Anatomia do Sistema Disgestório

Description

Flash Card sobre os órgãos e funções do Sistema Digestório.
Natalia Macedo
Flashcards by Natalia Macedo, updated more than 1 year ago
Natalia Macedo
Created by Natalia Macedo over 7 years ago
793
3

Resource summary

Question Answer
ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO (Órgãos e Funções) FUNÇÃO: BOCA / DENTES> preensão do alimento> MASTIGAÇÃO: trituração e moagem> DEGLUTIÇÃO: ato de engolir> DIGESTÃO: quebra dos componentes do alimento em partes menores> ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES: acontece no Intestino Delgado> ELIMINAÇÃO: fezes e urina.
ÓRGÃOS: Boca, Faringe (orofaringe), Esôfago, Estômago, Intestino (grosso/delgado) e ânus. GLÂNDULAS ANEXAS: Glândulas Salivares, Fígado e Pâncreas.
ATM (Articulação Temporo-mandibular) ARTICULAÇÃO SINOVIAL Está localizada entre o osso temporal e a mandíbula. É composta por uma cápsula e um disco articular.
MÚSCULOS SUPERFICIAIS DO PESCOÇO PLATISMA: abaixa a mandíbula contra a resistência. TRAPÉZIO: Vai do final do crânio até a escapula. ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO: Vai do final da orelha até o osso esterno.
MÚSCULOS SUPRA-HIOIDEOS: MILO-HIOIDEO: Forma o assoalho da boca. GÊNIO-HIOIDEO: Está acima do milo-hioideo. ESTILO-HIOIDEO: Vai do osso hioide até a orelha (parte interna do pescoço.) DIGÁSTRICO: Possui 2 ventres musculares e um tendão (abaixa a mandíbula contra a resistência).
MÚSCULOS INFRA-HIOIDEOS ESTERNO-HIOIDEO: Vai do osso hioide até o osso esterno. OMO-HIOIDEO: Liga o osso hioide na escápula TIREO-HIOIDEO: Passa por cima da cartilagem tireóidea e vai até o osso hioide. ESTERNOTIREOIDEO: É ligado na cartilagem tireóidea até o osso esterno.
A Cavidade Oral é dividida em duas partes: 1. VESTÍBULO DA BOCA: Espaço entre os dentes e a bochecha 2. CAVIDADE PRÓPRIA DA BOCA: Espaço interno dos dentes até o arco palatoglosso.
LIMITES (paredes) DA BOCA: Anterior: Rima da Boca (lábios) Posterior: Istmo das Fauces (cavidade estreita entre a cavidade própria da boca e a faringe)
SUPERIOR: Palato Duro (parte óssea do céu da boca) e Mole (m. que reveste o céu da boca) INFERIOR: Assoalho da boca (m. milo-hioide e língua) LATERAIS: Bochechas (músculo Bucinador)
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Anatomia Artérias
Filipe Brito
ANATOMIA
flavio.paulo
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
51-100 - Anatomia 2015
fergvz
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
ANATOMOFISIOLOGIA - SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Keyla Lima
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema Reprodutor Masculino
Ana Inês Kruecck Quintas
Patologias dos rins
Celi cs
O Reflexo Inato
Brenda Oliveira Gama