instalações de água fria.

Description

Sistemas Hidraúlicos Prediais Flashcards on instalações de água fria., created by itamara alcântara on 12/12/2016.
itamara alcântara
Flashcards by itamara alcântara, updated more than 1 year ago
itamara alcântara
Created by itamara alcântara over 7 years ago
63
2

Resource summary

Question Answer
Em instalações prediais de água fria, como é denominada a tubulação que liga o ramal ao ponto de utilização? Sub-ramal.
Qual é a parte da instalação predial de água fria, destinada ao armazenamento da água potável, que deve preservar o padrão de potabilidade, sem transmitir gosto, cor, odor ou toxicidade à água nem promover ou estimular o crescimento de microorganismos? Reservatório.
Como é o escoamento nas tubulações prediais de água fria ? Todas as tubulações atuam como conduto forçado.
As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam alguns requisitos. Quais seriam estes requisitos ? Preservar a potabilidade da água; Garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes; Promover economia de água e de energia; Possibilitar manutenção fácil e econômica; Evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente; Proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário
Em instalações prediais de água fria cujo tipo de abastecimento é indireto, como é denominada a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição? Barrilete.
No projeto de instalação predial de água fria, o cálculo da perda de carga depende: A perda de carga ao longo de um tubo depende do seu comprimento e diâmetro interno, da rugosidade da sua superfície interna e da vazão.
Em instalações prediais, como é denominado os componentes destinados ao uso da água ou ao recebimento de dejetos líquidos e sólidos? Aparelho sanitário.
Em instalações de água fria, quando uma válvula, torneira ou outro componente é fechado muito rapidamente, o fechamento é algumas vezes acompanhado por um claro ruído originado do fenômeno de transiente de pressão, denominado Golpe de Aríete.
Qual componente instalado em tubulação de instalações prediais de água que é destinado a interromper a passagem da água? Registro de fechamento.
Em instalações prediais de água fria, o que é definido como alimentador predial? Tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.
Conforme a ABNT NBR 5626, no dimensionamento da tubulação de um sistema de distribuição de água fria, em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400kPa.
O volume de água reservado para uso domestico deve durar no minimo quanto tempo ? O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.
Como é chamada a tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais ? Coluna de Distribuição.
Como é denominado o espaço fechado projetado para acomodar tubulações de água e componentes em geral, construído de forma que o acesso ao seu interior possa ser tanto ao longo de seu comprimento como em pontos específicos. Inclui também o shaft que é normalmente entendido como um duto vertical ? Duto.
Como se chama a tubulação derivada da coluna de distribuição e destinada a alimentar os sub-ramais? Ramal.
Como é denominada a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial ou de rede predial de distribuição? Ramal Predial. O ponto onde termina o ramal predial deve ser definido pela concessionária;
O componente instalado na tubulação e destinado a controlar a vazão da água utilizada. Geralmente empregam-se registros de pressão ou válvula-globo em sub-ramais, denomina-se Registro de utilização.
A tubulação destinada a escoar o eventual excesso de água de reservatórios onde foi superado o nível de transbordamento, denomina-se Tubulação de extravasão.
A tubulação destinada ao esvaziamento do reservatório para permitir sua limpeza e manutenção, denomina-se Tubulação de limpeza.
As tubulações de água fria devem ser dimensionadas para qual velocidade, de acordo com a NBR 5626 ? As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a 3 m/s.
Como se dá a pressão de água nos pontos de utilização em condições dinâmicas ? Em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização não deve ser inferior a 10 kPa, com exceção do ponto da caixa de descarga onde a pressão pode ser menor do que este valor, até um mínimo de 5 kPa, e do ponto da válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão não deve ser inferior a 15 kPa.
A pressão em condições dinâmicas na rede predial não deve ser inferior a qual valor ? Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a 5 kPa
A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de 200 kPa.
O ensaio de estanqueidade nas instalações prediais de água fria deve ser realizado de modo a submeter às tubulações a uma pressão hidráulica superior àquela que se verificará durante o uso. A pressão de ensaio, em kPa, em qualquer seção da tubulação, qualquer que seja a parte da instalação sob ensaio considerada, deve ser superior a 100 kPa.
Como se dá o ensaio de estanqueidade que consta na NBR 5626 ? O ensaio de estanqueidade deve ser realizado de modo a submeter as tubulações a uma pressão hidráulica superior àquela que se verificará durante o uso. O valor da pressão de ensaio, em cada seção da tubulação, deve ser no mínimo 1,5 vez o valor da pressão prevista em projeto para ocorrer nessa mesma seção em condições estáticas (sem escoamento).
Alcançado o valor da pressão de ensaio, as tubulações devem ser inspecionadas visualmente, bem como deve ser observada eventual queda de pressão no manômetro. Após quanto tempo (período de pressurização) a parte da instalação ensaiada pode ser considerada estanque ? 1 hora , se não for detectado vazamento e não ocorrer queda de pressão. No caso de ser detectado vazamento, este deve ser reparado e o procedimento repetido.
Defina pressão estática. É a pressão em repouso da água é calculada pela diferença de nível entre reservatório e o ponto de alimentação.
No caso de abastecimento direto como se configura a tubulação do barrilete ? No abastecimento direto, pode ser a tubulação que está diretamente ligada ao ramal predial ou a fonte particular de abastecimento.
O que é ponto de utilização (da água) ? Extremidade a jusante do sub-ramal a partir de onde a água fria passa a ser considerada água servida. Qualquer parte da instalação predial de água fria, a montante desta extremidade, deve preservar as características da água para o uso a que se destina.
Como é denominada a disposição construtiva na parede ou piso de um edifício, destinada a proteger e/ou permitir livre movimentação à tubulação que passa no seu interior ? Camisa.
Como se chama qualquer tipo de recobrimento feito através de material rígido sobre um duto, um sulco ou um ponto de acesso, de resistência suficiente para suportar os esforços superficiais verificados na sua posição. Quando referida a reservatório domiciliar, define o fechamento superior horizontal do reservatório ? Cobertura.
Como se chama o espaço fechado, semelhante a um duto, mas de dimensões tais que permitam o acesso de pessoas ao seu interior através de portas ou aberturas de visita. Nele são instalados tubulações, componentes em geral e outros tipos de instalações ? Galeria de serviços
Defina retrossifonagem Refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica.
Quais as vazões minimas dos aparelhos sanitários ? Bacia sanitária com cxa de descarga: 0,15 L/s Bacia sanitária com válvula de descarga: 1,70 L/s Chuveiro ou ducha: 0,20 L/s Chuveiro elétrico: 0,10 L/s Lavatório: 0,15 L/s
Quais os diâmetros mínimos de alguns pontos de utilização de sub-ramais de alimentação ? Pia de cozinha, Chuveiro, Vso. c/ caixa de descarga, banheira e bebedouro -- 15 mm 1/2 ". Vaso Sanitário com válvula de descarga -- 50 mm 2". Maquina de laver roupa e louça, tanque de lavar roupa 20 mm 3/4".
Qual o cuidado que deve-se ter como um alimentador predial enterrado ? O alimentador predial enterrado deve ter uma distância mínima de 3,0 m de qualquer fonte potencialmente poluidora, como fossas negras, sumidouros, etc.
Show full summary Hide full summary

Similar

Instalações Elétricas
Rayssa Cavalcante
1) Instalações elétricas - Quais as principais etapas das instalações de elétrica e comunicação?
pat.n
Instalações Elétricas > Flashcards
Paulo Rolemberg
Instalações Elétricas
Toni Benazzi
Instalações Elétricas
Edrei Soares
31/07
pat.n
Eletricidade
hemerson albuquerque
English Language Techniques
lewis001
Test your English grammar skills
Brad Hegarty
GCSE - Introduction to Economics
James Dodd
GoConqr Guide to Flowcharts for Business
Sarah Egan