República da Espada

Description

Flashcard da República da Espada
Marcos do Help
Flashcards by Marcos do Help, updated more than 1 year ago
Marcos do Help
Created by Marcos do Help over 7 years ago
311
9

Resource summary

Question Answer
São 3 projetos políticos republicanos pós-império (1889): República liberal(Cafeicultores paulistas e pelo PRP). República Jacobina(Pop. Urbana, baixa classe média e intelectualizados). República Positivista(Exército).
Ta sabendo dos ideais da Rep. Jacobina? Explica pra nós: Defendiam a liberdade pública e um regime baseado na vontade geral.
Deodoro da Fonseca já chegou causando!! Diga o que ele fez: Extinção das instutuições imperiais, banimento da família imperial, separação entre ingreja e Estado, naturalização de extrangeiros residentes no Brasil.
Defina o Encilhamento: Febre especulativa durante os primeiros anos de república, diante da possível industrialização rápida do país, gerando violento processo inflacionário.
Quem implementou o Encilhamento e por quê? O Ministro Rui Barbosa implementou o encilhamento na tentaiva de possibilitar um rápido crescimento industrial brasileiro.
Que que rolou com a economia brasileira depois do Encilhamento? Crise econômica causada pelo violento processo inflacionário, devido às emissões de papel moeda sem lastro.
Fala aí, principais pontos da constituição de 1891!! Brasil se tornou uma república federativa, divisão dos 3 poderes independentes entre si, voto universal masculino.
Por que Deodorim da Fonseca renunciou? Vários setores da sociedade se opunham ao governo: congresso, exército, trabalhadores e a marinha. Diante das crescentes pressões Deodoro renuncia.
Chamaram a política de Floriano Peixoto de paternalista! Pq? Ele era pai, era? Medidas populares geraram uma situação na qual o povo não participava do governo, não apresentava reinvindicações próprias, mas concessões dadas por Floriano eram recebidas como "presentes".
Em 1891 rolou a Revolta Armada!! O que foi isso? Uma ação coletiva da marinha contra o governo autoritário de Deodoro da Fonseca, a marinha apontou os canhões dos navios para a cidade do RJ.
Explica aí, como foi a passagem do bastão entre Floriano Peixoto e Prudente de Morais? Os paulistas que sempre tiveram ao lado de Floriano, lançaram a campanha de Prudente de Morais que foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto.
Hora de falar sobre a guerra de Canudos! Qual foram as principais causas? Injusta situação fundiária do País e à situação de abandono que estava a população mais humilde do país!
Como Canudos ajudou na consolidação do predomínio político dos civis? Com os sucessivos insucessos nos conflitos de Canudos o exército perdeu força e posição política, abrindo caminho há uma consolidação das oligarquias cafeicultoras.
História virou inglês?! Defina o founding-loan de 1898: Acordo entre o governo brasileiro e os bancos credores sobre a negociação da dívida externa brasileira, feito por Campos Sales.
Como foi a política de saneamento financeiro de Joaquim Murtinho? Joaquim Murtinho realizou um corte radical nos gastos do governo, inclusive com a paralisação quase total das obras públicas e o desestímulo às indústrias.
O que foi o Convênio de Taubaté? Plano de intervenção estatal na cafeicultura. Objetivo de promover o aumento de preço dos produtos pela compra do café pelo governo.
O que o convênio de taubaté gerou? Endividamento externo dos governos estaduais e aumenta da concorrência internacional na produção do café.
O Café tava em crise!! O que o governo da República Velha fez para valorizá-lo a partir de 1906? Foi feito o Convênio de Taubaté.
Além da Vacina obrigatória, o que mais gerou a revolta popular de 1904 no RJ? As medidas de combate à inflação anos antes feitas por Joaquim Murtinho e a expulsão de contingentes populares durante a reforma do RJ.
Defina a famosa política do café com leite! Acordo feito entre as oligarquias de SP e MG, para ocuar de forma alternada a presidência. SP era o principal produtor de café e MG tinha maior número de eleitores.
A política dos governadores significou a resolução da contradição entre? O presidencialismo e o federalismo, ou seja, uma cooperação entre os governadores e o presidente. Ou seja, apoiio do presidente em troca de autonomia aos governadores.
Qual o instrumento encontrado pela Política dos governadores para garantir o acordo entre governadores e governo federal? A Comissão de Verificação de Poderes, que controlava os resultados das eleições, garantia-se a representação parlamentar dos governadores alinhados com o governo federal.
Defina a famosa política do coronelismo! Coroneis tinham verdadeiros currais eleitorais, onde dominavam os votos das populações que recebiam suas assistencias ou recorria à violência para conseguir os votos.
O coronelismo foi resultado de qual realidade política dos Estados? Motagens de modernas instituições - autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas arcaicas baseadas na grande propriedade rural.
A campanha civilista de Rui Barbosa foi gerada pela disputa de quais forças políticas? De um lado estava Hermes da Fonseca, com o apoio de MG e do restante do país. Do outro estava SP representado por Rui Barbosa.
O que foi o Salvacionismo aplicado durante o governo de Hermes da Fonseca? Foi uma política de substituição dos grupos oligárquicos por outros, causados pelas desavenças de Hermes da Fonseca com a oposição paulista e baiana.
Show full summary Hide full summary

Similar

O Governo-Geral Brasil colônia
jacson luft
Iluminismo
Priscila Reinaldo
Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
Isadora Borges
Idade Média
Duda moschen
Historia - Feudalismo
Maria Clara Ferreira
O Governo-Geral Brasil colônia
THIAGO GIRALDI FONSECA
Filosofia Medieval
Artur B. Linhares
Antiguidade Oriental
Izadora Sulzbacher
Independência do Brasil.
Marina Amaral
HISTÓRIA DA LITERATURA
Thais Meira
Antiguidade Clássica: Grécia II
Bruno Fernandes3682