Instalações elétricas

Description

instalações elétricas Flashcards on Instalações elétricas, created by itamara alcântara on 09/12/2016.
itamara alcântara
Flashcards by itamara alcântara, updated more than 1 year ago
itamara alcântara
Created by itamara alcântara over 7 years ago
144
17

Resource summary

Question Answer
Defina ponto de tomada. Ponto de utilização em que a conexão do equipamento ou equipamentos a serem alimentados é feita através de tomada de corrente. Um ponto de tomada pode ter um ou mais tomadas de corrente.
Quais cores os condutores devem possuir ? O condutor Neutro deve ser utilizado na cor azul. O condutor Terra deve ser usado na cor verde-amarelo ou apenas verde, conhecido também como condutor proteção. Já o condutor utilizado como fase pode ser qualquer cor, menos as citadas acima.
A NBR 5410 se aplica em que ? Em áreas descobertas das propriedades externas às edificações. De reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas e instalações análogas. De canteiros de obras, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
A NBR 5410 não se aplica em que ? Inst. de tração elétrica, veículos automotores, embarcações, aeronaves, ilum. pública, minas, eq. de supressão, de pertub. radioelétricas redes públicas, cercas eletrificadas, inst. de proteção elétrica contra queda direta de raios, porém considera as consequências.
Em que caso condutos não devem ser enfiados em eletrodutos ? Quando emendados ou cuja isolação tenha sido danificada e recomposta com fita isolante ou outro material.
Em uma habitação, como deve ser realizada a conexão do aquecedor elétrico de água ao ponto de utilização ? De forma direta sem o uso de tomada de corrente.
Qual dispositivo pode ser considerado como de proteção contra sobrecargas no circuito elétrico ? Disjuntores.
Defina fator de demanda. Razão entre a demanda máxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.
O que é componente de uma instalação elétrica ? É o termo empregado para designar itens da instalação que podem ser materiais, acessórios, dispositivos, equipamentos, instrumentos, máquinas, conjuntos, ou mesmo segmentos ou partes da instalação.
Defina elemento condutivo ou parte condutiva. É o elemento ou parte constituída de material condutor, pertencente ou não à instalação, mas que não é destinada normalmente a conduzir corrente elétrica.
Defina proteção básica. A proteção básica deve garantir que as partes vivas e perigosas não devem ser acessíveis.
Defina proteção supletiva. A proteção supletiva visa garantir que as massas ou partes condutivas acessíveis não devem oferecer perigo, seja em condições normais, seja em particular, em caso de alguma falha que as tornem acidentalmente vivas
Quando a proteção adicional deve ser empregada ? É obrigatória em situações onde o perigo do choque elétrico é maior que o normal.
Quais são as medidas consideradas adequadas pela NBR 5410, para a proteção contra choques elétricos ? Equipotencialização e seccionamento automático da alimentação (medida de caráter geral), isolação dupla ou reforçada, uso de separação elétrica individual, uso de extrabaixatensão: SELV e PELV.
Qual produto pode ser considerado como um dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual ? Disjuntor DR
O que é potência ativa ? É a potência que efetivamente realiza trabalho, gerando calor, luz, movimento, etc. Sua unidade de medida é o watt (W).
O que é potência reativa ? Potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. Sua unidade de medida é o volt- ampère reativo (VAr).
Defina potência aparente. É a soma vetorial da potência ativa e da potência reativa, é a potência total absorvida pela instalação.
Defina Fator de potência. O FP é a razão entre a potência ativa e a aparente.
Em projetos elétricos residenciais, qual o FP aplicado na iluminação ? FP =1,0
Em projetos elétricos residenciais, qual o FP aplicado nas tomadas de uso geral ? FP = 0,8
Para previsão de carga quantos pontos de luz fixo no teto deve ser previstos, em cada cômodo ou dependência de uma habitação ? Prever pelo menos 1 ponto de luz no teto, comandado por um interruptor de parede.
Como as arandelas do banheiro devem estar configuradas ? Devem estar distantes no mínimo, 60 cm do limite do boxe.
Quais são as condições para se estabelecer a potência mínima de iluminação para área igual ou inferior a 6 m²? Deve-se atribuir um mínimo de 100 VA de potência.
Quais são as condições para se estabelecer a potência mínima de iluminação para área superior a 6 m²? Deve-se atribuir um mínimo de 100 VA de potência para os primeiros 6 m², acrescido de 60 VA para cada aumento de 4m² inteiros.
Quais os critérios estabelecidos pela NBR 5410 para iluminação externa de residência ? A NBR 5410 não estabelece critérios para para iluminação externa de residência, ficando a cargo do projetista e do cliente tal definição.
Em banheiros, devem-se ter no mínimo quantos pontos de tomada ? Um ponto de tomada no mínimo junto ao lavatório a uma distância mínima de 60 cm do limite do boxe.
Em varandas, devem-se ter no mínimo quantos pontos de tomada ? Pelo menos um ponto de tomada.
Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m² , devem-se ter no mínimo quantos pontos de tomada ? No mínimo 1 ponto de tomada.
Em salas e dormitórios independentes da área e cômodos ou dependências com área superior a 6 m², devem-se ter no mínimo quantos pontos de tomada ? No mínimo 1 ponto de tomada a cada 5m ou fração de perímetro, espaçadas tão uniformemente quanto possível.
Em cozinhas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais semelhantes, devem-se ter no mínimo quantos pontos de tomada ? No mínimo 1 ponto de tomada para cada 3,5 m ou fração de perímetro, independente da área. Acima da bancada da pia deve ser prevista, no mínimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos separados.
Em quais casos admite-se que os pontos de tomada não sejam instalados na própria varanda ? Por razões construtivas a mesma não comportar o ponto de tomada, a área for inferior a 2 m² , ou ainda quando sua profundidade for inferior a 0,80m².
Em áreas menores ou iguais a 2,25 m², devem-se ter no mínimo quantos pontos de tomada ? 1 ponto de tomada, sendo admitido que este se posicione externamente ao cômodo ou dependência, a até 0,80 m no máximo de sua porta de acesso.
Quais são as condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de tomadas de uso geral (TUG's), em banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais semelhantes ? Deve-se atribuir 600VA por ponto de tomada até três tomadas. E atribuir 100 VA por ponto para os excedentes.
Em banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais semelhantes quando o total de tomadas no conjunto desses ambientes for superior a 6 pontos, qual critério pode ser adotado? Admite-se atribuir 600VA por ponto de tomada até 2 tomadas. E atribuir 100 VA por ponto para os excedentes.
Quais são as condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de tomadas de uso geral (TUG's), nos demais cômodos ? atribui-se, no mínimo,100 VA por ponto de tomada
O que vem a ser Quadro de distribuição ? São componentes de uma instalação elétrica destinados a abrigar um ou mais dispositivos de proteção e/ ou manobra e a conexão de condutores elétricos interligados entre eles, a fim de distribuir energia elétrica aos diversos circuitos.
Defina Prumada elétrica. A prumada Elétrica é um desenho esquemático (sem escala) que visa representar a instalação no plano vertical.
O que a prumada elétrica mostra ? Mostra a interligação de toda instalação, contendo caixa seccionadora; alimentador geral de BT, quadro geral de BT, centros de medidores, caixas de passagem, alimentadores dos quadros de distribuição parciais e dos quadros terminais.
Defina Disjuntor Diferencial Residual. É um dispositivo constituído de disjuntor termomagnético acoplado a um outro dispositivo: o diferencial residual.
Quais são as funções do DDR ? Ele conjuga as 2 funções a do D. Termomagnético que protege os condutores do circuito contra sobrecargas e curto circuito e a do Dispositivo DR que protege as pessoas contra choques elétricos provocados por contatos diretos e indiretos.
De acordo com a ABNT NBR 5410, quais os tipos de condutores devem ser utilizados para linhas elétricas ? Cobre e Alumínio.
Em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo quantos pontos de tomada de uso geral ? 1 ponto de tomada, com uma potência de no mínimo 1000 VA para os circuitos terminais.
Toda a edificação deve dispor de uma infraestrutura de aterramento denominada "eletrodo de aterramento", que de acordo com a NBR 5410 podem ser, preferencialmente ? As armaduras do concreto das fundações.
O que são circuitos elétricos ? São conjuntos de equipamentos e condutores elétricos ligados a um mesmo dispositivo de proteção.
Defina Dispositivos de Proteção. São equipamentos elétricos que atuam automaticamente pela ação de dispositivos sensíveis quando o circuito elétrico ao qual esta conectado se encontra submetido a determinadas condições anormais, com o objetivo de evitar ou limitar danos ao sistema ou equipamento elétrico.
O que são Circuitos Terminais São circuitos que alimentam diretamente os equipamentos de utilização (lâmpadas, aparelhos elétricos, motores) e/ou tomadas de corrente de uso geral ou de uso específico.
Defina Quadros Terminais. São quadros elétricos que alimentam exclusivamente circuitos terminais.
Quais são as etapas de um projeto elétrico ? ART, carta de solicitação de aprovação à concessionária, Memorial Descritivo, Memorial de Cálculo, Plantas, Prumadas, Detalhes, Convenções, Especificações e lista de Materiais.
No memorial de Cálculo deve constar o que ? Cálculos de previsões de carga, dimensionamentos de condutores, dimensionamento de eletrodutos e dimensionamento de dispositivos de proteção
Defina SELV. Sistema de extrabaixatensão que é eletricamente separado da terra, de outros sistemas e de tal modo que a ocorrência de uma única falta não resulta de risco de choque elétrico.
Defina PELV. Sistema de extrabaixatensão que não é eletricamente separado da terra mas que preenche, de modo equivalente, todos os requisitos de um SELV.
Instalações de baixa tensão são instalações elétricas alimentadas com tensão não superior a 1 000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua;
Instalações de baixa tensão, em circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionam sob uma tensão superior A 1 000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precipitadores eletrostáticos etc.);
Nas instalações elétricas prediais de baixa tensão devem ser previstas tomadas de uso geral e de uso específico. A máxima distância entre uma tomada de uso específico e o aparelho a ela ser conectado é, em metros, 1,5.
Nos projetos das instalações elétricas residenciais deve-se dividir a carga total em circuitos da forma mais equilibrada possível, atentando para que os circuitos de iluminação estejam separados dos circuitos de tomadas de uso geral e especial. Ao se dimensionar um circuito de iluminação com condutores de cobre, a área mínima da seção transversal, em mm2, deve ser igual a 1,5 mm². Circuito de força 2,5 mm².
Show full summary Hide full summary

Similar

Instalações Elétricas
Rayssa Cavalcante
1) Instalações elétricas - Quais as principais etapas das instalações de elétrica e comunicação?
pat.n
Instalações Elétricas > Flashcards
Paulo Rolemberg
Instalações Elétricas
Toni Benazzi
Instalações Elétricas
Edrei Soares
31/07
pat.n
Eletricidade
hemerson albuquerque
Crime and Deviance with sociological methods key terms
emzelise1996
Kwasi Enin - College Application Essay
philip.ellis
TOEFL Practice
aliking
GCSE AQA Biology 1 Variation, Genetics & Reproduction
Lilac Potato