Michel dos Reis - AULA 03 DA UNIDADE II - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: em busca da Qualidade

Description

Flashcards on Michel dos Reis - AULA 03 DA UNIDADE II - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: em busca da Qualidade, created by MICHEL DOS REIS on 27/10/2016.
MICHEL  DOS REIS
Flashcards by MICHEL DOS REIS, updated more than 1 year ago
MICHEL  DOS REIS
Created by MICHEL DOS REIS over 7 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade "O conceito de avaliação está relacionado com a ação e o efeito de avaliar, que é um verbo cuja etimologia se deve ao francês évaluer e que permite assinalar, estimar, apreciar ou calcular o valor de algo algo".
AS FORMAS DE AVALIAÇÃO: Pedagógica Institucional Larga Escala Avaliação Pedagógica: consiste em uma relação direta entre professor x aluno. Nível de sala de aula.
Avaliação Institucional: é aquela em que a escola se avalia. Envolve todos os elementos da escola. Avaliação em Larga Escala: pretende ter uma visão macro do sistema educacional.
IDEB: Uma Prova ou Indicador de Desenvolvimento da Educação? Entenda o IDEB: Criado em 2007 pelo INEP para avaliar a qualidade das escolas e as redes de ensino. Agrega em um único indicador o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. A combinação de ambos tem o mérito de equilibra ambas as dimensões.
É um condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É utilizado para o acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O PNDE estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – (média). O IDEB é calculado utilizando: Taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB): É realizado pelo Inep/MEC, abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados em área rural e urbana, matriculados na 4ª e 8ª séries (ou 5º e 9º anos) do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. São aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática.
PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) O objetivo é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. É um exame internacional que testa as habilidades nas competências de leitura, escrita, matemática e ciências de alunos de 15 anos de idade. ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) Criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Também é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no ProUni. Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Referências: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/o-que-e-o-ideb>. Acesso: 26 out. 2016 MEC - Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=183&Itemid=310>. Acesso: 28 out. 2016.
Show full summary Hide full summary

Similar

Nazi Germany Dates
Georgina.Smith
Germany 1918-34
evie.challis
Principles of basic electrical circuits
Vito Martino
Year 11 Psychology - Intro to Psychology and Research Methods
stephanie-vee
GCSE Subjects
KimberleyC
Unit 1 Cells, exchange and transport (F211) - cells
Jenni
GCSE Computing : OCR Computing Course Revision
RoryOMoore
Frankenstein Key Quotes
michelle.lau
Phrasal Verbs
Felipe Veintimilla
1PR101 2.test - Část 11.
Nikola Truong
NSI / PSCOD/ ASSD
Yuvraj Sunar