Metolodologias para aprendizagem à distância

Description

Atividade do curso de metodologias para aprendizagem na formação de tutores da ESMPU.
Guilherme Dornelles
Flashcards by Guilherme Dornelles, updated more than 1 year ago
Guilherme Dornelles
Created by Guilherme Dornelles over 7 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
Metodologias para aprendizagem à distância Vamos rever algumas noções importantes?
Transposição didática Ação de transformar um conteúdo qualquer em um conteúdo ensinável. Como podemos facilitar a apreensão? Quais as melhores formas de apresentar um conteúdo? Quais os recursos mais adequados?
Chega de monotonia: faça uso das novas práticas de ensino em EAD!
Estudo de caso Análise de casos reais ou simulados para identificação de problemas e busca de soluções, propiciando a aplicação prática de conceitos.
Mapa conceitual Organização de conceitos, textos e características em esquemas multidirecionais, trazendo a necessidade de hierarquizar ideias e esquematizar tópicos.
Phillips 66 Discussão de um tema por seis grupos de seis pessoas, passando um membro de cada grupo para o grupo seguinte a cada período de seis minutos. Atribuem-se funções de coordenação, secretaria e relatoria aos participantes.
Grupo de verbalização e de observação Parte do grupo se destina à discussão e outra parte se destina à observação da discussão do outro grupo. Após os grupos trocam de posição. Designa-se um relator no grupo de observação para que, ao final, apresente suas conclusões e faça-se o debate com o grupo todo reunido.
Estudo do meio Imersão orientada em determinado meio para conhecimento mais aprofundado da realidade. Possibilita o desenvolvimento da capacidade de observação, análise crítica e síntese.
Metodologias ativas Deslocam o cursista para o centro do processo educativo, por meio da elaboração de questões e da identificação de situações-problemas que permitem a problematização da realidade.
Aprendizagem por projetos Teste
Aprendizagem baseada em problemas Divididos em grupos de estudo, os cursistas devem conhecer, analisar, discutir e propor explicações ou soluções para um problema apresentado pelo docente. Após, em plenária, discutem-se as reflexões ou conclusões a que chegaram em cada grupo.
Arco de Maguerez Teste
Aprendizagem por Pares Utilizando o conceito de aula invertida, a transmissão de informações é feita em casa, deixando para a sala de aula o momento de proposição de questões e debates entre os alunos.
Gamificação A gamificação não se trata de usar jogos como recursos pedagógicos, mas sim de utilizar sua sistemática como estratégia para aprender e ensinar.
Teste Lembre-se: não basta conhecer, é preciso exercitar as metodologias ativas. Pratique!
Show full summary Hide full summary

Similar

Criando Cursos On-Line com Qualidade
David Venancio
Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
Tutoria em EaD
Wirlanda Josino
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino
Introdução ao EAD
Ricardo Oliveira
Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EAD
ROSANE ARAGÃO ARANTES
Apresentação do Curso
Wirlanda Josino
Docente EAD
Daniela Cherobin6085
TUTORIA EM EAD
Carlos Henrique Lima
Mapa conceitual em EAD
Janja
EAD em FlahsCards
Wirlanda Josino