REALIDADE DE GOIAS

Description

Concursos Públicos História do Goiás Flashcards on REALIDADE DE GOIAS, created by Junio Albuquerque on 12/12/2016.
Junio Albuquerque
Flashcards by Junio Albuquerque, updated more than 1 year ago
Junio Albuquerque
Created by Junio Albuquerque over 7 years ago
51
4

Resource summary

Question Answer
QUAIS ESTADOS FAZEM DIVISA COM O GOIÁS? O estado de Goiás faz limites com o Tocantins ao Norte, Nordeste com a Bahia, Leste e sudeste com Minas Gerais. Sudoeste com Mato Grosso do sul e Noroeste com Mato Grosso.
RENDA PER CAPITA Apesar de ser um indicador médio e ter importantes usos analíticos que podem permitir traçar perfis gerais, ele omite as desigualdades sociais. É A DIVISÃO DO PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO) PELA POPULAÇÃO TOTAL DO PAÍS.
O ESTADO DE GOIÁS CAPITAL → GOIÂNIA POPULAÇÃO ESTIMADA 2015 → 6.610.681 POPULAÇÃO 2010 → 6.003.788 ÁREA (KM²) → 340.111.376 DENSIDADE DEMOGRÁFICA (HAB/KM²) - 17,65 RENDA PERCAPITA 2015 - 1.077 MUNICÍPIOS → 246
RELEVO Relevo predominantemente planáltico marcado por amplos planaltos e chapadões e vegetação de cerrado. A vegetação está sendo destruída pela agropecuária que avança a passos largos, destacadamente a soja.
VEGETAÇÃO A vegetação do cerrado é arbustiva, com poucas árvores de pequeno porte, cujo tronco é retorcido, e muitas vezes espinhento.
CLIMA O clima é tropical típico, com verão chuvoso e inverno seco. Possui influência da continentalidade, ou seja, está distante do litoral, então: a umidade é menor e a amplitude (variação) térmica maior.
PRODUÇÃO Possui extensas áreas de pastagens e lavouras, com estrutura fundiária de latifúndios e economia baseada na agroindústria. É um dos maiores produtores de soja, milho, algodão, cana de açúcar e sorgo (mais de 40% da produção nacional). A produção de carne e grãos impulsiona as exportações. Entre os desafios do estado temos a conciliação da preservação do cerrado e a expansão da agroindústria.
REGIÃO DE ANÁPOLIS A região passou a intergrar-se com mais força à economia nacional com a primeira ferrovia instalada no estado em 1933. Muitos trabalhadores ficaram por lá formando alguns núcleos de povoamente recentes em razão de grandes obras como hidrelétricas, estradas e ferrovias. O crescimento populacional da cidade acompanha o desenvolvimento econômico. Da década de 90 aos dias de hoje o desenvolvimento do Agronegócio é exemplar, sobretudo após a lei de Biossegurança de 2005 que liberou o plantio de plantas transgênicas, e como consequenia multiplicou as lavouras de soja. Foram criadas sementes de soja adaptadas ao clima tropical e aos solos ácidos e pouco férteis dos latossolos de Goias.
LATOSSOLO - SOLO PROFUNDO Latossolo são solos constituídos predominantemente por material mineral, apresentando horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, dentro de 200 cm ou 300 cm da superfície do solo, se o horizonte A apresentar mais que 150 cm de espessura.
ANAPOLIS Hoje o estado é um destaque e referência no agronegócio e integra as frentes pioneiras de colonização e a expansão do cinturão agrícola brasileiro em direção à Amazônia. Associada a agricultura à importante produçao pecuária semi-extensiva, com o desenvolvimento econômico Anápolis cresceu muito atraindo atualmente um representativo fluxo migratório em razão das oportunidades dos negócios agrícolas e também extração mineral. Esta importante produção é escoada por rodovias e ferrovias para o litoral e há anos vem sendo realizados investimentos na criação de portos secos e ferrovias que ligam as regiões produtoras do centro oeste ao litoral.
POPULAÇÃO DE ANAPOLIS A população atual da cidade é de 340.000 habitantes. A maior parte de sua população é jovem e de jovens adultos com 1/3 do total abaixo dos 29 anos de idade e 4% acima dos 60 anos. O crescimento econômico gera empregos apesar da grande competição quando a maior parte da população é jovem. A industria vem se desenvolvendo bastante com destaque à industria farmaceutica, química e automobilística.
BASE AÉREA DE ANAPOLIS A Base militar da aeronáutica localizada em Anápolis tem como função primordial realizar a defesa da capital federal. Localiza-se a 50 km de Goiânia e a 150km do DF. Em 2002 tornou-se uma das sedes do projeto SIVAM (SISTEMA INTERNO DE VIGILANCIA AMAZÔNICO), que consiste em um complexo sistema de radares e satélites que realizam a vigilância contra fluxos criminais como o de tráfico de drogas, rotas de biopirataria, e deste projeto vem os mapeamentos sobre as áreas amazônicas mais afetadas pelo desmatamento. A base bem equipada de material bélico e caças aéreos que inclusive estão em fase de modernização da frota.
Show full summary Hide full summary

Similar

Photosynthesis and Respiration Quiz
Selam H
BIOLOGY B1 2
x_clairey_x
EBW: Onderwerp 1, Gr7 (KABV)
mvloch
Mind Maps with GoConqr
Elysa Din
GCSE Geography - Causes of Climate Change
Beth Coiley
Cells and the Immune System
Eleanor H
Biology - B1 - AQA - GCSE - Keeping Healthy and Defending Against Infection
Josh Anderson
1PR101 2.test - Část 1.
Nikola Truong
Část 3.
Gábi Krsková
Microbiology MCQs 3rd Year Final- PMU
Med Student
General Pathoanatomy Final MCQs (1-110)- 3rd Year- PMU
Med Student