Glossário de Português

Alessandra S.
Flashcards by , created over 5 years ago

Glossário de Português vocabulário de Português

9592
63
0
Alessandra S.
Created by Alessandra S. over 5 years ago
Uso dos porquês
marcelo kazue
Morfologia
cassiohelio
Cory & Manuel_1
cory.jones2010
GCSE geography natural environment
Archie Horwood
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Tipos textuais
brunolorenzatto
Substantivos
Peter Ensi
Substantivo Comuns
laicarvalhoninfa
Tipos de Redação
Alessandra S.
Question Answer
Átono sem tonicidade, pronunciado mais fracamente. Num vocábulo, excetuada a sílaba tônica - pronunciada mais fortemente -, as demais são átonas
Cacoetes Linguísticos palavras ou expressões em que o falante costuma se apoiar, geralmente no início ou no final das frases. Exemplo: não é?
Conotativo significado que pode ter uma palavra, dependendo de quem a usa, a quem se dirige ou em que circunstância é dita. Depende da interpretação.
Desinência morfema que indica flexões gramaticais (gênero, número, tempo, modo, pessoa).
Dissertação trabalho escrito apresentado à instituição de ensino superior e defendido publicamente, por candidato ao grau de mestre.
Editorial texto de um jornal ou revista, geralmente não assinado, que expressa a opinião da equipe editorial sobre um tema.
Ensaio texto criativo sobre qualquer tema, em que o autor apresenta uma visão pessoal e adota uma linha crítica.
Formas Nominais do Verbo formas que participam das características do substantivo, adjetivo ou advérbio. São o infinitivo, o particípio e o gerúndio.
Função Sintática papel sintático que um termo desempenha numa oração. No exemplo: caminhei lentamente, o termo "lentamente" desempenha a função sintática de adjunto adverbial de modo.
Gerundismo emprego do gerúndio em desacordo com a norma gramatical. Exemplos: Estaremos transferindo sua ligação. / Tenho dois ingressos, sendo que um é masculino. As formas corretas são: Vamos transferir (ou Transferiremos) sua ligação. / Tenho dois ingressos, dos quais um é masculino.
Hipérbole figura de linguagem que se caracteriza pelo exagero da expressão. Exemplo: Li uma montanha de livros este ano.
Homófonas palavras que possuem a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Exemplo: censo (conjunto de dados estatísticos) e senso (juízo).
Homógrafas palavras que possuem a mesma grafia, mas significados diferentes. Exemplo: banco (instituição financeira) e banco (assento).
Imperativo modo verbal que traduz ordem, mando, pedido. Exemplo: Controle-se!
Indicativo modo verbal que indica que a ação é exercida de forma real, definida. Exemplo: Sonhei com você ontem.
Infinitivo forma nominal do verbo que nomeia uma ação ou estado, tal como aparece no dicionário. Exemplos: voar, correr, sentir.
Interjeição palavra, som vocal ou grito que expressa, de modo enérgico e vivo, alguma emoção ou reação emotiva. Exemplos: Ai!, Epa!, Xi!
Locução Adjetiva duas ou mais palavras que equivalem a um adjetivo.
Locução Adverbial duas ou mais palavras que equivalem a um advérbio.
Locução Conjuntiva duas ou mais palavras que equivalem a uma conjunção.
Locução Pronominal duas ou mais palavras que equivalem a um pronome. Exemplos: cada qual, todo aquele que.
Locução Verbal expressão composta de duas ou mais formas verbais, equivalente a um verbo. Exemplo: Estou comendo muito.
Particípio forma que expressa ideia de conclusão do processo verbal. Exemplos: A mesa está posta. / Os prazos foram cumpridos. É considerada forma nominal porque "participa" da natureza do nome, no caso, do adjetivo, mas também da significação do verbo.
Prosódia parte da Fonética que estuda a pronúncia das palavras e das frases. No português, ocupa-se da intensidade (acento tônico) e da entoação.
Subjuntivo modo verbal que indica algo incerto, desejável ou provável. Exemplo: Tomara que você consiga passar na prova!
Tônico com tonicidade, pronunciado com mais força. A sílaba tônica é aquela sobre a qual recai o acento tônico. Exemplos: pa - ne - la, fú - til.
Verbo Auxiliar aquele que, esvaziado de sentido próprio, junta-se a outro verbo (o principal) para formar locuções verbais.
Verbo de Ligação sua principal função é ligar um predicativo ao sujeito. Exemplo: Joana parece doente.
Verbo Nocional ou Significativo é aquele que traz informações por si mesmo. Opõe-se aos verbos de ligação. Exemplo: Jorge saiu.