6. TERMOQUÍMICA

Description

Classificação periódica dos elementos químicos. QUÍMICA (6. Termoquímica) Flashcards on 6. TERMOQUÍMICA, created by Cleber Vieira on 08/08/2016.
Cleber  Vieira
Flashcards by Cleber Vieira, updated more than 1 year ago
Cleber  Vieira
Created by Cleber Vieira over 7 years ago
104
3

Resource summary

Question Answer
1. TERMOQUÍMICA É a parte da Termodinâmica que estuda as quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas.
2. ENERGIA Capacidade de realizar trabalho ou de transferir calor
3. CALOR forma mais frequente das variações de energia que decorrem das reações químicas.
4. REAÇÕES QUÍMICAS
ESQUEMA FUNDAMENTOS IMPORTANTES EXOTÉRMICOS/ENDOTÉRMICOS
5. ENTALPIA e ENTROPIA Entalpia: Grandeza física que descreve a energia interna total de um sistema Entropia: Mede a parte da energia que não pode ser transformada em trabalho e então é dissipada na forma de calor.
6. ENERGIA LIVRE Energia livre termodinâmica refere-se à parcela da energia total de um sistema passível de ser transformada em energia mecânica via execução de trabalho por parte do sistema.
7. Espontaneidade de uma reação A espontaneidade das reações está relacionada a mais um fator: a entropia (S), ou seja, o grau de desordem do sistema.
8. ENTALPIA DE FORMAÇÃO A Entalpia de formação é a energia da reação quando forma 1 mol de substância, a partir das substâncias químicas (elemento no seu estado padrão). ADD (FÓMULAS) SQ: http://www.soq.com.br/conteudos/em/termoquimica/p3.php
9. ENTALPIA DE COMBUSTÃO É sempre uma reação exotérmica. É o calor liberado na reação de combustão de 1 mol de uma substância em presença de gás oxigênio O2(g) ADD (FÓMULAS) SQ: http://www.soq.com.br/conteudos/em/termoquimica/p3.php
IMPORTANTE: LEI DE HESS A Lei de Hess é uma lei experimental e estabelece que a variação de entalpia de uma reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação. ADD (FÓMULAS) SQ: http://www.soq.com.br/conteudos/em/termoquimica/p3.php
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani