Revisão Geral - Comunicação e Expressão - Unidade 4

Description

O conteúdo apresentado nesse material tem como base os materiais referenciais da disciplina de Comunicação e Expressão produzidos pela professora Débora Mallet. (O resumo aqui apresentado foi produzido pelo tutor e professor Henrique Catai)
Henrique  Catai
Flashcards by Henrique Catai, updated more than 1 year ago
Henrique  Catai
Created by Henrique Catai about 10 years ago
150
0

Resource summary

Question Answer
No Munda da Escrita Escrever um texto é uma situação corriqueira no mundo profissional. Certo ou Errado? Certo! Quatro itens:produção textual, parágrafo, coerência e coesão
Persuasão e Argumentação São dois elementos linguísticos que permitem convencer o leitor da sua ideia.
Como devo organizar meu texto narrativo? qual a história que desejo contar? Como vou organizá-la? Como começa? Quais seus acontecimentos principais? Como vou terminá-la?
Como devo organizar meu texto argumentativo? Qual meu objetivo? Que ideia pretendo defender? Que argumentos tenho para sustentá-la?
PARÁGRAFO TÓPICO-FRASAL De acordo com Figueiredo, “esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período-mestre, que contém a frase-chave”.
COERÊNCIA organização interna dos dois textos. Exemplo de Falta de coerência: "As crianças morrem no Brasil por desnutrição. A população rica é feliz." Exemplo de coerência: "A criança desnutrida sofre no aprendizado. Sendo assim, a um problema de evasão escolar no ensino fundamental."
COESÃO São o conjunto de elementos que garantem a articulação entre as partes do texto. Exemplo de falta de coesão: “Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.” Exemplo correto: A Copa no Brasil deverá propiciar mudanças nos aeroportos brasileiros. Atualmente, tais espaços não estão aptos para receber a demanda originária desse evento. Tais espaços retoma a palavra aeroporto. Evento retoma a palavra Copa.
Show full summary Hide full summary

Similar

The Great Gatsby - Theme
Heather Taylor
A Level: English language and literature technique = Dramatic terms
Jessica 'JessieB
Present Simple vs. Present Continuous
Marek Mazur
How does Shakespeare present villainy in Macbeth?
maxine.canvin
Psychology A1
Ellie Hughes
English Poetry Key Words
Oliviax
Summary of AS Psychology Unit 1 Memory
Asterisked
Theory of Knowledge Essay Preparation
Derek Cumberbatch
Get your grammar right!
Sarah Holmes
Music Therapy - CBMT practice exam #1
Jessica H.
Anatomie - sistemul respirator 1
Eugeniu Nicolenco