Renascimento

Description

Flash Cards para o trabalho de história sobre o Renascimento.
Marco Aurélio Sant'Anna Albernaz
Flashcards by Marco Aurélio Sant'Anna Albernaz, updated more than 1 year ago
Marco Aurélio Sant'Anna Albernaz
Created by Marco Aurélio Sant'Anna Albernaz over 7 years ago
129
2

Resource summary

Question Answer
Com o fim da Idade Média e com o começo do Renascimento as pessoas substituirão à visão teocêntrica para qual visão, e o que ela defendia ? As pessoas naquela época substituirão a visão teocêntrica pelo antropocentrismo e ela colocava o ser humano como centro do universo, o homem no lugar de Deus.
Quem eram os mecenas, e qual eram seus objetivos ? Os mecenas eram ricos burgueses que protegiam e patrocinavam os artistas, e seus objetivos eram exibir suas riquezas e prestígio e imortalizar sua própria figura.
Os renascentistas desenvolveram várias técnicas inovadoras para atingir beleza, o realismo e a perfeição nas pinturas. Que técnicas foram essas ? Essas técnicas inovadoras foram: a composição em pirâmide que era utilizada para transmitir harmonia, equilíbrio e para direcionar o olhar do observador, a perspectiva que criava a sensação de profundidade e volume, dando a pintura uma realidade tridimensional e a última técnica foi a de luz e sombra, que permitiu o uso das cores, dos tons e meios-tons para representar cenas, emoções e movimento.
O que foi o humanismo, e qual era o seu objetivo ? O humanismo foi um movimento intelectual do Renascimento que surgiu nos centros urbanos mais desenvolvidos da Península Itálica, e o seu objetivo era voltar-se para a busca do conhecimento sobre o ser humano e a natureza por meio da investigação, da observação e da crítica, valorizando a razão e o raciocínio lógico.
Show full summary Hide full summary

Similar

RENASCIMENTO CULTURAL
Lucas Villar
Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
paulaqueiroz
LITERATURA - RENASCIMENTO - AVENTURAS MARÍTIMAS
neusamiotto
Conhecimento no Pensamento Moderno - Anotações
Daniel Vieira Inácio
História da Arte
GoConqr suporte .
Renascimento
Gustavo Bueno
O Renascimento
Professor Junior
CEJA VIRTUAL - ENCARE O DESAFIO - FASCÍCULO 7
Elisabete Anacleto
SIMULADO _ 3º TRIMESTRE
gt_adri5
Renascimento Cultural e Artístico
Jordana Oliveira
Questões tema 1 O pensamento humanista e científico
Isabela Crispim