Noções de estatística

Description

CBMDF MATEMÁTICA (6. Noções de estatística) Flashcards on Noções de estatística, created by Cleber Vieira on 17/07/2016.
Cleber  Vieira
Flashcards by Cleber Vieira, updated more than 1 year ago
Cleber  Vieira
Created by Cleber Vieira over 7 years ago
38
3

Resource summary

Question Answer
1) População, amostra População: conjunto de todas as entidades sob estudo. Amostra: Subconjunto da população.
2) Variáveis contínuas e discretas É o Atributo ou características dos elementos avaliados. Continuas: Quando não é possível separar o valor de uma variável em relação ao próximo valor que ela possa assumir. Discretas: Quando podemos saber o valor que vem imediatamente após (ou antes de) outro.
3) Gráficos Muito utilizados na Estatística Descritiva. Histogramas: Gráficos onde as classes ou intervalos estão no eixo horizontal e o tamanho das barras verticais é proporcional à freq., absoluta ou relativa
4) Distribuição de frequências Frequência absoluta: Quantidade de vezes que cada elemento aparece. Frequência relativa: Quantidade de vezes que o elemento aparece dividida pelo total de elementos, normalmente expressa em %.
5) MEDIDAS DE POSIÇÃO As medidas de posição, ou de tendência central, nos fornecem pontos de referência para interpretar uma distribuição de dados. PRINCIPAIS: Média aritmética, Mediana e Moda
MÉDIA É a soma de todos os valores da variável observada, dividida pelo total de observações.
6) Mediana É a observação “do meio” quando os dados são organizados do menor p/ o maior. Ímpar: elemento central. Par: MA entre os dois elementos centrais.
7) Moda A moda é o valor da observação com maior número de frequências, ou repetições (isto é, é o valor que está “na moda”).
5) MEDIDAS DE DISPERSSÃO As medidas de dispersão (ou variabilidade) medem o grau de espalhamento dos dados de uma distribuição. PRINCIPAIS: Variância, o Desvio padrão e o Coeficiente de variação.
9) Desvio padrão (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação ou "dispersão" existe em relação à média (ou valor esperado).
8) Variância Quadrado do desvio-padrão;
10) Coeficiente de variação Estima a precisão de experimentos e representa o desvio-padrão expresso como porcentagem da média. Sua principal qualidade é a capacidade de comparação de distribuições diferentes.
11. FÓRMULAS
Show full summary Hide full summary

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Progressão Aritmética (P.A.)
claudiac_
Matemática 9º ano
Carlos Itapecuru
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes