Atividade Sísmica

Description

Cinco cartas sobre: Como avaliar um sismo carta de isossistas intensidade e magnitude de um sismo riscos e benefícios dos sismos o que fazer antes, durante e depois de um sismo
Fl4me
Flashcards by Fl4me, updated more than 1 year ago
Fl4me
Created by Fl4me about 10 years ago
259
0

Resource summary

Question Answer
Ondas Sísmicas: A súbita libertação de energia da lugar a vibrações que se propagam por segundo isso são as ondas sísmicas
Sismógrafo é um aparelho que registra as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terremotos. O sismógrafo é principalmente usado na área da sismologia, ele detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede, a posição exata do foco (hipocentro) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro). Para quantificar a energia desses terremotos usamos a escala de Richter.
Sismograma é o registo em papel feito pelos sismógrafos dos movimentos do solo, ou seja, os terremotos. Serve para determinar a magnitude de um sismo, que é dada pela Escala de Richter.
O epicentro "situado no centro" de um terremoto é o ponto da superfície da Terra que está exatamente acima do foco ou hipocentro do terremoto.
O hipocentro ou foco sísmico de um sismo é o local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas. Este ponto pode ser localizado quase na superfície, nos casos onde a atividade sísmica é resultante de vulcanismo. Os hipocentros mais profundos foram registados a cerca de 700 km de profundidade, associados à zona de subducção do oeste da América do Sul. Uma vez que a energia que causa um terramoto resulta da ruptura frágil ou semifrágil da crosta terrestre, a profundidade do hipocentro está limitada à zona mais superficial, onde a crosta é frágil (por oposição ao manto que tem características dúcteis).
Show full summary Hide full summary

Similar

Tectónicas de placas
amanda.cadete05
Tectónica das placas
PedroSLBnnbs
Questionário conceitos básicos de demografia
Coruja_123
Feudalismo
Coruja_123
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
A.S de Geografia
profmarceloabs
Cria o teu mapa mental sobre vulcanismo
profleonardo
Revisão para o teste sobre a Dinâmica Externa da Terra - 7º Ano
Leonardo Alves
A Teoria da Tectónica de Placas
profleonardo
A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA
Leonardo Alves
Modal verbs 7º ano
David Matos