica industrial. Abordagem prescritiva e normativa utilizada não consegue atender a todos os tipos de atuação. Organização era vista como um sistema fechado.
O que é FORDISMO? É um sistema de produção em massa baseada na linha de montagem desenvolvida por ford.
Quais os princípios do FORDISMO? INTENSIFICAÇÃO -> redução do tempo de produção e máximização do uso dos equipamentos e matéria-primas, e maior agilidade na colocação do produto no mercado. ECONOMICIDADE -> reduzir o estoque de matéria prima ao mínimo para que enquanto os produtos finais seja vendidos, suficiente para pagar os custos e os salários. PRODUTIVIDADE -> aumento da capacidade de produção do trabalhador usando especialização na linha de montagem, isso é o processo vem até o trabalhador.
Qual a ênfase da teoria clássica de FAYOL? Na estrutura organizacional como um todo na obtenção de elevados graus de eficiência.
Quais as funções básicas da organização, para FAYOL? TÉCNICAS -> produção COMERCIAIS -> venda, compra e troca FINANCEIRAS -> gerenciamento e busca de capital SEGURANÇA -> relacionam com a proteção individual e patrimonial CONTÁBEIS -> a contabilidade ADMINISTRATIVAS -> formulação das questões gerais da empresa, integra e coordena as outras funções.
Quais as funções do administrador, para FAYOL? PREVER -> avaliar o futuro e traçar um plano. ORGANIZAR -> atividade que proporciona os recursos materiais e sociais para a empresa. COMANDAR -> atividade de dirigir o pessoal da organização. COORDENAR -> harmonia entre as atividades, esforços e atos do negócio. CONTROLAR -> verificação dos trabalhos para que se certifique de que tudo está caminhando conforme o planejado. P.O.C.C.C = POC³
Quais os 14 princípios gerais da administração de fayol? DIVISÃO DO TRABALHO -> especialização das tarefas e das pessoas. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE -> direito de dar ordens e esperar obediência. consequência natural da autoridade, dever de presta conta. DISCIPLINA -> obediência e respeito aos acordos estabelecidos. UNIDADE DE COMANDO -> receber ordens de apenas um superior. UNIDADE DE DIREÇÃO -> uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividade. SUBORDINAÇÃO DOS INTERESSES INDIVIDUAIS AOS GERAIS -> interesse da enpresa devem sobrepor-se aos particulares. REMUNERAÇÃO DO PESSOAL -> justa e garantida satisfação para os empregados. CENTRALIZAÇÃO -> concentração da autoridade. CADEIA ESCALAR -> linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. ORDEM -> cada coisa em seu lugar. EQUIDADE -> justiça para alcançar a lealdade do pessoal. ESTABILIDADE DO PESSOAL -> mais tempo uma pessoa ficar no cargo, melhor para empresa. INICIATIVA -> capacidade de visualizar um plano e assegurar o seu sucesso. ESPÍRITO DE EQUIPE -> harmonia e a união entre as pessoas.
DESVANTAGEM da teoria clássica de fayol? Abordagem é bastante simplificada. Não há comprovação formal de seu funcionamento científico. Concepção extremamente racional da administração. Visão excessivamente mecanicista da organização. Desconsidera a importância da organização informal. Organização é vista como um sistema fechado.
Conceito da teoria das relações humanas? Busca dar ênfase às pessoas. Homem social, reage a incentivos sociais e simbólicos com que sua produtividade seja superior. Elton Mayo ficou conhecida como experiência de hawthorne.
Quais os princípios básicos da abordagem humanística? Importância da integração social Comportamento social dos funcionários Importância das recompensas e sanções sociais Existência de grupos informais Importância das relações humanas Relevância do conteúdo do cargo Ênfase nos aspectos emocionais
DESVANTAGEM da teoria das relações humanas? Deixava de considerar muitos aspectos importantes em oposição à abordagem clássica. Pecado estava em acreditar que os interesses da organização e dos funcionários poderiam ser os mesmo. Concepção do operário era muito ingênua e romântica. Campo experimental utilizado foi muito limitado. Conclusões dessa teoria são muito parciais, apenas a visão da organização informal. Boas relações dos grupos informais não geram necessariamente boa produtividade. Foco da teoria está na manipulação das relações humanas.
Quais os fundamentos da abordagem NEOCLÁSSICA? Processo operacional composto por funções, como: planejamento, organização, direção e controle. Valor preditivo. Princípios universais. Cultura e o universo físico e biológico geram impactos no ambiente do administrador.
Quais as principais características da teoria neoclássica? Ênfase na prática administrativa -> busca resposta para problemas reais. Reafirmação, até certo ponto, da teoria clássica -> pressupostos clássicos são retomados. Ênfase nos princípios gerais -> os administradores pudessem usar o conhecimento na prática. Ênfase nos resultados e objetivos -> foco da organização não deve ser sobre si mesma, mas sim sobre os objetivos e resultados que ela deve alcançar. Existência de conceitos ecléticos -> são diversos, absorvendo ideias de diferentes teorias administrativas.
Quais são os princípios básicos de organização? DIVISÃO DO TRABALHO -> traz maior produtividade e rendimento do pessoal, eficiência da organização e redução dos custos. níveis (institucionais, intermediário e operacional). ESPECIALIZAÇÃO -> cada orgão e cada cargo passam a ser responsáveis por trabalhos especializados específicos. HIERARQUIA -> desdobramento da função de comando para que cada pessoa responda a um chefe específico. vai da base da organização até o seu nível mais elevado. AMPLITUDE ADMINISTRATIVA -> trata-se do número de funcionários que um administrador pode supervisionar, e é conhecida também amplitude de comando ou de controle.
Quais as vantagens e desvantagens da CENTRALIZAÇÃO? VANTAGENS: Decisões tomadas por quem conhece a organização de forma global; Permite uma visão de longo prazo da organização; Decisões consistentes com os objetivos e estratégia; Melhor capacitação dos administradores do topo; Elimina custos de vários tomadores de decisões. Evita decisões tomadas de maneira incoerente por diferentes gestores. DESVANTAGENS: Distância do dia-a-dia cria decisões que podem não ser adequadas; Comunicação deve ir e voltar do topo para a base, o que aumenta os custos, perda de informações e prejudica a agilidade.
Quais as vantagens e desvantagens da DESCENTRALIZAÇÃO? VANTAGENS: Decisões são tomadas mais próximas de onde os problemas ocorrem, além de economizar tempo; Pessoas ficam mais motivadas para o trabalho e interessadas nas decisões; Diretores do topo ficar com mais foco nas decisões mais relevantes; Redução dos gastos com comunicação, burocracia e papéis; Aumento da autonomia há uma redução dos custos de supervisão. DESVANTAGENS: Decisões deixam de ser tomadas de maneira coerente entre si, tomadas por diferentes gerentes; Especialistas nas assessorias superiores da organização são menos aproveitados; Necessidade de investimentos em capacitação de várias decisões da organização, o que aumenta o custo.
Quais as FUNÇÕES do administrador? PLANEJAMENTO -> decisão sobre o futuro desejado e os caminhos para atingi-lo. ORGANIZAÇÃO -> envolve o estabelecimento das tarefas, estrutura organizacional e de cargos, estruturá-lo e integrá-lo para o sucesso. DIREÇÃO -> fazer as coisas funcionarem por meio da comunicação e liderança dos funcionários, motivação para alcançar os objetivos. CONTROLE -> verificação do cumprimento do planejamento, incluindo tomada de ações corretivas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Coponentes da Qualidade do serviço
luana Santosa
Qualidade Percebida do Serviço
luana Santosa
Untitled
adrianoas72
C1 - Formulae to learn
Tech Wilkinson
An Inspector Calls: Characters
bexjrutherford
MODE, MEDIAN, MEAN, AND RANGE
Elliot O'Leary
FCE Practice Fill In The Blank
Christine Sang
GCSE AQA Biology - Unit 2
James Jolliffe
Evolution
rebeccachelsea
History- Medicine through time key figures
gemma.bell
Core 1.4 Developments in Modern and Smart Materials
T Andrews