OSM_REVISÃO AULA 01

Description

DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Geani Cavallaro
Flashcards by Geani Cavallaro, updated more than 1 year ago
Geani Cavallaro
Created by Geani Cavallaro over 7 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
Conceito de Sistemas A palavra sistema ( do grego sistemics: combinar, ajustar, formar um conjunto) pode ser utilizado com vários sentidos diferentes. "Sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas que se caracterizam pelo propósito (objetivo) e pelo globalismo (totalidade).
Desse conceito resultam três características básicas do sistema: 1- Um conjunto de partes ( sistema apresenta vários elementos). 2- Partes integradas ( estão inter-relacionados e interagem entre si). 3- Propósito comum de alcançar determinado objetivo ( atingir o objetivo global do sistema)
Finalidade dos sistemas Todo sistema existe para alcançar um ou mais objetivos. Um objetivo é uma situação desejada, um resultado a alcançar. A eficácia está ligada aos fins, aos resultados, aos objetivos alcançados.
O que é um objetivo Um objetivo é uma situação desejada, um resultado a alcançar.
Componentes dos Sistemas Insumos ( inputs) Operação ( processamento) Saídas ou resultados ( outputs) Retroação/ realimentação ( feedback)
Defina Subsistema Parte de um sistema relacionados entre si
Defina Suprassistema O ambiente macro a que pertence o sistema. ( sistema maior) Ex: as moléculas existem dentro de células, que existem dentro de tecidos, que compõem os órgãos, que compõem os organismos etc.
Tipos de Sistemas Físicos ou concretos ( hardware) Conceituais ou abstratos ( software)
Quanto ao seu relacionamento com o meio ambiente, os sistemas podem ser classificados em: Fechados ou mecânicos Abertos ou orgânicos
Sistema fechados ou mecânicos As entradas e saídas para o meio ambiente externo são pouco conhecidas. Deterministicos em que cada entrada produz determinada saída. Altamente previsíveis e sujeito a certeza.
Abertos ou orgânicos Sistemas que têm uma infinidade de entradas e saídas para o meio ambiente externo que nem sempre são conhecidas. Mantêm intenso intercâmbio com o ambiente e com isso precisam, na medida em que este muda, adaptarem-se.
Definição de sinergia Quando as partes estão perfeitamente interligadas, o que ocorre em cada uma delas influencia as demais e cada parte ajuda a outra: o resultado do sistema torna-se maior do que a soma dos resultados de suas partes, porque o entrelaçamento delas produz um efeito multiplicador que recebe o nome de sinergia
Defina Entropia Processo pelo qual todas as formas organizadas, as tendem à exaustão, à desorganização, à desintegração e no fim à morte. Ocorre quando as partes não estão bem interligadas.
Negentropia É o mesmo que entropia negativa. Para sobreviver os sistemas abertos precisam se mover para deter o processo entrópico e reabastecerem-se de energia a fim de garantirem indefinitivamente suas estruturas organizacionais.
Diferença de DADO e INFORMAÇÃO Dados, constituem a matéria-prima básica da informação. Informação, conhecimento relevante produzido como resultado de um conjunto de dados ou de um processamento de dados.
Cinco etapas do processo de comunicação Fonte, Transmissor, Canal, Receptor, Destinatário
Quais são as três técnicas de registro de informação Entrevista Questionário Observação Pessoal
Show full summary Hide full summary

Similar

vendas ativas
Pamela Evelim
Culinária: bolo
HERICK NAIBERT
Organograma
Emily Mello
Análise de cargos
Yuri Kayser
Autoridade,Poder e hierarquia
Yuri Kayser
Centralização, Descentralização, Delegação
Yuri Kayser
fluxograma
Julia Silva
Sem título
Yuri Kayser
Conferences of the Cold War
Alina A
Test your Knowledge with Quizzes
daniel.praecox
Using GoConqr to study science
Sarah Egan