Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade

Description

Apresentação das políticas de avaliação da educação básica brasileira e suas formas de avaliação
Walber  A. Nascimento
Flashcards by Walber A. Nascimento, updated more than 1 year ago
Walber  A. Nascimento
Created by Walber A. Nascimento over 7 years ago
52
0

Resource summary

Question Answer
Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade Como realizar uma boa avaliação para o aperfeiçoamento?
3.1- As Formas da Avaliação a) Avaliação pedagógica; b) Avaliação institucional; c) Avaliação de/em larga escala;
a) Avaliação pedagógica - Referencia uma relação direta professor-aluno; - Permite a introdução de mais de um instrumento de avaliação; - Deve ser formativa; - Não se restringir a notas; - É dialógica, isto é, observar os momentos de crescimento intelectual e social do aluno.
b) Avaliação institucional - É aquela em que a escola se avalia; - Os objetivos, metas, propostas e projetos constantes do PPP serão avaliados quanto a sua eficácia perante a comunidade escolar
c) Avaliação de/em larga escala - Pretende ter uma visão macro do sistema educacional; - É instrumento de acompanhamento global de redes de ensino; Tem o objetivo de traçar séries históricas do desempenho dos sistemas que permitam verificar tendências ao longo do tempo; Tem a finalidade de reorientar políticas públicas.
3.2- O IDEB: Uma Prova ou Indicador de Desenvolvimento da Educação? - Criado em 2000, reuniu em único indicador o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações; - Para efeito de cálculo do IDEB se utiliza: a) Taxa de rendimento escolar (aprovação) e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo INEP; b) Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo INEP; c) As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).
IDEB - Resultados e Metas: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
IDEB - Resultados e Metas: Anos finais do Ensino Fundamental
IDEB - Resultados e Metas: Ensino Médio
Por mais que o IDEB seja um indicador da educação básica brasileira, percebesse que precisamos melhorar muito no que diz respeito aos processos avaliativos. Segundo Daniel carrara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o IDEB é um indicador insuficiente para mensurar a educação básica brasileira.
Referências: http://g1.globo.com/educacao/noticia/especialistas-alertam-que-ideb-e-insuficiente-para-avaliar-ensino-no-pais.ghtml. Acesso: 23/10/2016 http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=2194152. Acesso 23/10/2016
Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha