A Industrialização do Brasil

Description

Flashcards on A Industrialização do Brasil, created by Isabella Rodrigues on 08/09/2016.
Isabella Rodrigues
Flashcards by Isabella Rodrigues, updated more than 1 year ago
Isabella Rodrigues
Created by Isabella Rodrigues over 7 years ago
23
2

Resource summary

Question Answer
O que são indústrias de base? São o alicerce da industrialização, pois elaboram matérias-primas provenientes da natureza e produzem bens para o abastecimento de outras indústrias (fornecendo máquinas ou para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes, energia, habitação, etc).
Além de produzir itens de consumo para a população, o que o setor industrial estimula? A indústria estimula atividades como o fornecimento de matérias-primas e energia, produção de capitais, comércio, transportes e serviços. Assim gera trabalho, dinamizando toda a economia e, por extensão, a sociedade.
O que é o processo industrial? É a transformação de matéria-prima bruta em bens destinados ao consumo.
Por que o processo industrial ampliou expressivamente no século XVIII? Porque foram incorporados ao processo industrial as máquinas, capazes de produzir em série e que possuem o aproveitamento de energia mais produtivas.
Como as indústrias extrativas se diferenciam do extrativismo? As indústrias extrativas podem ser confundidas com o extrativismo pelo fato de que extraem algo economicamente aproveitável de algum produto da natureza, sem alterá-lo nas suas características fundamentais. Porém se difere pelo fato de ser executada com todos os elementos essenciais ao processo industrial.
Quais são os elementos intrínsecos ao processo industrial? Os elementos são a aplicação de capital e tecnologia, as máquinas e equipamentos, o alto consumo de energia, a mão de obra numerosa (em geral qualificada), etc.
Qual é a indústria que realiza transformação de bens naturais ou semimanufaturados e representa o alicerce do conjunto das indústrias de bens de consumo? Indústria de equipamentos.
O que são as indústrias de bens de consumo? São as que produzem diretamente pro mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base. Geralmente dependem da proximidade dos mercados consumidores, consomem menos energia e apresentam retorno mais rápido dos capitais investidos.
Qual a diferença das indústrias de bens duráveis para a de bens não duráveis? As indústrias de bens duráveis são as que fabricam mercadorias não perecíveis, enquanto a de bens não duráveis fabricam mercadorias de primeira necessidade e consumo generalizado.
O que foi a Lei Alves Branco? A Tarifa Alves Branco foi uma medida que incentivou a indústria brasileira durante o império, pois taxava as importações em até 60%. O desenvolvimento industrial foi modesto.
O que fez com que houvesse substituição das importações para bens produzidos no Brasil? Com a Tarifa Alves Branco, os produtos importados passaram a ter um preço muito alto, além do surto industrial, que expandiu as indústrias (principalmente as de bens de consumo).
Quais fatores foram fundamentais para o avanço industrial, concentrado no Sudeste (com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro) entre os séculos XIX e XX? O acúmulo de capital, o surgimento de um mercado consumidor (por causa da introdução da mão de obra assalariada), a expansão das áreas urbanas e o desenvolvimento da infraestrutura de transporte ferroviário e portuário para atender às necessidades da cafeicultura, além da existência de energia elétrica nessas duas cidades.
Cite uma característica da fase da implantação da indústria no Brasil. O desenvolvimento dos setores que exigiam baixo investimento de capitais e uso de tecnologia simples. O objetivo era atender às necessidades imediatas do mercado, o que levou à importação de máquinas para a implantação dessa indústria leve, e gerou a dependência tecnologia no setor de bens de capital.
O que foi a fase da Revolução Industrial Brasileira (1930-1955)? Com a crise da Bolsa de Valores de NY, em 1929, foi proporcionado condições para o Brasil substituir importações de bens não duráveis por produções nacionais, e também mudou a política interna do país, afastando as oligarquias tradicionais do poder (que emperravam a industrialização). Nesse período, a mão de obra imigrante foi substituída pela nacional.
Qual foi a política industrializante do governo Vargas? O governo de Getúlio regulamentou o mercado de trabalho urbano, limitou determinadas importações e, posteriormente, dirigiu investimentos estatais para a indústria de base.
Qual foi a política industrializante do governo JK? Na gestão de Juscelino, consolidou-se o desenvolvimento dos setores de energia, transporte, alimentação, educação e indústrias. O plano de metas tinha por finalidade acelerar o crescimento econômico do país, implantando estabelecimentos industriais de grande porte para gerar muitos empregos e dinamizar todo o processo. Para possibilitar a realização desse plano, foram abertas as fronteiras à livre penetração de capitais estrangeiros, criando incentivos cambiais, tarifários, fiscais e creditícios, que atraíram investimentos.
Ocorreram mudanças no setor industrial com a alteração política de 1964? Com a mudança política, acentuou-se a internacionalização do nosso processo industrial. Foi intensificada a dependência econômica e tecnológica do Brasil em relação às grandes potências.
Qual o modelo econômico brasileiro estruturado a partir de 1964? O modelo é um tripé constituído de capital estatal, grandes conglomerados internacionais e nacionais. Nesse tripé, o capital estatal atuou preponderantemente no setor de base e infraestrutura, custeando os capitais privados de forma direta ou indireta.
Quais foram os efeitos na indústria durante a ação do protecionismo? Por um lado, o protecionismo gerava garantia de mercado para as fábricas instaladas no país (por ter dificultado a importação), por outro dificultava a modernização destas, pois medidas como a desvalorização cambial e as sobretaxas para importação dificultavam a chegada de máquinas e equipamentos mais modernos.
Quais foram os efeitos na indústria após o fim do protecionismo? Com a abertura econômica do Brasil, em 1990, muitas indústrias que passaram anos sob uma política protecionista não estavam preparados para tamanha concorrência e foram à falência.
Por que a partir dos anos 90 o governo realizou um largo programa de privatização das estatais? Por causa do protecionismo. Com a abertura econômica em 1990, muitas empresas não conseguiram se adaptar ao novo cenário mundial, marcado pela globalização e pelo aprofundamento da internacionalização econômica, que exigiu do Brasil uma abertura maior à entrada de produtos originários de outros países e o fim do monopólio estatal sobre atividades econômicas.
Por que o governo brasileiro achou que seria vantajoso privatizar as estatais? Pois, segundo o BNDES, vendendo as estatais para o setor privado, a União deixa de fazer investimentos em algumas empresas que, falidas, nunca dariam retorno ao Tesouro e que, uma vez privatizadas, certamente recolheriam mais impostos.
A indústria nacional pode ser considerada independente das indústrias internacionais? Não, pois ainda depende de tecnologias internacionais.
Por que o Brasil promoveu uma grande abertura do seu mercado em 1990? O Brasil promoveu a abertura para a entrada de bens de consumo e produção importados e com o intuito de atrair novas indústrias e criar uma reserva de mercado para as já atuantes no país. Afinal, durante as décadas de 60, 70 e 80, vigorava no país uma política de fechamento econômico e protecionismo industrial.
Por que no governo de Collor e Itamar Franco o país reduziu significativamente seus impostos de importação? Para facilitar a entrada de máquinas e equipamentos industriais de última geração, pegando o parque industrial a se modernizar e aumentar sua produtividade.
Quais fatores influenciaram o crescimento da indústria brasileira de bens de consumo? O crescimento deve-se à expansão do mercado interno, mas também à maior competitividade da indústria brasileira no mercado externo.
Em qual modelo econômico o Brasil se inseriu definitivamente em 1990? O Brasil aderiu ao modelo capitalista neoliberal. Essa inserção acabou de vez com o fechamento econômico e abriu a economia para a entrada maciça de produtos estrangeiros.
Quais são as medidas adotadas pelas empresas brasileiras para se reestruturar? Para se reestruturar, as principais medidas adotadas pelas indústrias são o corte de custos - buscando novas localizações que ofereçam atrativos como mão de obra barata, movimentos sindicais fracos, infraestrutura de transportes, terrenos mais baratos e benefícios fiscais - e a modernização - investimentos em máquinas e equipamentos.
Onde as empresas estão mais concentradas no Brasil? Por que? Na região Sudeste, pois nesta região as indústrias encontram benefícios como a localização, pois nela se encontram os maiores mercados consumidores, uma expressiva quantidade de trabalhadores qualificados e um parque industrial completo, que oferece bens de produção e capital para as novas fábricas.
Qual estado ficou contra a guerra fiscal? Quais medidas foram tomadas para atenuar a guerra? O estado de São Paulo, pois não tem motivos para entrar para a concorrência. Para atenuar, foi aprovada no Congresso uma reforma que estabeleceu limites para a guerra fiscal, proibindo a concessão de isenções excessivas de impostos estaduais e municipais.
Quais são os principais tributos brasileiros? IRPF, IRPJ, INSS, IPTU, IPVA, IOF, ICMS, IPI, ISS, CSSL e Sistema "5".
Qual o principal eixo industrial da região Sul? O eixo Curitiba (PR) até Porto Alegre (RS).
Por que o eixo industrial prosperou na região Sul? Pois a industrialização da região ingressou em um ciclo de modernização e diversificação, atraindo muitos investimentos. A capacidade de atração era ligada à presença de mão de obra qualificada, custos produtivos menores que o Sudeste, boa infraestrutura de transportes e um significativo mercado consumidor, ampliado com o Mercosul.
Como a indústria prosperou na região Nordeste? Quais fatores atraíram capitais? A indústria nordestina conseguiu prosperar com o apoio do planejamento governamental (criação de subsídios e incentivos). Houve também a implantação de um setor hidrelétrico (na bacia do rio São Francisco) e a presença de mão de obra abundante de barata.
Por que a participação na indústria nacional no Norte e no Centro Oeste é muito limitada? Pois essas duas regiões de caracterizam pelas atividades econômicas de base primária, como o extrativismo e a agropecuária. No Norte, destacam-se apenas as indústrias de extração mineral e os produtos da Zona Franca de Manaus. No Centro Oeste, os principais centros industriais são Goiânia, Brasília, Anápolis e Campo Grande, onde o processo industrial limita-se aos bens de consumo e Corumbá, onde há indústria extrativa de ferro e manganês.
Show full summary Hide full summary

Similar

Key Definitions for organic chemistry
katburr23
Girls' and Boys' Education - A Mind Map_1
meriya77
The Flowering Plant and Photosynthesis
lalalucy13
GCSE French Edexcel High Frequency Verbs: First Set
alecmorley2013
STUDY PLANNER IGCSE
Felixus
Cell Organelles and Functions
Melinda Colby
History - Treaty of Versailles
suhhyun98
Gatsby notes on symbolism and themes
Maria-Rodriguez
Kitchen Safety WHS
Carly Saunders
Účto Fífa 1/6
Bára Drahošová