Funções

Marcos do Help
Flashcards by Marcos do Help, updated more than 1 year ago
20
0
0

Description

Flashcards de funções matemáticas
Tags

Resource summary

Question Answer
Qual é a variável independente e qual é a variável dependente quando temos a lei da função y = f(x)? "x: variável independente. y: variável dependente."
Existe diferença em escrever y = f(x) e x = f(y)? Justifique. "Sim. Para y = f(x), y varia em função de x (variável independente). Para x = f(y), temos o contrário. x varia em função de y (variável independente)."
Se y = f(x), existe apenas um valor de y para cada x. Esta afirmativa é VERDADEIRA ou FALSA? VERDADEIRA
Se y = f(x), existe apenas um valor de x para cada y. Esta afirmativa é VERDADEIRA ou FALSA? FALSA
Na lei da função L(x) = 40x, identifique a variável dependente e a variável independente. "L(x): variável dependente. x: variável independente."
Defina domínio de uma função y = f(x). É o conjunto de valores que podem ser assumidos por x, sem restrições.
Defina contradomínio de uma função y = f(x). É o conjutno de valores que podem ser assumidos por y.
Defina imagem de uma função y = f(x). É o conjunto de todos os valores assumidos por y quando os valores do domínio (x) são aplicados à lei da função.
Em uma função f de A em B, sendo A o domínio e B o contradomínio, o conjunto imagem de f - Im(f) - está contido em B. Esta afirmativa é VERDADEIRA ou FALSA? VERDADEIRA
Em uma função y = 1/x, qual é a restrição para x? Logo, qual é o seu domínio? x deve ser diferente de zero. Logo, o domínio será o conjunto de todos os números reais (R) exceto o número zero.
Em uma função y = raiz de x, qual é a restrição para x? Logo, qual é o seu domínio? x deve ser maior ou igual a zero. Logo, o domínio será o conjunto dos números reais (R) exceto os números negativos.
Em uma função y = 1/raiz de x, qual é a restrição para x? Logo, qual é o seu domínio? x deve ser maior que zero. Logo, o domínio o conjunto de todos os números reais positivos.
O sistema de eixos ortogonais x e y é denominado plano _______. Cartesiano.
O eixo horizontal do plano cartesiano (x) também é conhecido como eixo das _________. Abscissas
O eixo vertical do plano cartesiano (y) também é conhecido como eixo das ___________. Ordenadas
Em um par ordenado (a, b), quem corresponde a abscissa e quem corresponde a ordenada? "a: abscissa (x) b: coordenada (y)"
Quando uma linha vertical, paralela ao eixo das ordenadas, "corta" um gráfico e mais de uma posição, podemos afirmar que este não é o gráfico de uma função. Por quê? Pois quando temos uma função, existe apenas um valor de y para cada x.
Defina função y = f(x) injetiva (ou injetora). Uma função é injetiva quando existe apenas um correspondente na imagem para um elemento do domínio. Ou seja, se x1 é diferente de x2, f(x1) é diferente de f(x2).
Defina função y = f(x) sobrejetiva (ou sobrejetora). Uma função é sobrejetiva quando o conjunto imagem é igual o contradomínio.
Defina função y = f(x) bijetiva (ou correspondência biunívoca) Uma função é bijetiva quando é injetiva e sobrejetiva ao mesmo tempo.
Se uma função é injetiva e x1 é diferente de x2, posso afirmar que f(x1) será igual ou diferente de f(x2)? Diferente. Pois, sempre que temos uma função injetiva (ou injetora), cada y terá apenas um correspondente em x.
Show full summary Hide full summary

Suggestions

Função do 2º grau
Marcos do Help
QUIZ - FUNÇÃO DO 1° GRAU
Clean Maria Reis
Matemática - Probabilidades
stellalorelay
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Equações estatísticas
Luiz Fernando
Porcentagens e Frações
luciahelenaferre
Conjuntos Numéricos
Laura Louis