Império Oligárquico

Description

Flashcards do Império Oligárquico
Marcos do Help
Flashcards by Marcos do Help, updated more than 1 year ago
Marcos do Help
Created by Marcos do Help almost 8 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
Quais eram as tendências partidárias no início do 2 Reinado? Conservadores(burocracia estatal, grandes comerciantes, fazendeiros). Liberais(profissionais liberais urbanos e agricultores)
São semelhanças econômicas do período colonial ao segundo reinado: Produção de gêneros de exportação como o café.
São diferenças economicas entre o período colonial ao segundo reinado. Novos produtos como o cacau e a borracha. Aumento da classe assalariada.
A partir de 1820, ocorreu uma expansão cafeeira para o Estado: Estado de São Paulo, solo fértil, temperaturas adequadas e chuvas regulares.
O que o fim do tratado de comércio com a Inglaterra, em 1842, gerou de mais importante? Desenvolvimento manufatureiro com destaque para o empresário Barão de Mauá.
Qual era o principal motivo para a Inglaterra apoiar o fim do tráfico negreiro? Ampliação do mercado consumidor de gêneros industrializados.
A imigração subvencionada a partir de 1870 foi: Sistema governamental de contratação e custeio da vinda de imigrantes ao Brasil, medida tomada por pressão dos fazendeiros do Sul.
Em 1850 foi aprovada a Lei de Terras, segundo ela: Propriedade privada só por compra, e não mais por doação ou posse, feita por pressão da aristocracia rural.
Durante o 2 Reinado tivemos um período político de destaque em estabilidade e modernização, conhecido como: Conciliação Oligárquica( Apogeu do Império, 1850 à 1870)
Quais foram as principais reivindicações da revolução praieira? voto livre e universal, liberdade de imprensa, garantia de trabalho, a nacionalização do comércio, abolição do trabalho escravo.
Tentaram proibir com a lei Bill Aberdeen, mas no fim das contas: A lei gerou aumento do número de escravos negros no Brasil, e aumento do preço dos escravos.
Fala aí, qual foi a questão Christie? O embaixador inglês Christie ficou bolado pelo roubo a uma carga inglesa no Rio Grande do Sul e pela prisão de marinheiros inglêses que estavam bebados na rua.
Depois da famosa questão Christie, q q pegou com nossa política externa? O Brasil chegou a pagar a multa de 3200 libras, mas como a Inglaterra não pediu desculpas, as relações diplomaticas entre os dois países foram cortadas durante 2 anos.
Qual era a do Brasil em relação ao Rio Prata? O Brasil tinha o objetivo de controlar a navegação no rio, especialmente para garantir acesso a províncias como a do Mato Grosso.
No que Solano López mandava bem? Fez uma respeitável marinha fluvial e um poderoso exército, queria ter acesso ao pacífico.
No que Solano López mandava mal? Queria fazer uma ocupação dos países da Tríplice aliança que era fisicamente IMPOSSÍVEL, além de ter uma população muito pequena comparada à da Triplice Aliança.
E a guerra do Paraguai, rolou pq? O Paraguai queria o controle do Rio Prata, rompeu relações diplomáticas c o Brasil e ainda aprisionou navios brasileiros.
Qual país estava por traz, só gerando a polêmica da guerra do Paraguai? A Inglaterra tava financiando a guerra, já que o desenvolvimento industrial paraguaio ameaçava tanto o mercado consumidor inglês na região quanto a hegemonia inglesa em produtos industriais.
Quais são os efeitos da guerra do Paraguai? Morte de 75% da população Paraguaia, endividamento brasileiro com a Inglaterra e o fortalecimento e institucionalização do exército brasileiro.
Peraí!! Qual a relação entre a extinção da escravidão no Brasil e a base social de apoio a monarquia?? O governo foi a favor da abolição estabelecendo as leis do ventre livre e lei dos sexagenários, contra a vontade das províncias de MG, SP e RJ,elites mais poderosas do país.
Vixi, rolou treta entre a Igreja Catolica e o governo imperial brasileiro no final do sec XIX! Motivos? O Papa, através da bula Syllabus, proibiu a permanência de membros da marçonaria dentro da igreja. O Imperador, que pertencia à marçonaria e cercado por políticos que pertenciam à marçonaria, rejeitou a bula.
Show full summary Hide full summary

Similar

Declínio das Oligarquias
Marcos do Help
O Governo-Geral Brasil colônia
jacson luft
Iluminismo
Priscila Reinaldo
Idade Média
Duda moschen
Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
Isadora Borges
Historia - Feudalismo
Maria Clara Ferreira
O Governo-Geral Brasil colônia
THIAGO GIRALDI FONSECA
Filosofia Medieval
Artur B. Linhares
Antiguidade Oriental
Izadora Sulzbacher
Independência do Brasil.
Marina Amaral
HISTÓRIA DA LITERATURA
Thais Meira