Renascimento e Revolução Científica

Description

Material preparatório para Avaliação Trimestral _Renascimento _Revolução Científica
Marcos  Rogerio
Flashcards by Marcos Rogerio, updated more than 1 year ago
Marcos  Rogerio
Created by Marcos Rogerio over 7 years ago
67
0

Resource summary

Question Answer
Renascimento O Renascimento é o nome que foi dado ao período da história europeia, entre os séculos XIV e XVI, marcado por profundas mudanças econômicas, políticas, religiosas, culturais e científicas. Essas transformações não aconteceram de um momento para outro, como se fossem um passe de mágica. Elas foram se estabelecendo gradualmente.
No campo das ciências, as transformações não foram menos intensas. O desenvolvimento científico levou o ser humano a refletir sobre sua capacidade de conhecer a realidade, sobre os modos de investigação da natureza, sobre sua vida (ética) e a sociedade (as formas de organização social e política). O Renascimento foi um período de gestação de um novo homem.
O humanismo: o homem é a medida de todas as coisas Os humanistas destacaram a grandeza do ser humano por sua capaci­dade de conhecer a natureza e interferir na realidade, o que não era de modo algum incompatível com a doutrina cristã. A ideia de que Deus é o fundamento de todas as coisas e de toda a ordem no mundo permaneceu na reflexão feita pelos renascentistas. Mas, para eles, além de Deus, ha­via um ser capaz de entender e agir sobre o mundo: o homem.
Montaigne e a condição humana Ele criticou os humanistas que exaltavam o ser humano e a razão.afirmava que o ser humano não era um ser superior aos outros animais. Ao contrário, a condição humana seria miserável
Voltar-se para si mesmo Como o ser humano não é capaz de saber de maneira definitiva se seu conhecimento é ou não verdadeiro nem se sua atitude é boa ou ruim, então, para ele, só restaria voltar-­se para dentro de si e buscar na interioridade algum ponto de equilíbrio e de tranquilidade.
Maquiavel e a autonomia da política Para ele, o governante virtuoso é aquele que conhece a situação em que se encontra e sabe agir para conquistar o governo ou manter-­se no poder. O bom príncipe aproveita a sorte e os momentos em que pode agir com habilidade.
Dessa maneira, segundo Maquiavel, se for necessário agir por meio da força, isso deverá ser feito. O filósofo afirmou, ainda, que o governante deve preferir ser temido a ser amado pela população.
A Revolução Científica Leonardo da Vinci: a caminho da ciência moderna O italiano Leonardo da Vinci tinha várias habilidades e atuou, por isso, nas mais diferentes áreas. Foi engenheiro, arquiteto, mecânico, desenhista, pintor, filósofo, anatomista etc. Além de fazer muitas coisas, fazia tudo com grande perfeição. Sua obra Monalisa, por exemplo, é um dos quadros mais famosos de toda a história da pintura.
Existem pelo menos duas características da ciência moderna que já estavam presentes no pensamento de Leonardo, ainda que de maneira tímida ou pouco desenvolvida. Para esse pensador, o conhecimento da natureza deveria se basear na experiência sensível, isto é, na observação direta dos fenômenos naturais, e no cálculo matemático, quer dizer, os fenômenos observados deveriam ser traduzidos para relações numéricas
Do geocentrismo ao heliocentrismo Os estudos de vários cientistas confirmaram a teoria heliocêntrica. Mas dois deles foram decisivos para que essa teoria fosse aceita pela sociedade: Galileu e Newton, os quais foram responsáveis por completar e consolidar a Revolução Científica iniciada por Copérnico.
O filósofo e matemático italiano Galileu Galilei não foi o inventor da luneta, mas aperfeiçoou esse instrumento. Com o invento aprimorado, Galileu começou a revelar a organização do mundo e a demonstrar os erros do sistema ptolomaico e da física aristotélica.
Galileu diante do tribunal O pensamento e as investigações de Galileu chocavam-se com a crença e os dogmas do cristianismo, por isso, em 1633, ele foi condenado pelo tribunal da Inquisição, o que o forçou a negar todas as conclusões de seus estudos.
Newton e o universo Sua originalidade foi perceber que as leis e as forças que agem na Terra são as mesmas que agem nos movimentos dos planetas. Tomemos como exemplos a força gravitacional e o princípio ou lei da inércia. A força gravitacional é responsável pela queda dos corpos. Se você pular o mais alto que pode, em algum momento será atraído para o chão, por causa da força da gravidade.
A Revolução Científica feita por Copérnico, Kepler, Galileu, Newton e vários outros pensadores e cientistas modificou para sempre o nosso entendimento sobre o homem e o universo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227