Metodologias ativas no Ensino à Distância

Description

Flashcards elaborados pelo discente Matheus Rodrigues Oliveira como atividade avaliativa no curso de aperfeiçoamento "Metodologias na Aprendizagem para Formação de Tutores - Turma II", da Escola Superior do Ministério Público da União, sob a tutoria da Professora Sandra Mara Bessa. As imagens utilizadas foram encontradas na rede mundial de computadores, sem registro de restrição de uso ou direitos autorais, que poderão ser reclamados ao autor desta apresentação em caso de uso inadequado.
Matheus Rodrigues Oliveira
Flashcards by Matheus Rodrigues Oliveira, updated more than 1 year ago
Matheus Rodrigues Oliveira
Created by Matheus Rodrigues Oliveira over 7 years ago
46
2

Resource summary

Question Answer
A Educação à Distância surge como uma importante ferramenta de construção de novas possibilidades para produção e difusão de conhecimentos.
Educação à Distância; o que é isso? Educação à distância é uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes. Fonte (acesso em 14/09/2016): https://www.significados.com.br/ead/
E essa forma de ensino à distância existe desde quando no Brasil? A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1998) determina, em seu art. 80, que "o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada".
E quando essa determinação legal foi regulamentada? O regulamento do Ensino à Distância no Brasil se deu por meio do Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005.
E como aplicar adequadamente as técnicas de Educação à Distância? Uma boa possibilidade de aplicação e desenvolvimento da Educação à Distância é a utilização de metodologias ativas como forma de difusão e construção do conhecimento, com vistas a uma experiência de aprendizagem mais produtiva.
Metodologias ativas? O que é isso?
"Uma imagem fala mais que mil palavras", né... Quer dizer então que as metodologias ativas pressupõem uma construção coletiva do conhecimento? Exatamente. As metodologias ativas favorecem o rompimento com o modelo tradicional e cartesiano de transmissão do conhecimento. Por elas, o aluno passa a ser o agente principal de construção do conhecimento.
E a figura do professor, onde fica? Com as metodologias ativas, o professor sai da posição de mero transmissor de um conhecimento pré-constituído, para que, juntamente com os alunos, possa promover o compartilhamento de sentidos, desenvolver competências e metacompetências e a articular a teoria com a prática.
Certo. E quais as funções que o professor deve desenvolver para aplicar adequadamente as metodologias ativas? Ao professor cabe a provocação (oferecer elementos que despertem interesse dos alunos), permitir o "timing" das ações (saber quando intervir e possibilitar que o aluno tenha tempo para refletir) e fornecer "feedback" (referenciais para autoavaliação do aluno).
E o aluno, como fica? A ele cabe o envolvimento (atenção voltada para a atividade e desejo de realizá-la), a reflexão (pensar sobre as próprias ideias e como utilizá-las) e a autoavaliação constante (inclusive para saber quando são necessárias novas informações ou diferentes abordagens).
Parece bem legal. Mas, na prática, como aplicar as metodologias ativas? Metodologias são conjuntos de técnicas voltadas a um determinado fim. São várias as espécies de metodologias ativas, cada uma adequada a uma finalidade de transmissão do conhecimento. Podemos falar sobre algumas delas.
Estou vendo aqui... O que é essa "aprendizagem baseada em projetos"? A Aprendizagem por Projetos é um método que prevê etapas de aplicação prática do conhecimento. Primeiramente, define-se um tema gerador; em seguida, passa-se ao planejamento (definição de objetivos, etapas, procedimentos, cronograma, etc), execução, apresentação do produto final e avaliação pelo grupo.
Parece bom. E essa aqui, "Aprendizagem Baseada em Problemas"? A chamada "ABP" é uma forma bem interessante de trabalho com metodologias ativas. Ao professor cabe apresentar aos alunos um estudo de caso. Os alunos são divididos em grupos para estudar o caso e buscar soluções ao problema prático colocado à sua análise.
Parece uma boa forma de aprender.... Mas, depois da análise do problema, o que o grupo faz? Os resultados da reflexão são apresentados pelos alunos a todos os participantes, ou podem discutir com o professor os resultados e conclusões. Caso seja necessário, o professor pode recomendar ao grupo que seja retomado o estudo e análise do caso.
E a "gamificação", o que é? Gamificação é uma estratégia de aprendizagem que utiliza simuladores, objetos de aprendizagem e jogos online. Karl Kapp (2012) define game como um sistema no qual os jogadores se envolvem em um desafio abstrato, definido por regras, interatividade e feedback, muitas vezes provocando uma reação emocional.
Para quem tem espírito competitivo, parece um excelente método. Há outros exemplos de metodologias ativas? Os exemplos não acabam por aí. A criatividade pode desenvolver metodologias ativas, adaptáveis à realidade de ensino e objetivos do curso. Outros exemplos pedagógicos já consagrados: Phillips 66, Arco de Maguerez, Aprendizagem por Pares, Brainstorming, Mapas Conceituais, GV/GO, Dramatização, entre muitos outros.
Entendi. Realmente, as metodologias ativas parecem fundamentais em EAD. E como o professor pode exercer de maneira adequada a sua atividade na Educação à Distância? Não há modelo único de experiência bem sucedida na docência em EAD. Alguns traços comuns, entretanto, podem ser destacados: estabelecer escuta ativa e diálogo aberto, atenção às necessidades do aluno, "feedbacks" rápidos e esclarecedores, estimular a participação, mostrar-se presente apesar da distância.
Acho que agora estou mais preparado para o exercício da docência em EAD. Vou continuar meus estudos sobre as metodologias ativas.
Show full summary Hide full summary

Similar

7 passos para criar flashcards que funcionem
Luiz Fernando
Ocultar cartas nos Flashcards
GoConqr suporte .
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Por que criar flashcards em GoConqr
Luiz Fernando
Flashcards de Vestibular para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Flashcards para que os alunos passem na OAB
Maria José
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Ferramentas de estudo Online GoConqr
GoConqr suporte .
Guia Rápido do Usuário
GoConqr suporte .
Memorização
GoConqr suporte .
Conectando tópicos diferentes
GoConqr suporte .