Gerenciamento de Aquisições em projetos

Description

Gestão de Projetos Flashcards on Gerenciamento de Aquisições em projetos, created by Clerton Ribeiro on 24/03/2014.
Clerton Ribeiro
Flashcards by Clerton Ribeiro, updated more than 1 year ago
Clerton Ribeiro
Created by Clerton Ribeiro about 10 years ago
133
3

Resource summary

Question Answer
Definição de gerenciamento de aquisições em projetos Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto (PMBOK)
Finalidade do gerenciamento de aquisições em projetos Otimizar as aquisições a fim de atingir os objetivos traçados e entregar produtos/serviços determinado no escopo do projeto. Reduzir o risco da aquisição e transformá-la em contribuição para o resultado do projeto.
Etapas do Processo de gerenciamento de aquisições Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; Encerramento.
Objetos de contratações em projetos Pacotes de trabalho; Recursos; e Conjunto de pacotes de trabalho.
Elementos da Análise Make or Buy Capacidade (quantidade e qualidade) da equipe; Necessidade de fornecimento especializado; Necessidade de absorção de tecnologia; Restrições de custo; Restrições de prazo; Restrições de subcontratação; Existência de fornecedores confiáveis; Core Business da empresa; Compartilhamento de riscos; Problemas legais; Segurança da informação.
Definição de Plano de gerenciamento de aquisições Descreve como são gerenciados os processos de aquisição de produtos ou serviços
Componentes do Plano de Gerenciamento de Aquisições Tipos de contratos a serem usados; Mapa de aquisições; Documentos padronizados; Responsabilidades de preparação de estimativas; Autonomia do projeto em relação às aquisições; Política de gerenciamento de fornecedores; Restrições e premissa das compras.
Definição de risco Evento incerto que, se ocorrer, vai impactar o projeto de forma positiva ou negativa = Probabilidade x Impacto.
Momentos de Análise de resposta à riscos na aquisição ESP, PQ, SEl, CONT, ADM, ENC e PLAN.
Definição de declaração de trabalho (Statement of Work) Especificação / Descrição dos itens a serem fornecidos, em detalhe tal que os potenciais fornecedores possam avaliar se são capazes de fornecê-lo. É baseada na EAP, com descrição mais detalhada para o fornecedor.
Elementos da declaração de trabalho Especificações técnicas; Qualidade requerida; Quantidades; Prazos; Suporte técnico; Treinamentos desejados; Nível de serviço de manutenção desejado; Garantia; Local de entrega.
Ponderação na EAP Atribuição de pesos de acordo com a importância de cada item da EAP para o projeto.
Definição de Critérios de medição Correspondem ao aceite parcial ou total de cada entrega do projeto e contribuem para o estabelecimento do avanço físico do projeto.
Tipos de Critérios de avaliação Classificatório e eliminatório.
Critérios de avaliação eliminatórios Atendimento aos requisitos obrigatórios da Declaração de Trabalho (SOW).
Critérios de avaliação classificatórios Ofertas acima dos requisitos; Redução de prazos; Preço e/ou condições de pagamento; Garantias acima do mínimo especificado; Capacidade técnica; Capacidade de gerenciamento; Qualificação da equipe técnica e/ou gerencial; Posicionamento no mercado.
Divulgação dos critérios de classificação - vantagens Transparência do processo; Proponente procura adequar proposta às necessidades do cliente; Melhor qualidade das RFPs; Processo de seleção mais rápido e objetivo.
Divulgação dos critérios de classificação - desvantagens Pode atrasar o processo; Possibilidade de questionamento dos critérios pelos proponentes; Possibilidade de questionamento dos resultados pelos proponentes;
Documentos de aquisição Pedido de cotação: decisão pelo menor preço; Solicitação de proposta: Decisão não somente pelo preço; Edital: Serviço Público; Carta convite.
Formas de contratação: Código Civil Contrato Formal; Contrato tácito.
Definição de contrato Conjunto de regras definidas pelas partes interessadas, por meio de cláusulas contratuais, negociadas ou não, que definem a forma de se relacionar, guardando princípios de probidade e de boa fé.
Tipos de contrato (PMBOK) Preço fechado; Preço unitário; Custos reembolsáveis.
Condições que influenciam o tipo de contrato Quão claro é a definição de escopo; Quantidade de mudanças esperadas após o início do projeto; Expertise do contratante para gerenciar o fornecedor; Urgência do produto; Complexidade dos requisitos; Analise preço/custo; Propensão ao risco.
Condição de escolha do tipo de contrato - Preço global Escopo bem definido; Dificuldade do contratante em auditar o faturamento.
Condição de escolha do tipo de contrato - Preço unitário Necessidade de iniciar o trabalho imediatamente; Ampliando a equipe pagando um funcionário por mês.
Condição de escolha do tipo de contrato - Custos reembolsáveis Sabe exatamente o que precisa ser feito no escopo do contrato e tem como fiscalizar eficientemente.
Papel do administrador do contrato Fazer com que ele seja cumprido pelas partes envolvidas.
Melhores práticas na administração de contratos Ler a analisar o contrato; Indicar um gestor do contrato; Respeitar termos e condições; Controlar mudanças; Resolver claims e disputas; Controlar desempenho; Documentar comunicações; Documentar lições aprendidas;
Elementos da reunião de kick-off do contrato Posicionamento da importância do projeto; Escopo de trabalho e milestones; Informações sobre o cliente e contatos; Papéis e responsabilidades; Incentivos e multas; Plano de comunicação; Processo de gerenciamento de mudanças; Premissas e restrições.
Definição de processo de encerramento de aquisições Confirmação de que todas as entregas foram aceitas, atualização dos registros para refletir resultados finais e arquivamento das informações para uso futuro.
Meios de encerrar um contrato Termino das atividades contratuais (terminação); Acordo mútuo entre as partes (resilição); Não observância das obrigações contratuais (rescisão)
Documento de encerramento do contrato Termo: pleno cumprimento das obrigações por ambas as partes;
Condições de extinção de termo Escopo completado nas condições especificadas; Pagamentos efetuados conforme o contrato; Obrigações tributárias, trabalhistas e fiscais cumpridas; Inexistência de pendências judiciais ou arbitrais em aberto.
Elementos de Arquivo do contrato Contrato e seus aditivos; Cronogramas; Alterações solicitadas e aprovadas; Atas de reuniões; Documentações técnicas; Cópias das faturas e pagamentos; Resultados de fiscalizações; Correspondências; Termos de aceitação; Lições aprendidas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Análise de valor agregado
Clenia Paradela
Flashcard - Gestão de Projeto
Ariadne Aquino0790
Gerenciamento de Projetos - conceitos básicos
Luiz Fernando
Gestão de Projetos
Maissa Otoni
Áreas de Conhecimento X Grupos de Processos
Rodrigo Ferreira
WPMO - PMP - Quiz 01 - Processos de Gerenciamento de projetos
rodrigo.videschi
Processos PMBOK 5ª edição
Clenia Paradela
Gerenciamento de Aquisições em Projetos
Clerton Ribeiro
Scrum
bah_rossalli