Primeiros Anos da República

Description

- História (Transição do Império para República ) FlashCards sobre Primeiros Anos da República , criado por Gabriela Larenti em 10-08-2016.
Gabi Larentis
Flashcards by Gabi Larentis , updated more than 1 year ago
Gabi Larentis
Created by Gabi Larentis over 7 years ago
22
1

Resource summary

Question Answer
OS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA ▪️Após derrubarem a Monarquia, os militares e os cafeeiros entraram em confronto. ▪️Os militares queriam um governo com um Executivo forte, já os cafeicultores queriam uma república federativa.
GOVERNO DE MARECHAL ▪️Marechal Deodoro: Assumiu por ser um militar, porém, ainda apoiava a monarquia. Em seu governo foi criada a primeira constituição republicana e a segunda constituição brasileira. Destruiu todos os documentos ligados à época da escravidão ▪️Floriano Peixoto foi o vice de Deodoro. Era muito apoiado por ajudar as classes médias e menos favorecidas mas não quis continuar com a presidência
Ministro da fazenda Rui Barbosa ▪️Deodoro enfrentou vários problemas em seu mandato. O ministro da fazenda Rui Barbosa queria industrializar o Brasil, então autorizou os bancos a emprestar dinheiro. Com essa facilidade muitos criaram empresas fantasmas e outros investiram na Bolsa. Como consequência o dinheiro desvalorizou-se causando a ruína de muitos empresários.
Constituição Republicana (1891) ▪️A Constituição Republicana foi inspirada na Carta dos Estados Unidos. ▪️A constituição determinava: - O Brasil como república federativa presidencialista; - Três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. - O presidente da república e outros membros seriam eleitos pelo Voto Popular; - O direito de voto a todos os cidadãos brasileiros acima de 21 anos excluindo mulheres, analfabetos, mendigos, militares sem patente e religiosos; - A abolição da pena de morte; - A separação da Igreja e do Estado, que passava a ser responsável pela oficialização do casamento civil, nascimento e óbitos
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes